PLACARDAPRESENTAÇÃOEQUIPAACTIVIDADESCOMUNICAÇÕESPUBLICAÇÕESPROJETOS
Placard

ARQUIVO TEÓFILO REGO

Está disponível on line parte do fundo fotográfico de Teófilo Rego.
As cerca de 3.600 imagens agora disponibilizadas, foram seleccionadas e tratadas no âmbito do projeto FAMEP – Fotografia, Arquitetura Moderna e a “Escola do Porto”: Interpretação em torno do Arquivo Teófilo Rego, que decorreu no Centro de Estudos Arnaldo Araújo da Escola Superior Artística do Porto e no Museu Casa da Imagem da Fundação Manuel Leão, com financiamento FCT /COMPETE (PTDC/ATP-AQI-4805/2012).

Mais informação aqui

 

Apresentação

Entendendo a Teoria, a Crítica e a História como campos diferenciados se bem que interligados de conhecimento este grupo tem vindo a desenvolver trabalho em duas vertentes: uma que pretende contribuir para a construção de uma Teoria da Arquitectura e outra mais centrada na História da Arquitectura portuguesa dos séculos XIX e XX, sendo de realçar o peso dos estudos sobre o Movimento Moderno no conjunto da investigação produzida até à data.

Dos estudos realizados sobre o Movimento Moderno e os seus autores, resultaram já trabalhos sobre a obra de arquitectos como Arnaldo Araújo, Octávio Lixa Filgueiras e Januário Godinho, bem como a revisitação da obra de Le Corbusier ou a reflexão sobre aproximações e apropriações do Movimento Moderno e da própria ideia de Modernidade.

Na continuidade desta linha de trabalho estão as teses de doutoramento actualmente em curso, sobre João Andresen, Rogério de Azevedo, a Hidroeléctrica do Cávado e as influências internacionais na arquitectura moderna do Porto, bem como parte da investigação produzida no âmbito do projecto A Arquitectura Popular em Portugal. Uma leitura crítica.

Aos estudos mais centrados no Movimento Moderno, juntam-se ainda os trabalhos dedicados às obras pouco conhecidas do lisboeta Silva Júnior e do portuense Oliveira Ferreira, já concluído o primeiro, sendo tema de tese de doutoramento em curso, o segundo, e o estudo crítico da historiografia portuguesa dedicada ao tema, recentemente iniciado.

Estes trabalhos podem na sua generalidade ser enquadrados na linha de investigação dedicada à identidade cultural, que ainda inclui os estudos sobre a história do património e a noção de restauro arquitectónico em Portugal,  e o conjunto de trabalhos publicados no volume Arte e Identidade.

As questões de identidade estão também presentes na reflexão desenvolvida na linha de investigação de teoria da arquitectura, onde merece especial relevo o trabalho publicado por Pedro Vieira de Almeida, responsável e principal autor desta linha. Mais recentemente, tem vindo a ganhar expressão uma vertente do trabalho do grupo ligada à história da história da arquitectura articulada com a preocupação de repensar a disciplina com vista a contribuir para a construção de uma teoria da história da arquitectura.

A investigação dos cruzamentos entre arquitectura e outras artes, foi tratada em várias comunicações e conferências e esteve na origem da construção de várias unidades curriculares dos mestrados da ESAP, nomeadamente no que se refere aos cruzamentos com as artes plásticas, o cinema e o teatro, sendo que as múltiplas articulações entre arquitectura e  teatro começaram a ser objecto sistemático de trabalho do grupo, começando a configurar-se como um programa de trabalho autónomo.

Integram-se ainda nesta linha de trabalho, um conjunto de iniciativas ligadas ao cruzamento com a fotografia, de que faz parte o projecto A Fotografia, Arquitectura Moderna e a “Escola Do Porto”: Interpretações em torno do Arquivo Teófilo Rego que começou em a ser desenvolvido em 2012, em colaboração com a Casa da Imagem da Fundação Manuel Leão e é actualmente dotado de financiamento autónomo (FCT: PTDC/ATP-AQI/4805/2012) para 2013-2015.

Este grupo inclui ainda dois outros projectos de investigação com financiamento autónomo:

A “Arquitectura Popular em Portugal”. Uma leitura crítica, a decorrer entre 2010 e 2013 (FCT: PTDC/AUR-AQI/099063/2008 – COMPETE: FCOMP-01-0124-FEDER-008832).

Modernismos do Sul, projecto exploratório da FCT a decorrer em 2014-2015 (EXPL/CPC-HAT/0191/2013). Este projecto é desenvolvido em colaboração com o Instituto de História da Arte da FCSH-UNL.
Para mais informação ver em projectos financiados.

Em termos operacionais, o grupo organiza-se actualmente em 4 grandes grandes áreas temáticas, cada uma delas coordenada por um investigador integrado que assim apoia a IR na gestão do grupo:

Arquitectura Moderna – divulgação e preservação (coordenadora: Fátima Sales)

As obras de Januário Godinho no rio Cávado e Alto Rabagão ou as colónias agrícolas da Junta de Colonização Interna, constituem dois exemplos de aspectos da investigação em curso no CEAA passiveis de serem transformados em agentes de desenvolvimento regional.

De fato, o conhecimento acumulado pelo grupo, no que à arquitectura moderna se refere, pode ser trabalhado de maneira a contribuir para a sua identificação, divulgação, valorização e preservação da mesma.

Para isso, propomos-nos (1) estudar critérios e técnicas de intervenção e protecção do património moderno (2) contribuir para a criação de instrumentos de mediação da investigação produzida neste campo (3) desenvolver acções concretas de protecção este património, aqui se inserindo acções de classificação, inquéritos, roteiros interactivos, exposições, acções de sensibilização das populações e do poder local entre outros.

Arquitectura, Território e Paisagem (coordenadora: Alexandra Trevisan)

Em Portugal, a história urbana tem-se centrado fundamentalmente na evolução das cidades. Do nosso ponto de vista, tem sido descurado o estudo do desenho urbano de núcleos habitacionais rurais, que foram fundados ou reestruturados na 1ª metade do século XX. É esse estudo que nos propomos fazer.

Colónias agrícolas, colónias penais e hospitalares, quartéis, estâncias termais e balneares, bairros habitacionais de grandes empresas públicas e privadas, constituem um conjunto de aglomerados planificados de raiz que pensamos serem importantes para a construção do território e da paisagem portuguesas actuais. Pensa-se mesmo, que são estes pequenos aglomerados que estão na génese das experiências urbanas posteriormente realizadas quer em Portugal, quer nas então colónias ultramarinas.

Numa outra escala, propomos-nos investigar os grandes conjuntos habitacionais, construídos em Portugal nos 1960 e 70, de que os bairros de Alvalade, Olivais, Chelas e Telheiras em Lisboa ou os complexos residenciais do Luso, da Boavista ou da Pasteleira, no Porto, são exemplo. Neste caso, o estudo realizar-se-à de uma forma directamente articulada com a reflexão teórica que ao tempo se produzia em Portugal.

Por outro lado, o trabalho em curso no campo da arquitectura moderna, terá continuidade, não só ao nível dos estudos monográficos em curso como de leituras mais globais, como é o caso do projecto Modernismos do Sul.

