Início / Arte e Estudos Críticos

Arte e Estudos Críticos

PLACARDAPRESENTAÇÃOEQUIPAACTIVIDADESCOMUNICAÇÕESTRABALHOS PUBLICADOSPROJECTOS
Placard

Colóquio Mediterraneo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mais informação aqui 

Apresentação

O Grupo de investigação em Arte e Estudos Críticos desenvolve investigação sobre as práticas artísticas contemporâneas, com particular incidência no território das artes visuais e nas intersecções que estas estabelecem com outros campos epistemológicos.

O carácter multidisciplinar da pesquisa constitui o nosso princípio orientador da mesma forma que o horizonte temporal da investigação que praticamos se subtrai a categorias e convenções cronológicas. Tanto a aproximação à contemporaneidade como escavar o arquivo, requerem não só a compreensão da imanência do presente, como viagens continuadas entre o passado e o futuro.

Optimizar o diálogo entre investigadores, críticos, curadores, artistas e estruturas do mundo da arte, promovendo a produção teórico-crítica, a investigação aplicada e a prática expositiva constituem  os objectivos privilegiados.

Principais áreas tematícas de investigação 2015 | 2020

  • Arte  e Dispositivo. Arte e Poder
  • Arte e Crise. Arte e Política
  • Arte Contemporânea. Teorias e práticas críticas
  • Crítica e Curadoria (O Dispositivo da Crítica. Arqueologia e Geografias da Crítica)

Equipa

Investigadora responsável
Eduarda Neves

Investigadores Doutorados:
Eduarda Neves
Maria Covadonga Barreiro
Marta Freitas
Nuno Rodrigues
Sérgio Leitão
Susana Caló
Victória Soto Caba

Doutorandos
Pedro Silva
Rui Lourosa
Tiago Afonso

Mestrandos
Tiago Veloso Dias
Brígida de Sousa

Estagiários
Alexandra Costa
Ana Guimarães

 

Actividades

image001 (3)

CORRESPONDENCIAS

ROSALUX – BERLIN
31.03.17 – 21.04.17

 mais informação aqui

 

 

unnamedO Auto-Retrato. Fotografia e subjectivação

Eduarda Neves

7 de Dezembro, 4ª feira, às 17H, na Sala de Actos da ESAP.

Apresentação do livro a cargo de Alberto Ruiz de Samaniego (Professor, Investigador, Crítico e Curador) e Ricardo Nicolau (Curador e Adjunto da Directora do Museu de Serralves)
banner-_-yves-michaud

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

carta-courbet_banner

 

Colóquio Internacional

A Carta de Courbet

17 de Novembro 2016 | 09h30-18h00

Auditório da ESAP

Programa

 

 

 

Em carta escrita a 18 de Maio e publicada no jornal La Presse, a 2O de Maio de 1853, Gustave Courbet escrevia: “(…) Sou apresentado, este ano, no livret do Salão como aluno do Sr. Auguste Hesse. Devo declarar, em nome da verdade, que nunca tive mestre. Este erro da administração resulta, sem dúvida, de um uso que se tornou corrente nos últimos anos e que é o seguinte: os pintores, sobretudo os debutantes, acreditam que é necessário o patrocínio oficial de um nome conhecido do mundo das artes para serem admitidos nas exposições e nelas se apresentarem. Esta mera formalidade tornou-se, por vezes, numa brincadeira (…). É verdade que para seguir o uso, pedi ao Sr. Hesse, na época em que comecei, o favor de me dar cobertura oficial através do seu nome. Daí o erro da administração na redacção do seu livret actual. Mas, contudo, devo afirmar que só me tenho a mim mesmo como mestre.” (T.D.Chu – Correspondance de Courbet, Paris: Flammarion, 1996, p.95)

Tendo como ponto de partida o fragmento deste texto de Gustave Courbet, pretende-se reunir um conjunto de artistas, críticos, investigadores, professores, para, colectivamente, reflectir sobre as múltiplas implicações da cumplicidade estratégica entre agentes e estruturas do mundo da arte, mercado e academia.

O tradicional isolamento desta em relação ao campo da arte, dá lugar à cumplicidade política, social e económica que se manifesta na agenda académica de bienais, trienais e feiras de arte. Territórios aparentemente diferenciados, cada vez mais obedecem à mesma lógica produtiva.

Joseph Beuys afirmava que “A Academia é o mundo” e Gustave Courbet assumia-se como mestre de si próprio. Dizia não ter escola e recusava-se a formar alunos.

Como não subordinar, hoje, as escolas de arte à produção de riqueza? Como inscrevê-las no domínio da construção de universos singulares?

Eduarda Neves

Sem título-1

Projecto Correspondências                                                                                              Projeto Correspondências

Cartaz A1.ai

museu das comunicações

III Exposição
Museu das Comunicações, Lisboa
25.02 – 31.07.16

NovaOgiva-jpg

IV Exposição
Galeria NovaOgiva, Óbidos
27.02 a 28.03.16

BANNER Faro

V Exposição
Museu Municipal de Faro
04.03 a 30.04.16

quadradinhos #2

22 Janeiro | Sala de Actos da ESAP | 15h00 | entrada livre
La mise en scène du réel ou directing reality. 
Conferência de Rob Rombout (DOC NOMADS )
Organização: PGAC | Pós-Graduação em Arte Contemporânea; MRCT | Mestrado em Realização – Cinema e Televisão e CEAA | Centro de Estudos Arnaldo Araújo – Grupo de Arte e Estudos Críticos

Sem título-1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cartaz alt

Programa

 

09h45 – Recepção dos participantes

10h15 – Sessão de Abertura -  Alberto Magno, director da Fábrica de Movimentos

Sessão 1 – PRÁTICAS CORRENTES. Reflexões, práticas e experiências em  arquivo, preservação e apresentação de obras digitais
Moderação – Alberto Magno (Fábrica de Movimentos, Portugal)

10h30 – Lúcia Matos e Inês Gouveia (FBAUP, Portugal)

10h55 – Marta Rodrigues (CEAA/ESAP, Portugal)

Coffee break

11h30 – Beatriz Ribeiro de Morais (Centro Cultural São Paulo, Brasil)

11h55 – Dimitry Ovtchinnikoff  (Maison de La Danse, França)

12h20 – Debate

13h00 – Pausa para almoço

Sessão 2- APRESENTAÇÃO DE OBRAS DIGITAIS – aspectos legais e possibilidades de apresentação
Moderação – Eduarda Neves (CEAA/ESAP, Portugal)

15h00 – Helena Abreu (Fundação de Serralves, Portugal)

15h20 – Dimitry Ovtchinnikoff (Maison de La Danse, França)

15h40 – Beatriz Ribeiro de Morais (Centro Cultural São Paulo, Brasil)

16h00 – Debate

17h00 – Encerramento

Organization:
Fábrica de Movimentos and
CEAA | Centro de Estudos Arnaldo Araújo
Art and Critical Studies Research Group
AEC 2

AGENDA

2014 - dispositivos - cartaz

DISPOSITIFS IN CONTEMPORARY ARTISTIC PRACTICE 
Colóquium 

May 29, 17 h
Sala de Actos da ESAP
Minha Carne
 
dispositivos 2

cartaz net

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sem título-1

 

 

 

 

Sem título-1

 

 

 

 

 

Comunicações

São aqui listadas as comunicações apresentadas desde 2012 pelos investigadores integrados. As comunicações dos investigadores-colaboradores são incluídas apenas nos casos em que foram realizadas no âmbito do CEAA e das suas actividades.

2015

PEREIRA, Godofredo; CALÓ, Susana – Architectural Enunciation. Paper. 12th Architectural Humanities Research Association (AHRA) International Conference This Thing Called Theory. Leeds Beckett University, 20th November 2015

2014

BARREIRO, Maria Covadonga – Utopía y disfuncionalidad: aproximación a la máquina a través del arte. Paper. Colóquio Dispositivos na prática artística contemporânea, Porto, ESAP, Maio, 2014

CALÓ, Susana – Crítica e enunciação colectiva. Paper. Práticas da Arte e da Crítica. Guimarães: Laboratório das Artes, October 30, 2014

FREITAS Almendra, Marta;  MACHADO, Rosário – Quando o Património é Palco. Comunicação. Seminário Arquitectura e Teatro. Porto: ESAP, 28 Abril 2014

LOUROSA, Rui – A arquitectura na fotografia – tempo e espaço. Comunicação. Seminário 4.2  Arquitectura e Artes Plásticas do Mestrado Integrado em Arquitectura, Escola Superior Artística do Porto, 13 Março de 2014.