Teoria e historiografia da arquitectura (coordenadora: Maria Helena Maia)

Será dada continuidade à investigação no campo da teoria da arquitectura, através do estudo da obra de Pedro Vieira de Almeida com vista a contribuir para o enriquecimento da agenda da teoria da arquitectura contemporânea mediante a divulgação do pensamento autónomo e original de PVA; este objectivo inclui a demonstração da actualidade dos debates que PVA introduziu e manteve no panorama geral da teoria arquitectónica entre as décadas de 1960 e de 2010;

Relacionado com este trabalho, procurar-se-à identificar o contributo da teoria e da crítica da arquitectura produzidas nos anos de 1960 e 70, que consideramos fundamental para a compreensão da cultura arquitectónica portuguesa da segunda metade do século XX.

No âmbito da história da arquitectura, propomo-nos contribuir para uma análise crítica da historiografia produzida sobre os temas em estudo, como já acontece com o projecto Modernismos do Sul, recentemente aprovado e que apresentará resultados em 2015.

Por último, procuraremos abrir caminho para a sedimentação de uma teoria da história da arquitectura apta a informar as práticas historiográficas e críticas dos nossos dias e que permita um olhar crítico sobre a história da história da arquitectura.

Cruzamentos (coordenador: Jorge Cunha Pimentel)

Esta área temática, engloba a investigação que cruza a arquitectura com outras manifestações artísticas aos mais diferentes níveis.

É o caso do cruzamento com as artes cénicas, a dança e o teatro, que têm inscritas no seu histórico uma série de ligações, de intimidades, com a arquitectura. Desde o lugar transformado pelo cenário, ao corpo como lugar e como móbil de arquitecturas virtuais, passando pelos aspectos mais categóricos como espaço, tempo, formas, a relação entre a arquitectura e as artes performativas encontram uma multiplicidade de abordagem e de pesquisa. A Bauhaus ou os Ballet Russes, são, entre tantos outros, exemplos de activa reflexão desta relação. A teatralidade hoje, é herdeira e ao mesmo tempo agente de uma constante evolução do discurso sobre corpos e arquitecturas. Cabe-nos escrutinar e indagar esses territórios.

Também no campo das artes visuais, se encontram múltiplas articulação que aqui se pretendem explorar. É o caso do estudo do desenho de arquitectura, ou da presença das artes na arquitectura e no espaço público.

A articulação entre arquitectura e fotografia será explorada na sequência do projecto Fotografia, Arquitectura Moderna e a “Escola do Porto”: Interpretações  em torno do Arquivo Teófilo Rego, em curso até 2015.

Nesta área estão também actualmente em curso 2 pequenos Projectos ESAP:  Arquitecturas DramáticasDesenho de arquitectura no século XX pré-digital.

Equipa em 2016

Investigadora responsável
Maria Helena Maia

Investigadores Doutorados:
Alexandra Trevisan
Ana Lídia Virtudes
Fátima Sales
Isabel Matias
Joaquim Flores
Jorge Cunha Pimentel
Josefina Gonzalez Cubero
Maria Helena Maia
Mariann Simón
Paolo Marcolin
Pedro Vieira de Almeida (1999-2011)
Tiago Cardoso Oliveira

Outros Investigadores:
Alexandra Cardoso
Joana Couto
Jorge Palinhos
Maria Carneiro
Rute Figueiredo

Doutorandos
César Machado Moreira
Miguel Moreira Pinto
Paulo Telles de Lemos

Mestrandos
Ricardo Neves

Estagiários
Brigida de Sousa (ECI)
Manuel Vilaça (ECI)
Pedro Barreto
Tiago Ribeiro (ECI)

Actividades

As actividades do grupo de Estudos de Arquitectura integram-se na estratégia global definida para as actividades do CEAA, salvaguardadas as especificidades próprias, pelo que organiza regularmente Encontros do CEAA e Exposições Caseiras, que se descrevem autonomamente, para além daquelas que aqui são listadas.

Geral

 

Cartaz Pedro 2014.cdr

 

Em 12 de Dezembro o CEAA recorda Pedro Vieira de Almeida, desta vez a propósito da sua proposta de uma história arquitectónica da arquitectura. A entrada é livre

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
pt-fml-tr-pes-16-054

Arquitectura Moderna. Registos de um Fotógrafo

Museu EAUM (Escola de Arquitectura Universidade do Minho)24 outubro 2016 a 12 janeiro 2017

Exposição de fotografias de Teófilo Rego de obras de Arquitetura Moderna.

Organização do Centro de Estudos Arnaldo Araújo – Grupo de Estudos de Arquitectura / Casa da Imagem – Fundação Manuel Leão com Escola de Arquitectura Universidade do Minho.

 

0001

 

Januário Godinho, arquiteto (1910-1990)
Através da materialidade

Exposição a decorrer nos Paços do Concelho de Vila Nova de Famalicão até 25 de Novembro.

Exposição realizada no âmbito do projeto AMF | Arquitetura Moderna em Famalicão que se encontra a ser desenvolvido pelo grupo de Estudos de Arquitetura do Centro de Estudos Arnaldo Araújo com a Câmara Municipal de Famalicão.

 

 

 

 

cartaz-do-coloquioprograma
Cartaz A1_Desenhar Arquitectura 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

coloquio1

 

 

 

 

 

 

 

18 e 25 Janeiro | Sala de Actos da ESAP | 14h00 | entrada livre
Património edificado. Problemáticas e pratica contemporânea 
Organização: MIA | Seminário 4.5; SATH | Secção Autónoma de e História e CEAA | Centro de Estudos Arnaldo Araújo

 

banner ARQTEA 2

 

 

 

 

Cartaz Amarante net

 

 

 

 

 

 

 

 

PVA Suiça Out 2009

 

PVA | 2015
PEDRO VIEIRA DE ALMEIDA completaria 82 anos.
Por isso publicamos hoje, aqui, o texto de uma das suas últimas comunicações internacionais:

ARCHITECTURAL THEORY – OPERATIVE TECHNIQUES
Foi em Fribourg na Suiça, num workshop de teoria da arquitectura da  EAAE | ENHSA, em 2009.

 

 

banner NA1

 

 

 

 

banner ARQTEA final

 

 

 

 

 

150309_c+c+w cartaz programa_700px

 

 

 

 

 

 

 

Cartaz Pallasmaa net

 

 

 

 

 

 

PESAP2015

 

 

 

 

 

 

Sem título-1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

II Jornadas FAMEP - net

 

 

 

 

 

 

 

cartaz 2

 

 

 

 

 

 

 

FAMEP 1 Jornadas cartaz

 

 

 

 

 

 

 

 

Axel Fisher

 

 

Clara pt

Paolo Coen 1

 

 

 

 

 

 

 

Paolo Coen 2

 

 

 

 

 

Cartaz A4_Arquitectura e Teatro

  Seminário
  Arquitectura e Teatro

ESAP, 28.04.14
  Programa

 

 

 

 

Sem título-1

 

  50 anos depois
Ensaio sobre o espaço da arquitectura
de Pedro Vieira de Almeida

12.12.13
Bartolomeu Costa Cabral, Diogo Lino Pimentel, Michel Toussaint, Nuno Portas, Alexandra Cardoso e Alexandra Trevisan

 

 

 

 

Januário web

Conversas em volta de um livro

Januário Godinho – Leituras do Movimento Moderno

com Alcino Soutinho, Michele Cannatà, Miguel Silva Graça e moderação de Fátima Sales

ESAP, 26 de Junho, às 18h00

 

 

Artes Performativas web

Conversas em volta de um livro

Artes Performativas: Novos Discursos

com Claudia Marisa, Joana Cunha Leal e Maria José Fazenda, moderação de Né Barros

ESAP, 17 de Junho, às 18h00

 

 

Ch Mesa 4 Sem Margens web

Conversas à volta de uma exposição 

com Filipe Silva, João Carreira e Paula Santos

Galeria da ESAP,  12 de Junho, 18h30

Actividade realizada em colaboração com o Departamento de Arquitectura e o Mestrado Integrado em Arquitectura da ESAP

 

 

Ch Exp 1 Sem Margem

Chandigarh, apropriação e devir de uma cidade moderna.

Fotografias de Remi Papillault

Galeria da ESAP, 3 a 12 Junho 2013

 

 

 

Actividade realizada em colaboração com o Departamento de Arquitectura e o Mestrado Integrado em Arquitectura da ESAP
ESAP, 3 de JUNHO, a partir das 15h
17h00 - Propósito de Chandigarh
Conversa com Ana Vaz Milheiro, Paolo Marcolin e Remi Papillault, moderada por Alexandra Trevisan
Sala de Actos da ESAP

 

Ler Le Corbusier - capa

18h00 -  Ana Vaz Milheiro apresenta o livro Ler Le Corbusier

Editado por Alexandra Trevisan, Josefina Gonzalez Cubero e Pedro Vieira de Almeida.

 

 

 

 

April 9, 2013Conferência
La Ciudad del Capital y las Propuestas Urbanísticas del Movimiento Moderno
Alfonso Alvarez Mora
17h00, Sala de Actos da ESAP
seguida de:
Lançamento do livro de Actas Apropriações do Movimento Moderno
Apresentado por Marco Ginoulhiac
18h00, Sala de Actos da ESAP

Cartaz C+C+W 2013
Colóquio
C+C+W 2011
FAUP, 13.04.2011
Organização do grupo Atlas da Casa, CEAU/FAUP com a colaboração do CEAA

Ciclo de conferências / aulas abertas

 

 

 

INTERSECÇÕES
Organização pela UC de Artes Plásticas e Arquitectura do Mestrado Iintegrado em Arquitectura da ESAP em colaboração com o CEAA

NewsletterFinalJANUÁRIO GODINHO NO CRUZAMENTO DOS CAMINHOS
Mesa Redonda
Bliblioteca Municipal de Ovar 23 de Julho 2010
Organização da Biblioteca de Ovar com a colaboração do CEAA

 

 

CICLO DE REFLEXÃO SOBRE ARTE, CINEMA E ARQUITECTURA
ESAP, Novembro 2009-Junho 2010
Programa

PROBLEMAS DA CIDADE E DO PATRIMÓNIO URBANO
ESAP, 12 e 13.05.2010
Organização em colaboração com o Mestrado Integrado em Arquitectura da ESAP

Colóquio de mestrandos
ARTES PLÁSTICAS E ARQUITECTURA
ESAP, 8 de Março de 2010
Organização da UC de Artes Plásticas e Arquitectura do Mestrado de Artes Visuais e Intermédia, do Mestrado de Teatro e do Mestrado Integrado em Arquitectura da ESAP com o apoio do CEAA

Colóquio
C+C+W 2010
FAUP, 14.04.2010
Organização do grupo Atlas da Casa, CEAU/FAUP com a colaboração do CEAA
Programa (pdf)

Imagem 1RECORDAR OCTÁVIO LIXA FILGUEIRAS
ESAP, 09.05.2007
Ver mais

 

 

 

 

 

Ciclo de Conferências
PROBLEMAS DA ARQUITECTURA E CIDADE MODERNA: TEORIA, HISTÓRIA, PROJECTOS
ESAP, Janeiro-Junho 2006
Organização conjunta com a Coordenação de Doutoramentos
Ver Programa

untitledHOMENAGEM A JÚLIO ARRECHEA
ESAP, 02.12.2005
Organização conjunta com a Coordenação de Doutoramentos
Ver Mais

 

 

 

 

Mesa-Redonda
ARQUITECTURA ART DÉCO
ESAP, 20.05.2003
Oradores: Margarida Acciaiuoli (FCSH-UNL) | António Cardoso (FLUP) | Alexandra Trevisan (ESAP/CEAA) | moderadora: Maria Helena Maia (ESAP/CEAA)
Ver exposições caseiras

Palestra sobre
ARNALDO ARAÚJO E O SEU TEMPO
Orador: Nuno Portas (FAUP)
ESAP, 26.11.02

Mesa-redonda sobre
ARNALDO ARAÚJO
ESAP, 14.11.2002
Oradores: Carlos Carvalho Dias (Universidade Lusíada) | José Forjaz (Universidade de Maputo) |Isabel Matias (ESAP/CEAA) | moderadora: Alexandra Trevisan (ESAP/CEAA).
Ver exposições caseiras

Encontros

photography_modern_architecture cartaz

 

 

 

 

 

 

SM2v6F

 

 

 

 

 

 

cartaz arqdram

 

 

 

 

 

 

 

20thcartaz

 

International Conference
20th CENTURY NEW TOWNS. 
Archetypes and Uncertainties

 22-24 Maio 2014
Organização conjunta:
Departamento de Arquitectura da ESAP
Grupo de Estudos de Arquitectura do CEAA

 

 International Conference

SURVEYS ON VERNACULAR ARCHITECTURE
Their Significance in 20th Century Architectural Culture
Porto, ESAP, 17-19.05.2012
Organização do Projecto A “Arquitectura Popular em Portugal”. Uma Leitura Crítica
(FCT: PTDC/AUR-AQI/099063/2008; COMPETE: FCOMP-01-0124-FEDER-008832)
http://architecturalsurveys.wordpress.com/

Encontros do CEAA/7
APROPRIAÇÕES DO MOVIMENTO MODERNO
Zamora, Fundación Rei Afonso Henriques, 23-25.06.2011
Organização conjunta com o Instituto de Urbanistica e o Departamento de Teoria de la Arquitectura y Proyectos Arquitectónicos da Universidade de Valladolid
Apoios: FCT, Universidade de Valladolid e Fundación Rei Afonso Henriques

Encontros do CEAA/5
APPROACHES TO MODERNITY
Budapeste, 08.10.2010
Organização conjunta com o Projecto Pro-Active Theory. Changing Role of Architectural Theory at the Turn of the Millennia(OTKA 72671) e o Department for History of Architecture and of Monuments of Budapest University of Technology and Economics, Hungria
Apoios: FCT e OTKA
Programa
Ver Encontros

Encontros do CEAA/3
JANUÁRIO GODINHO – LEITURAS DO MOVIMENTO MODERNO
Porto, ESAP, 03 e 04.12.2009
Apoios institucionais: FCT e Ordem dos Arquitectos
Ver Encontros

Encontros do CEAA/1
LER LE CORBUSIER
Porto, ESAP, 04 e 05.06.2009
Apoios: FCT, Ordem dos Arquitectos e Fondation Le Corbusier, Paris
Ver Encontros

Colóquio Internacional
O CINEMA E AS ARTES OU AS ARTES NO CINEMA
ESAP, 11 e 12.10.2007
Organização conjunta com os Cursos da ESAP
Ver encontros

Exposições

Cartaz ExC4

Exposições Caseiras/4

A ARQUITECTURA POPULAR EM PORTUGAL. UMA LEITURA CRÍTICA

Porto, Galeria da ESAP 17 de Outubro a 7 de Novembro 2013

 

 

 

Ch Exp 1 Sem Margem

Chandigarh, apropriação e devir de uma cidade moderna. 