NEVES, Eduarda – Algumas razões para um arte não demissionária. Paper. Colóquio Internacional Algumas razões para uma arte não demissionária, Auditório do Museu de Arte Contemporânea de Serralves, 26 Outubro, 2014

NEVES, Eduarda – Do arquivo como normalização ao arquivo como criação. Paper. I Jornadas FAMEP: Fotografia e Arquivo. Porto: Auditório da ESAP, 10 Outubro, 2014

NEVES, Eduarda – Um crítico na época do cinismo avançado. Paper. Colóquio Arte, Crítica, Política. Lisboa: FSCH-UNL, Junho, 2014

RODRIGUES, Nuno – Jardim de inverno e ambiente tropical. Paper. Colóquio Dispositivos na prática artística contemporânea, Porto, ESAP, Maio, 2014

2013

CALÓ, Susana – The axiomatics of capitalism and the semiotic expression of capital. Comunicação. The Sixth International Deleuze Studies Conference, Lisboa, 8th July 2013. Panel title “The axiomatics of capitalism”.

NEVES, Eduarda – Arte e Utopia: A Lição das Sereias. Comunicação. Colóquio “Arte e Utopia”. Lisboa: IHA/FCSH-UNL, 2-4 Outubro de 2013

NEVES, Eduarda – The face is a Map: Self-Performance by Jurgen Klauke. Comunicação. Conference Inside. Outside. Other. The body in the work of Gilles Deleuze and Michel Foucault at Münster Kunstakademie, November, 2013

NEVES, Eduarda – The Flâneur. On Martha Rosler ́s photomontage. Comunicação. Sixth Deleuze Studies International Conference “The Territory in-between, Lisboa: Universidade de Lisboa, Julho 2013.

RODRIGUES, Nuno – Hélio Oiticica: Environmental Art and Urban Life. Comunicação. International Conference on Contemporary Art. Mimar Sinan Fine Arts University, Istanbul, Turkey, April 2013

RODRIGUES, Nuno – Life and Machines. Comunicação. Matter, Life and Resistance Conference. Centre for Critical Thought, University of Kent, Canterbury, UK, July 2013

RODRIGUES, Nuno – Territories and Deterritorializations: Geophilosophical or Socio-libidinal? Comunicação. 6th Deleuze Studies International Conference, Universidade de Lisboa, Portugal, Julho 2013

2012

NEVES, Eduarda – Questões de Estética Contemporânea – Conjunto de oito sessões realizadas no âmbito da unidade curricular de Estética, 2ª ano do Curso de Artes Plásticas da FBAUP, 2012

NEVES, Eduarda – Digging the archive: on self-portrait, cinema and photography – International Conference “Photography and Cinema, 50 years of Chris Marker ́s La Jetée”. Lisboa: FCSHUNL, 2012.

RODRIGUES, Nuno – O deserto no pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari – Grupo de Investigação Estética, Política e Arte, Instituto de Filosofia, Universidade do Porto, Maio 2012.

RODRIGUES, Nuno – A arte o devir e o homem – Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Universidade Nova, Maio 2012

RODRIGUES, Nuno – O deserto no pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari – Instituto de Filosofia da Linguagem, Universidade Nova de Lisboa, Fevereiro 2012

Trabalhos Publicados

São aqui listadas, a partir de 2012, as publicações da autoria de investigadores integrados. As publicações dos investigadores-colaboradores são incluídas apenas nos casos em que foram realizadas no âmbito do CEAA e das suas actividades.

2015
Livros Publicados

Imundação / Marta Freitas (texto); Diego Blanco (ilustração). Colección de  Banda Deseñada sobre Teatro / Revista Galega de Teatro. Ed A.C. “Entre Bambalina”, 2015

Sobre O Auto-Retrato. Fotografia e Modos de Subjectivação / Eduarda Neves. Accepted. Lisboa: Editora Palimpsesto e CEAA, 2015

Capítulos de livros, artigos e textos publicados em actas

FREITAS, Marta; PIRES, Jacinto Lucas; PALINHOS, Jorge; LOURAÇO, Jorge; CHÉU Cláudia Lucas; OLIVEIRA, Mickäel de; RODRIGUES Tiago – Cassandra. Ed. Húmus, 2015

NEVES, Eduarda – Do arquivo como normalização ao arquivo como criação Accepted (Febuary, 2014) to be published in Fotografia e Arquivo / Edited by Graça Barradas, Inês Azevedo e Joana Mateus. Porto: CEAA, 2015 (book with peer review)

NEVES, Eduarda – The face is a Map: Self-Performance by Jurgen Klauke. Accepted (January 2015) to be published in Proc. Inside. Outside. Other. The body in the work of Gilles Deleuze and Michel Foucault Münster Kunstakademie, 2015 (with peer review)