Fotografias de Remi Papillault

Galeria da ESAP, 3 a 12 Junho 2013

Actividade realizada em colaboração com o Departamento de Arquitectura e o Mestrado Integrado em Arquitectura da ESAP

 

Exposições Caseiras/3:
JANUÁRIO GODINHO, ARQUITECTO (1910-1990)
Responsável Científico: Fátima Sales
Porto, Galeria da ESAP, 3.12.2009 – 20.1.2010
Covilhã, Universidade da Beira Interior, Departamento de Engenharia Civil, Sala de Mestrados, 1 a 11 de Junho de 2010.
Ovar, Biblioteca Municipal de Ovar, 23 de Julho a 28 de Agosto de 2010
Apoio: FCT

Exposições Caseiras/2
ARQUITECTURA ART DÉCO NO PORTO (1925-1935)
Responsável Científico: Alexandra Trevisan
Galeria da ESAP, 9 a 29 de Maio de 2003
Vila Real, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 27 a 30 de Outubro de 2003
Montua, Politécnico de Milão, Janeiro de 2004
(Colaboração com Politécnico de Milão, Pólo de Mantova)

Exposições Caseiras/1
ARNALDO ARAÚJO, ARQUITECTO (1925-1982)
Responsáveis Científicos: Pedro Vieira de Almeida e Alexandra Cardoso
Porto, ESAP, 7 a 28 de Novembro de 2002

[/su_spoiler]

 

Comunicações

São aqui listadas as comunicações apresentadas desde 2007 pelos investigadores integrados. As comunicações dos investigadores-colaboradores são incluídas apenas nos casos em que foram realizadas no âmbito do CEAA e das suas actividades.

2015

BARRETO, Pedro – The ‘Salt of the Stones’: Preliminary Remarks on Architecture and Photography – the ZRB files Paper. International Conference Photography & Modern Architecture.  Porto: Auditório da ESAP, 22-24 Abril 2015

CARDOSO, Alexandra; MAIA, Maria Helena; TREVISAN, Alexandra – Parallel paths. Paper. Southern Modernisms. Critical stances through regional appropriations. International Conference. Porto: ESAP, 19-21 Fev. 2015

CARDOSO, Alexandra; MAIA, Maria Helena – Photography and vernacular architecture: the Portuguese approach Paper. International Conference Photography & Modern Architecture.  Porto: Auditório da ESAP, 22-24 Abril 2015

GONZALEZ CUBERO, Josefina – Shaping Vision: The photographic work by Aris Konstantinidis Paper. International Conference Photography & Modern Architecture.  Porto: Auditório da ESAP, 22-24 Abril 2015

MAIA, Maria Helena; CARDOSO, Alexandra; TREVISAN, Alexandra; COUTO, Joana – Southern Architectures. Paper. Southern Modernisms. Critical stances through regional appropriations. International Conference. Porto: ESAP, 19-21 Fev. 2015

PIMENTEL, Jorge Cunha – Collages and photomontages in architectural representation. The photographic works of Teófilo Rego Paper. International Conference Photography & Modern Architecture.  Porto: Auditório da ESAP, 22-24 Abril 2015

PIMENTEL, Jorge Cunha – Regionalist projects of Rogério de Azevedo. Paper. Southern Modernisms. Critical stances through regional appropriations. International Conference. Porto: ESAP, 19-21 Fev. 2015SALES, Fátima – Edifícios, Sítios e Monumentos – 2ª sessão. Lecture, integrada no Módulo “Arte e Património”, do 2º CLEPORTO, Palácio da Bolsa, apoio da Associação Comercial do Porto e Santa Casa da Mesiricórdia, 14 de Fevereiro, 2015

SALES, Fátima – Museus, Cultura e Cidade, Lecture, integrada no Módulo “Arte e Património”, do 2º CLEPORTO, Casa da Prelada, apoio da Associação Comercial do Porto e Santa Casa da Mesiricórdia, 28 de Março, 2015

2014

BARRADAS, Graça – O fundo fotográfico Teófilo Rego – da preservação ao acesso online. Paper. I Jornadas FAMEP –  Fotografia e Arquivo, ESAP, Porto, 10 de Outubro de 2014.

BARRADAS, Graça and GRAÇA, Miguel Silva – The Recovery of commercial photographic archives throughthe construction of online databases: The Teófilo Rego archive as a case study. Paper.Fifth International Conference on The Image, Berlin, Germany, 29-30 October 2014

BARROS, Né - O lugar e o corpo: arquitectura e artes performativas. Paper. Seminário Arquitetura e Teatro. Porto: ESAP, 28.04.14

CARDOSO, Alexandra; MAIA, Maria Helena; COUTO, Joana e TREVISAN, Alexandra – Second approach to Southern Architectures:  the Greek case. Paper. Southern Modernisms – October Seminar. Lisboa: FCSH-UNL, October 17-18, 2014

CARNEIRO, Maria – A house as space and memory: a case-study of Teatro do Vestido’s performance “Até Comprava o Teu Amor”. Paper. Dramatic Architectures. Places of drama – drama for places. Porto: ESAP, November 2014

CARNEIRO, Maria - SET THE MACHINE INTO MOTION – On Hotel Pro Forma performance Laughter in the Dark. Paper. 5th Global Conference: Performance – Visual Aspects of Performance Practice. Praga: 2014

GONZALEZ Cubero, Josefina – Pictures of the theatre that could not be. Maruja Mallo´s stage designs. Paper. Dramatic Architectures. Places of drama – drama for places. Porto: ESAP, November 2014

FREITAS, Marta – Quando o Património é Palco. Paper. Seminário Arquitetura e Teatro. Porto: ESAP, 28.04.2014

MAIA, Maria Helena; TREVISAN, Alexandra; PINTO, Miguel Moreira – On Modern Architecture, photography and city readings: Teófilo Rego and the “School of Oporto”. Paper. 4th Annual International Conference on Architecture, org. Athens Institute for Education and Research, Athens, Greece, 7-10 July 2014.

MAIA, Maria Helena – Raul Lino segundo Pedro Vieira de Almeida. Paper. Colóquio Nacional Raul Lino em Sintra, organizado pelo organizada pelo IADE Instituto de Arte, Design e Empresa – Universitário. Sintra, Palácio de Seteais, 3 e 4 de Abril de 2014

MAIA, Maria Helena; CARDOSO, Alexandra; TREVISAN, Alexandra; COUTO, Joana – Third approach to Southern Architectures: the Portuguese case. Paper. Southern Modernisms – October Seminar. Lisboa: FCSH-UNL, October 17-18, 2014

MOREIRA, César Machado – Hydroelectric towns in Portugal. Paper. International Conference 20th Century New Towns. Archetypes and Uncertainties, Escola Superior Artística do Porto, 22-24 Maio de 2014

MOREIRA,  César Machado – Uma ideia de paisagem na acção da HICA. Da transformação à percepção. Paper. II Jornadas FAMEP: O Fotógrafo e os Arquitectos, ESAP, Porto, 5 de Dezembro de 2014.

PALINHOS Jorge – 20th Century Portuguese Theatre: Between nationalism and internationalism, between art and commerce. Lecture. Napflio: Department of de Theatre, University of Peloponesus, May 21st 2014

PALINHOS Jorge – Building the theatre inside the audience’s minds. Examples and techniques of creating and developing theatre outside conventional theatre venues. Lecture. Napflio: Department of de Theatre, University of Peloponesus, May 21st 2014

PALINHOS, Jorge – Space and performance: researching place and gesture in real settings. Paper. Dramatic Architectures. Places of drama – drama for places. Porto: ESAP, November 2014

PIMENTEL, Jorge Cunha – A presença da obra de Rogério de Azevedo na fotografia de Teófilo Rego. Paper.  II Jornadas FAMEP: O Fotógrafo e os Arquitectos, ESAP, Porto, 5 de Dezembro de 2014.

PINTO, Miguel Moreira – A sombra do arquitecto, da colaboração entre João Andresen e Teófilo Rego. Paper. II Jornadas FAMEP: O Fotógrafo e os Arquitectos, ESAP, Porto, 5 de Dezembro de 2014.

SALES, Fátima; LEMOS, Assunção – Edifícios, Sítios e Monumentos. Lecture, integrada no Módulo “Património, Território e Identidade”, do 1º CLEPORTO, Palácio da Bolsa, apoio da Associação Comercial do Porto, 29 de Março, 2014.

TREVISAN, Alexandra – Fotografia de arquitectura em Portugal, a propósito do arquivo Teófilo Rego. Lecture. Seminário 4.2 Arquitectura e Artes Plásticas do Mestrado Integrado em Arquitectura, Escola Superior Artística do Porto, Março de 2014.

TREVISAN, Alexandra – Um Teatro ItinerantePaper. International conference Dramatic Architectures, Places of Drama, Drama for Places. ESAP, Porto, 3- 5 de Novembro 2014.

TREVISAN, Alexandra; CARDOSO, Alexandra; MAIA, Maria Helena; COUTO, Joana – First approach to Southern Architectures: possible reading tools. Paper. Southern Modernisms – October Seminar. Lisboa: FCSH-UNL, October 17-18, 2014

TREVISAN, Alexandra; MAIA, Maria Helena – Photographer and architects, a professional collaboration. Paper. The International Conference On the Image, Berlin, November 2014.

TREVISAN,  Alexandra – Fotografia, arquitectura moderna e ‘Escola do Porto’. Interpretações em torno do arquivo Teófilo Rego. Expectativas e Surpresas. Keynote address. II Jornadas FAMEP: O Fotógrafo e os Arquitectos, ESAP, Porto, 5 de Dezembro de 2014.

[/su_spoiler]
2013

ÁLVAREZ Álvarez, Darío – Iter Plata. Tiempo y memoria en el paisaje patrimonial. Ponencia invitada. Encuentro “Fisuras del tiempo en el paisaje – Las vías y paisajes culturales como construcción de la memoria”. Universidad de Valladolid y Junta de Castilla y León, ETS Arquitectura, Valladolid 24-25/05/2013

ÁLVAREZ Álvarez, Darío – Paisajes contemporáneos de la desaparición. Ponencia invitada III Encontro – Paisagem / Landscape – (I) Materialidade / (In) Materiality. Porto: CITCEM – Universidade do Porto, 21-24/11/2013

AZEVEDO, Inês; Joana MATEUS; Assunção PESTANA – Lacunas and their interpretations: a contemporary look at the photographic work of Teófilo Rego. Comunicação. Contemphoto’13. Contemporary Photography Conference. Visualisation & Urban History in Contemporary Photography, pp. 28-35. Istanbul: Dakam Publishing, 2013.

BARRADAS, Graça – A construção de arquivos digitais pautada pela investigação – o arquivo Teófilo Rego e a fotografia de arquitectura. Comunicação. II Encontros de Arquivos Contemporâneos org. pelo IHC-FCSH e a Fundação Mário Soares. Lisboa: Biblioteca Nacional, Outubro 2013. http://www.ihc.fcsh.unl.pt/pt/encontros-cientificos/congressos-e-coloquios/item/35633-ii-encontro-de-arquivos-contemporâneos-investigação-e-arquivos-digitais

BARROS, Né – Project Film: Familiar Images. Comunicação. On Cinema|2013. Porto, CEAA/DTC, 2013.

CARDOSO, Alexandra, Maria Helena MAIA e Joana Cunha LEAL – Arquitectura Popular em Portugal. Valores expressivos: o espaço-transição. Comunicação. Colóquio Internacional Arquitectura Popular. Arcos de Valdevez: Casa das Artes, 3-6 Abril 2013

GRAÇA, Miguel Silva – Fotografia, paisagem e arquitectura moderna: Januário Godinho, Teófilo Rego e Álvaro Cardoso de Azevedo / the HICA connection. Conversas em volta de um livro: Januário Godinho – Leituras do Movimento Moderno. Porto: Escola Superior Artística do Porto, Junho 2013.

GRAÇA, Miguel Silva – It’s Not Just about Buildings: Looking for New Relations between Photography, Modern Architecture and «Escola do Porto». Comunicação. The Image 2013: Fourth International Conference on the Image – Conference proceedings. Chicago (U.S.A.): University Center, October 2013

MAIA, Maria Helena – Notas en torno a los jardines portugueses. Conferência. Curso de verano Jardines y Parques Históricos, UNED Segóvia, Real Sitio de San Ildefonso – La Granja, Junho 2013.

MAIA, Maria Helena e Isabel MATIAS – Settlers and Peasants. The (re) construction of the Portuguese landscape. Comunicação. E.S.F. Exploratory workshop Promised Lands. Internal colonisation in 20th century Mediterranean history. Rome – Sabaudia, October 7-10, 2013

MOREIRA, César Machado e Miguel Silva GRAÇA – Photography, landscape and modern architecture: Januário Godinho, Teófilo Rego and Álvaro Cardoso de Azevedo – The HICA conection. Comunicação. Comtemphoto’13, International Conference on Comtemporary Photography. DAKAM, Eastern Mediterranean academic research center, Istambul, Turquia, Junho 2013.

RINCÓN Borrego, Iván I. – Truman’s world. from simulated reality to architectural utopia to simulated reality. Comunicação. On Cinema|2013. Porto, CEAA/DTC, 2013.

RODRIGUEZ Llera, Ramón y Sara PÉREZ Barreiro – La influencia metabolista en el cine de ciencia ficción Comunicação. On Cinema|2013, (comunicação). Porto, CEAA/DTC, 2013.

2012

AZEVEDO, Inês; Miguel Silva GRAÇA; Joana MATEUS; Jorge PIMENTEL; Miguel Moreira PINTO; Duarte RIBEIRO e Alexandra TREVISAN – It’s Not Just About Buildings: Looking forward to a new Portuguese Modernist Architecture Photographic Archive. Comunicação. 5th Rizal Library International Conference “Libraries, Archives and Museums : Common Challenges, Unique Approaches” / Local: Manila (Philippines): Ateneo de Manila University, 25-26 Out. 2012

CARDOSO, Alexandra e Maria Helena MAIA – Architecture and Discovery of Rural Portugal. Comunicação. “Theoretical Currents II: Architecture and its Geographical Horizons”, Lincoln, UK, 5-6 Abril 2012

COUTO, Joana – Contributos para uma metodologia de intervenção no património arquitetónico construído. Comunicação. Palcos da Arquitectura. II Seminário Internacional de Arquitectura, Urbanismo e Design da Academia de Escolas de Arquitectura e Urbanismo de Língua Portuguesa. Lisboa: FAUTL, 5-7 Novembro 2012

GRAÇA, Miguel Silva – Fotografia, Arquitectura Moderna e a «Escola do Porto»: Interpretações em torno do Arquivo Teófilo Rego. Comunicação. Vila Nova de Gaia: Casa da Imagem – Fundação Manuel Leão, Setembro 2012.