NEVES, Eduarda – Thomas Ruff. Porträt. Accepted (January 2015) to be published in A Fotografia na Era da Pós-Fotografia. História, Cultura, Ontologia. Lisboa: Ed. Documenta, 2015

NEVES, Eduarda – Um crítico na época do cinismo avançado. Accepted (March 2014) to be published in Arte, Crítica, Política. Lisboa: Tinta da China, 2015 (with peer review)

2014
Livros Publicados

Algumas razões para uma arte não demissionária / Edited by Eduarda Neves, Porto: ENUP, CEAA, 2014

Critical Studies Notes: Art, Becoming and Participation #13 / Eduarda Neves, Nuno Rodrigues e Susana Caló. Porto: CEAA, Edições Caseiras 22, 2014, 52 pág. (book with peer review)

PERSONA – Revista de Cinema e Teatro da ESAP, n. 2: Film, Theatre. Experiments and Displacements / Eduarda Neves, 2014, 136 pág. ISSN 2183-4504.

Capítulos de livros, artigos e textos publicados em actas

CALÓ, Susana – Becoming minor, space, politics and emancipation in Critical Studies Notes: Art, Becoming and Participation #13 / Eduarda Neves, Nuno Rodrigues e Susana Caló. Porto: CEAA, Edições Caseiras 22, 2014, p. 29-42  (with peer review)

CALÓ, Susana (ed.) – Dossier “Devir Menor, Espaço, Território e Emancipação Social. Perspectivas a partir da Ibero-América”, Revista Lugar Comum, 41, Brasil, Abril 2014, p. 91-191.

CALÓ, Susana – “Devir Autónomo e Imprevisto: Por novos espaços de liberdade”, Lugar Comum 41, Estudos de Mídia, Cultura e Democracia, Brasil, Abril 2014, p.95-102.

CALÓ, Susana – Masoch, from the figure to the problem in Critical Studies Notes: Art, Becoming and Participation #13 / Eduarda Neves, Nuno Rodrigues e Susana Caló. Porto: CEAA, Edições Caseiras 22, 2014, p. 42-51 (with peer review)

NEVES, Eduarda – Algumas razões para uma arte não demissionária in Algumas razões para uma arte não demissionária, Porto: ENUP – CEAA, 2014

NEVES, Eduarda – Art and Utopia. The Sirens’ lesson in Critical Studies Notes: Art, Becoming and Participation #13 / Eduarda Neves, Nuno Rodrigues e Susana Caló. Porto: CEAA, Edições Caseiras 22, 2014, p. 9-13 (with peer review)

NEVES, Eduarda – Cinco exposições e um colectivo in Algumas razões para uma arte não demissionária, Porto: ENUP – CEAA, 2014

NEVES, Eduarda – O Rosto é um mapa. Self-performance de Jürgen Klauke, PERSONA, n.2, 2014, p. 56-62. ISSN 2183-4504 (journal with doble blind peer review)

NEVES, Eduarda – Self-Portait II (Lost in the City) in Critical Studies Notes: Art, Becoming and Participation #13 / Eduarda Neves, Nuno Rodrigues e Susana Caló. Porto: CEAA, Edições Caseiras 22, 2014, p. 15-19 (with peer review)

RODRIGUES, Nuno – Algumas notas sobre o pensamento político de Deleuze e Guattari. Accepted to be published in Teorias políticas contemporâneas / Edited by José Manuel Santos, Bruno Peixe e José Gomes André. Lisboa: Documenta

RODRIGUES, Marta – The Challenges of the Ephemeral: Conserving Performance Art in AVANCA | CINEMA 2014 Conferência Internacional Cinema – Arte, Tecnologia. Avanca: Edições Cine Clube de Avanca, Coleção “”Comunicação em Debate”, 2014,  p. 494-500

RODRIGUES, Nuno – Feed-back loop: from percepcion to brain-time in Critical Studies Notes: Art, Becoming and Participation #13 / Eduarda Neves, Nuno Rodrigues e Susana Caló. Porto: CEAA, Edições Caseiras 22, 2014, p. 21-28  (with peer review)

RODRIGUES, Nuno – Jardim de inverno e ambiente tropical Accepted (March 2015) to be published in #2 Dispositivos na prática artística contemporânea, Porto, Ed. DAV|CEAA (with peer review)

RODRIGUES, Nuno – The Screw: between wearing and watching in Critical Studies Notes: Art, Becoming and Participation #13 / Eduarda Neves, Nuno Rodrigues e Susana Caló. Porto: CEAA, Edições Caseiras 22, 2014, p. 29-36 (with peer review)

2013
Livros Publicados

SALES, Fátima; Carlos FAUSTINO e Maria Covadonga BARREIRO (ed.). – Explorar os Limites. Porto, CEAA, 2013 (124 p.)