LEAL, Joana Cunha; Maria Helena MAIA e Alexandra CARDOSO  –  Pedro Vieira de Almeida and the Survey. Comunicação. ”Surveys on Vernacular Architecture. Their significance in 20th century architectural culture”, Porto: ESAP, 17-19 Maio 2012

MAIA, Maria Helena e Alexandra CARDOSO – O Inquérito à Arquitectura Regional: contributo para uma historiografia crítica do Movimento Moderno em Portugal. IV Congresso de História da Arte Portuguesa – APHA, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 21-24 Novembro 2012

MAIA, Maria Helena e Alexandra CARDOSO – Popular Portuguese Architecture: Appropriations. Comunicação.  ISVS-6 Sixth ISVS Conference: “Contemporary Vernaculars: Places, Processes and Manifestations”, Famagusta, North Cyprus, 19-21 Abril 2012

MAIA, Maria Helena, Alexandra CARDOSO e Joana Cunha LEAL – Our Project: The “Popular Architecture in Portugal”. A Critical Look. Intercalar results of a research project. Comunicação. “Surveys on Vernacular Architecture. Their significance in 20th century architectural culture”, Porto: ESAP, 17-19 Maio 2012

MOREIRA,  César Machado – The HICA Central Workers Quartesrs. Comunicação. “Surveys on Vernacular Architecture. Their significance in 20th century architectural culture”, Porto: ESAP, 17-19 Maio 2012

MOREIRA, César Machado – HICA 1945-1964 – An Hydroelectric Landscape. Comunicação. “Theoretical Currents II: Architecture and its Geographical Horizons”, Lincoln, UK, 5-6 Abril 2012

PINTO, Miguel Moreira e Miguel Silva GRAÇA – Fotografia e Arquitectura Moderna: a visão de Teófilo Rego e a Nova Monumentalidade de João Andresen. Comunicação. 2nd Edition of the International Seminar “On the Surface: Public Space and Architectural Images in debate”. Porto: FAUP, Junho 2012.

SILVA, Manuel Ferreira da –  Espaço, Arquitetura e Poder, uma equação variável – três exemplos na obra do Arq. Francisco Oliveira Ferreira. Palcos da Arquitectura. II Seminário Internacional de Arquitectura, Urbanismo e Design da Academia de Escolas de Arquitectura e Urbanismo de Língua Portuguesa. Lisboa: FAUTL, 5-7 Novembro 2012

SIMON, Mariann – Specific Architecture Rooted in the Country. Survey on regional architecture and tourism development. Comunicação. “Surveys on Vernacular Architecture. Their significance in 20th century architectural culture”, Porto: ESAP, 17-19 Maio 2012

TREVISAN, Alexandra e Maria Helena MAIA – Architecture et photographie d’architecture au XIXe siècle en Portugal. Comunicação. Journée d’étude “Architectes et photographes au XIXe siècle”. Paris: INHA, 23 Out. 2012

VIRTUDES, Ana Lídia e Filipa ALMEIDA – The Territory od “Avieiras” Stilt-House Villages in the Survey on Vernacular Architecture: what does the future hold? Comunicação. “Surveys on Vernacular Architecture. Their significance in 20th century architectural culture”, Porto: ESAP, 17-19 Maio 2012

VIRTUDES, Ana Lídia; M. MANSO e J.P. CASTRO-GOMES – Development of a modular system for vegetated surfaces in new buildings and retrofitting. Comunicação World Green Roof Congress 2012, Copenhagen (Denmark), 19-21 Setembro 2012

2011

CARDOSO, Alexandra, e Maria Helena MAIA – Arquitectura e Poder. Para uma historiografia do Movimento Moderno em Portugal. Comunicação. Encontros do CEAA/7: “Apropriações do Movimento Moderno”. Zamora: Fundación Rei Afonso Henriques, 23-25 Junho 2011

GONZÁLEZ Cubero, Josefina – Doble, Escenografía Y Clon del Movimiento Moderno. Comunicação. Encontros do CEAA/7: “Apropriações do Movimento Moderno”.  Zamora: Fundación Rei Afonso Henriques, 23-25 Junho 2011

JIMÉNEZ, Marina e María A. CASTRILLO Romón – El Potencial del Verde Moderno: Entre el “todo verde” y el hoy llamado “Landscape Urbanism”. Entre la V7 hecha materia viva de trabajo en Chandigarh, los sistemas de parques de antes y los corredores verdes de después. Comunicação. Encontros do CEAA/7: “Apropriações do Movimento Moderno”. Zamora: Fundación Rei Afonso Henriques, 23-25 Junho 2011

MAIA, Maria Helena – Património, um histórico negócio. Conferência. Porto: ISCET, 6 Abril, 2011

MARTINS Ana Maria Tavares; Ana Lídia VIRTUDES e Mafalda Teixeira de SAMPAYO – Arquitectura de Luis Barragá,n: apropriação e influências na contemporaneidade. Comunicação. Encontros do CEAA/7: “Apropriações do Movimento Moderno”. Zamora: Fundación Rei Afonso Henriques, 23-25 Junho 2011

Moreira, César Machado – Hidroeléctrica do Cávado 1945-1964. Uma ideia de Paisagem na arquitectura de Januário Godinho. Comunicação. Encontros do CEAA/7: “Apropriações do Movimento Moderno”. Zamora: Fundación Rei Afonso Henriques, 23-25 Junho 2011

Moreira, César Machado – Hidroeléctrica do Cávado, A paisagem como património. Comunicação. “Património em Construção”, LNEC, Lisboa, 25 Novembro 2011

MUGA, Henrique – Experiência Teatral: Uma Abordagem Psicológica do Espectador. Conferência. “Teoria e Metodologia de Investigação em Teatro”. Org. Conjunta do CEAA, Mestrado em Teatro e Secção Autónoma de Ciências Sociais da ESAP. Porto: ESAP, 2011.

PINTO, Miguel Moreira– João Andresen: O Projecto da Casa Ruben A. Comunicação. Encontros do CEAA/7: “Apropriações do Movimento Moderno”. Zamora: Fundación Rei Afonso Henriques, 23-25 Junho 2011

RINCÓN Borrego, Iván I. –  Princípios Orientales en la Arquitectura Doméstica Moderna Escandinava. Comunicação. Comunicação. Encontros do CEAA/7: “Apropriações do Movimento Moderno”. Zamora: Fundación Rei Afonso Henriques, 23-25 Junho 2011

SALES, Fátima – Januário Godinho (1910-1990). Arquitecto, Urbanista, Artista. Conferência. Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão, 30 de Novembro de 2011.

SALES, Fátima – Januário Godinho, um arquitecto ímpar no seu tempo. Conferência integrada nas Comemorações do Cinquentenário da Inauguração do Edifício da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Câmara Municipal, Vila Nova de Famalicão, no dia 11 de Junho de 2011.

SALES, Fátima – Transparência, Luminosidade e Imaterialidade na Arte e na Arquitectura. Conferência. II Ciclo de Conferências da UC de Artes Plásticas e Arquitectura dos Mestrados de Artes Visuais, de Arquitectura e de Teatro da ESAP, 18-01-2011.

SALES, Fátima e Joana COUTO – Monumentos Modernos: Da Inquietude da Preexistência à Materialidade da Transformação. Comunicação. Encontros do CEAA/7: “Apropriações do Movimento Moderno”. Zamora: Fundación Rei Afonso Henriques, 23-25 Junho 2011

TREVISAN, Alexandra e Jorge PIMENTEL – Persistências e Apropriações no espaço urbano e arquitectura do Porto na década de 40. Comunicação. Encontros do CEAA/7: “Apropriações do Movimento Moderno”. Zamora: Fundación Rei Afonso Henriques, 23-25 Junho 2011

2010

ALMEIDA, Pedro Vieira de – 4 casos de integração: Adolf Loos. Conferência. Ciclo de Reflexão sobre Arte Cinema e Arquitectura. Porto: ESAP, Janeiro 2010.

ALMEIDA, Pedro Vieira de – 4 casos de integração: Le Corbusier. Conferência. Ciclo de Reflexão sobre Arte Cinema e Arquitectura. Porto: ESAP, Janeiro 2010. ALMEIDA, Pedro Vieira de – Evolução e Politização do Conceito de Moderno – O papel da Bauhaus. Conferência no Colóquio “Bauhaus: arquitectura e causa pública” Coimbra: 3 Março 2010

ALMEIDA, Pedro Vieira de – Post-Modernity as a Cultural Weapon. Comunicação. Encontros do CEAA/5: “Approaches to Modernity”. Budapeste: Budapest University of Technology and Economics, 8 Outubro 2010

CARDOSO, Alexandra – O Inquérito à Arquitectura Regional. Comunicação. “A Arquitectura Tradicional Como Património”. Covilhã: Universidade da Beira Interior, 17 Dezembro 2010.

CARDOSO, Alexandra and Maria Helena MAIA – Tradition And Modernity. The Historiography of the Survey to the Popular Architecture in Portugal. Encontros do CEAA/5: “Approaches to Modernity”. Budapeste: Budapest University of Technology and Economics, 8 Outubro 2010

CASTRILLO, Maria, Luis SANTOS, Ana Lídia VIRTUDES y Adriano ZILHÃO – Breve reseña de la historia urbanística de Oporto, Comunicação. Ciclo de visitas “21 Edifícios de Arquitectura Moderna en Oporto”. Escuela Técnica Superior de Arquitectura de la Universidad de Valladolid – Espanha + Asociación Cultural Domus Pucelae com colaboração do CEAA, 2010.

GONZÁLEZ Cubero, Josefina – The Potency of the Shape as Ideal of Beauty in Modernity. Encontros do CEAA/5: “Approaches to Modernity”. Budapeste: Budapest University of Technology and Economics, 8 Outubro 2010

MAIA, Maria Helena – A Descoberta da Arquitectura Popular. Comunicação. A Arquitectura Tradicional Como Património”. Covilhã: Universidade da Beira Interior, 17 Dezembro 2010.

MAIA, Maria Helena – From the Portuguese House to the Survey on Popular Architecture in Portugal: notes on the construction of Portuguese architectural identity. International Conference “Theoretical Currents – Architecture, Design & the Nation”, Nottingham, England, September 2010.

MARTINS, Ana M. Tavares and Ana Lídia – Virtudes From the Plan to the Project: Approaches to Modernity. Encontros do CEAA/5: “Approaches to Modernity”. Budapeste: Budapest University of Technology and Economics, 8 Outubro 2010

PIMENTEL, Jorge Cunha – Coliseu do Porto. 1937-1941. Comunicação. Ciclo de visitas “21 Edifícios de Arquitectura Moderna en Oporto”. Escuela Técnica Superior de Arquitectura de la Universidad de Valladolid – Espanha + Asociación Cultural Domus Pucelae com colaboração do CEAA, 2010.

RINCÓN Borrego, Ivan – Casa de Chá y Piscinas de Mar de Matosinhos. Arquitectura y paisaje en la casa-restaurante Boa-Nova y las piscinas municipales en Leça de Palmeira de Álvaro Siza: dos miradas para uno solo mar. Comunicação. Ciclo de visitas “21 Edifícios de Arquitectura Moderna en Oporto”. Escuela Técnica Superior de Arquitectura de la Universidad de Valladolid – Espanha + Asociación Cultural Domus Pucelae com colaboração do CEAA, 2010.

RINCÓN Borrego, Ivan – Mercado del Buen Suceso. 1949-1952. Comunicação. Ciclo de visitas “21 Edifícios de Arquitectura Moderna en Oporto”. Escuela Técnica Superior de Arquitectura de la Universidad de Valladolid – Espanha + Asociación Cultural Domus Pucelae com colaboração do CEAA, 2010.

RINCÓN Borrego, Iván I. – Permanences and Experimentation in the Structure of Modern Space. Encontros do CEAA/5: “Approaches to Modernity”. Budapeste: Budapest University of Technology and Economics, 8 Outubro 2010

SALES, Fátima – Edificio Parnaso, Porto, 1954-1955. A Arquitectura Criativa de J. Carlos Loureiro. Comunicação. Ciclo de visitas “21 Edifícios de Arquitectura Moderna en Oporto”. Escuela Técnica Superior de Arquitectura de la Universidad de Valladolid – Espanha + Asociación Cultural Domus Pucelae com colaboração do CEAA, 2010.

SALES, Fátima – The Modern and the National. Encontros do CEAA/5: “Approaches to Modernity”. Budapeste: Budapest University of Technology and Economics, 8 Outubro 2010

SALES, Fátima - Raul Lino e a Arquitectura da I Républica. Conferência. Arquivo Municipal daPóvoa do Varzim. Setembro 2010.

SALES, Fátima 2010 – “Uma Empresa Feita Cidade“, in VII Congresso DOCOMOMO_Ibérico – La Fábrica, Paradigma de la Modernidad | IVth ISC/R DOCOMOMO international seminar – La influencia de la técnica en la aparición de la Arquitectura del Movimiento Moderno, y en la nueva visión que haría cambiar las interpretaciones de todas las experiencias artísticas, organizado pelo Colegio Oficial de Arquitectos de Asturias/ Fundación DOCOMOMO Ibérico/ ISC/R_DOCOMOMO International, Oviedo de 14 a 17 de Abril de 2010.

SILVA, Cátia – “Da utilização das formas puras na Arte” Comunicação. Colóquio Artes Plásticas e Arquitectura. Porto: ESAP, 2010.

SIMON, Mariann – Weak Architecture – Cool Discipline. Encontros do CEAA/5: “Approaches to Modernity”. Budapeste: Budapest University of Technology and Economics, 8 Outubro 2010

TREVISAN, Alexandra, – Cinema Batalha. Artur Andrade, 1944-1947. Comunicação. Ciclo de visitas “21 Edifícios de Arquitectura Moderna en Oporto”. Escuela Técnica Superior de Arquitectura de la Universidad de Valladolid – Espanha + Asociación Cultural Domus Pucelae com colaboração do CEAA, 2010.

VIRTUDES, Ana Lídia – A Questão da Expansão versus Reabilitação: uma reflexão. XIII Jornadas da AUP: PLANOS PARA O SÉCULO XXI, Associação dos Urbanistas Portugueses, 20 – 21 Mai. 2010, Póvoa de Varzim – Portugal.

VIRTUDES, Ana Lídia – Advantages of GIS Application in Planning Domain PLURIS2010, 4.º Congreso Luso Brasileiro sobre Planificación Urbana, Regional Integral y Sostenible, 6 – 8 Oct. 2010, Universidade do Algarve, Faro – Portugal.

VIRTUDES, Ana Lídia – Cities network: opportunities created by the motorway in Interior Regions. International Meeting on Regional Science: The Future of the Cohesion Policy, 7.º Workshop APDR, 17 – 19 Nov. 2010, Elvas – Portugal.