Capítulos de livros, artigos e textos publicados em actas

BARREIRO, Maria Covadonga – “Máquinas Poéticas. Mecanismos para el Arte” in Explorar os Limites / Fátima Sales, Carlos Faustino e Maria Covadonga Barreiro Editores. Porto, CEAA, 2013, p. 77-95

BARREIRO, Maria Covadonga, Yolanda HERRANZ e Jesús PASTOR – “Representando el movimiento / presentando o móvil”, Arte, Individuo  Y Sociedad, vol 25, nº 3, Universidad Complutense de Madrid, 2013, p. 458-474. http://dx.doi.org/10.5209/rev_ARIS.2013.v25.n3.41081

CALÓ, Susana e Boaventura de Sousa SANTOS – Democratizar el Territorio, Democratizar el Espacio. Entrevista a Boaventura de Sousa Santos por Susana Caló, 2013.

FREITAS Almendra, Marta – “Os limites da Dramaturgia” in Explorar os Limites / Fátima Sales, Carlos Faustino e Maria Covadonga Barreiro Editores. Porto, CEAA, 2013, p. 97-104

NEVES, Eduarda – “Arte e Utopia: a lição das sereias” in Arte e Utopia. Lisboa: IHA/FCSH-UNL, 2013

NEVES, Eduarda – “Os Limites? Que limites?” in Explorar os Limites /Fátima Sales, Carlos Faustino e Maria Covadonga Barreiro Editores. Porto: CEAA, 2013, p. 105-114

NEVES, Eduarda – Sete Letras – texto de apresentação do documentário com o mesmo título. Guimarães – Capital Europeia da Cutura, Março de 2013

2012
Livros Publicados

BARREIRO, Maria Covadonga– Máquinas Poéticas y Artefactos. Mecánicas Del Movimiento en la Creación Artistica Contemporánea (Actitudes / Utopias). Tese de Doutoramento. Faculdade de Bellas Artes da Universidad de Vigo, 2012

FAUSTINO, Carlos e Maria Covadonga BARREIRO – Esculturas que fazem Sons. Sons que fazem Escultura. Porto: CEAA, Edições Caseiras/15, 2012

NEVES, Eduarda  –  Sobre o Auto-Retrato. Fotografia e Modos de Subjectivação. Tese de doutoramento. Madrid: UNED, 2012

Capítulos de livros, artigos e textos publicados em actas

BARREIRO, Maria Covadonga – “Cuando la Escultura Suena” in Esculturas Que Fazem Sons. Sons Que Fazem Escultura. Porto: CEAA, Edições Caseiras/15, 2012

NEVES, Eduarda –  “Jeff Wall – Double Self-Portrait”, Persona, nº 1, Porto, ESAP, Dezembro de 2012 (publicação com peer review)

RODRIGUES, Nuno – “El Greco’s Artistic Degeneration: Astigmatism, Paranoia, and the Anomalous” in The Monster and the Monstrous. Oxford: Inter-Disciplinary Press, 2012, pp.161-168

RODRIGUES, Nuno – “O patológico e o anómalo em El Greco”, Intervalo 5, Lisboa, 2012, pp. 105-118.

PESAP15-16

 Projetos ESAP 2016

Correspondêrncias
Ref: ESAP/2015/P17/SATH
Investigador Responsável: Eduarda Neves
Parceiro(s): SATH |Secção Autónoma de Teoria e História da ESAP

Projetos ESAP 2015

Correspondêrncias
Ref: ESAP/2015/P17/SATH
Investigador Responsável: Eduarda Neves
Parceiro(s): SATH |Secção Autónoma de Teoria e História da ESAP

Projetos ESAP 2013

Arte e Crítica
Ref: ESAP/2013/P04/SATH
Investigador Responsável: Eduarda Neves
Equipa: Nuno Rodrigues, Susana Caló, Marta Rodrigues
Duração: 1 Abril a 31 Julho 2014
Parceiro(s): SATH |Secção Autónoma de Teoria e História da ESAP

Projetos DGARTES

Algumas razões para uma arte não demissionária
Ref: DGArtes, apoios pontuais 2014
Investigador Responsável: Eduarda Neves
+ informação