VIRTUDES, Ana Lídia – Inspiração Social da Cidade Moderna no Movimento Cultural Republicano. I República e Republicanismo – Congresso Histórico Internacional, Assembleia da República, 29 Set. – 2 Out. 2010, Lisboa – Portugal.

VIRTUDES, Ana Lídia – Reabilitação Urbana: o novo paradigma do Urbanismo Municipal. Encontro da Ad Urbem 2010: Avaliação das Políticas de Ordenamento do Território e de Urbanismo, 26 e 27 Nov. 2010, Porto – Portugal.

VIRTUDES, Ana Lídia – The cultural heritage of religious spaces: the case of Santarém. HERITAGE 2010, 2nd International Conference on Heritage and Sustainable Development, 22 – 26 Jun. 2010, Évora – Portugal.

VIRTUDES, Ana Lídia – The religious spaces as the symbolic city walls. 10th International Conference on Urban History: City & Society in European History, European Association for Urban History, 1 – 4 Sep. 2010, Ghent – Belgium.

VIRTUDES, Ana Lídia – Urban rehabilitation: the issue for city competitiveness. International Meeting on Regional Science: The Future of the Cohesion Policy, XXXVI Reunion de Estudios Regionales AECR, 17-19 Nov. 2010, Badajoz – Spain.

VIRTUDES, Ana Lídia e C. PERDIGÃO – Transformações Urbanísticas Modernas no Funchal: contributos para a cidade turística, 16th Congress APDR: Hinge Spaces, Border Channels and Nodes, 5 -10 Jul. 2010, Funchal – Madeira.

VIRTUDES, Ana Lídia e F. ALMEIDA – Estrutura ecológica / património industrial: elementos marcantes do desenvolvimento urbano numa cidade do Interior 5.º Workshop APDR: Casos de Desenvolvimento Regional, 8 Fev. 2010, Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra – Portugal.

VIRTUDES, Ana Lídia e F. ALMEIDA – Landscape Urbanism for Sustainable Cities. 37th IAHS World Congress on Housing Science: Design, Technology, Refurbishment and Management of Buildings (ISBN: 978-84-693-6655-4), 26-29 Oct. 2010, Santander – Spain.

VIRTUDES, Ana Lídia e F. ALMEIDA – Landscape Urbanism Strategies for old Industrial Peri-Urban Areas. Managing the Urban Rural Interface International Conference, 19 – 22 Oct. 2010, Faculty of Life Sciences, University of Copenhagen – Denmark.

VIRTUDES, Ana Lídia e F. ALMEIDA – Rethinking the Ecological Elements of the City. PLURIS.2010, 4.º Congreso Luso-Brasileiro sobre Planificación Urbana, Regional Integral y Sostenible, 6 – 8 Oct. 2010, Universidade do Algarve, Faro – Portugal.

VIRTUDES, Ana Lídia, F. ALMEIDA e Ana Maria Tavares MARTINS - Reconsidering the Sense of the Urban Voids: Revitalization and Rehabilitation of Old Industrial Areas, SB10 MAD Sustainable Building Conference, 28 – 30 Abr. 2010, Madrid – Spain.

VIRTUDES, Ana Lídia, F. ALMEIDA e F. NAVARRO - Aldeias Avieiras: Oportunidade de Desenvolvimento do Património Rural, VIII Coloquio Iberico de Estudios Rurales: Del Desarrollo Rural al Desarrollo Territorial, 21 y 22 Oct. 2010, Universidad de Extremadura, Cáceres – Spain.

VIRTUDES, Ana Lídia, F. ALMEIDA e F. NAVARRO – Aldeias Avieiras: Territórios e Identidades de Uma Arquitectura. I Congresso Nacional da Cultura Avieira: Cultura Avieira – Um Património, Uma Identidade, 7 – 9 Mai. 2010, Instituto Politécnico de Santarém.

VIRTUDES, Ana Lídia, F. ALMEIDA e F. NAVARRO – Villages Avieiras of the Tagus: Urban Planning and Preservation of the Ecosystem River. 5.º Congresso Internacional de Ordenamento do Território: Gestão Compartida de Recursos Hídricos Internacionais, CAAP/ ISCSP – Universidade Técnica de Lisboa, 27, 28 Out. 2010, Lisboa – Portugal.

2009

ACCIAIUOLI, Margarida – Os Primeiros Ecos de Le Corbusier em Portugal. Comunicação. Encontros do CEAA/1: “Ler Le Corbusier”. Porto: ESAP, 4 e 5 Junho 2009

ALMEIDA, Pedro Vieira de – A Poética de Le Corbusier – A Poesia De Valéry – Uma Pedagogia Impossível. Comunicação. Encontros do CEAA/1: “Ler Le Corbusier”. Porto: ESAP, 4 e 5 Junho 2009

ALMEIDA, Pedro Vieira de – Architectural Theory – Operative Techniques in “Architectural Theory: A Technichal Practice?” Fourd EAAE-ENHA Sub-Network Workshop on Architectural Theory. Western Switzerland University of Applied Sciences, Fribourg College of Engineering and Architecture. Fribourg: October 14th-17th 2009.

ALMEIDA, Pedro Vieira de – 4 casos de integração: Frank Lloyd Wright. Conferência. Ciclo de Reflexão sobre Arte Cinema e Arquitectura. Porto: ESAP, Dezembro 2009.

ALMEIDA, Pedro Vieira de – 4 casos de integração: Mies Van Der Rohe. Conferência. Ciclo de Reflexão sobre Arte Cinema e Arquitectura. Porto: ESAP, Dezembro 2009.

ALVAREZ, Dario – O Capitólio de Chandigarh, Um Jardim da Memória. Conferência. Encontros do CEAA/1: “Ler Le Corbusier”. Porto: ESAP, 4 e 5 Junho 2009

CASTRILLO Romón, Maria – “La Charte D’athènes” Desde la Perspectiva De la Actual Renovación Urbana en Francia. Comunicação. Encontros do CEAA/1: “Ler Le Corbusier”. Porto: ESAP, 4 e 5 Junho 2009

GONZÁLEZ Cubero, Josefina – O Paradoxo dos Immeubles-Villas. Comunicação. Encontros do CEAA/1: “Ler Le Corbusier”. Porto: ESAP, 4 e 5 Junho 2009

MAIA, Maria Helena – From “Portuguese House” to the Enquiry to “Popular Architecture in Portugal” – relations between tradition and modernity on Portuguese architecture. Conferência. Saframbolo: Universidade de Karabuk, Setembro, 2009.

MOREIRA, César Machado – Januário Godinho: Hica 1945-1968. Comunicação. Encontros do CEAA/2: “Januário Godinho – Leituras do Movimento Moderno”. Porto: ESAP, 3 e 4 Dezembro 2009

PIMENTEL, Jorge Cunha – Uma Escola Chamada Salazar? Comunicação. Encontros do CEAA/2: “Januário Godinho – Leituras do Movimento Moderno”. Porto: ESAP, 3 e 4 Dezembro 2009

PINTO, Miguel Moreira – João Andersen, Tempo e Projecto. Comunicação. Encontros do CEAA/2: “Januário Godinho – Leituras do Movimento Moderno”. Porto: ESAP, 3 e 4 Dezembro 2009

RINCÓN Borrego, Ivan – Regionalismo Nórdico. Identidad Moderna Inconclusa. Comunicação. Encontros do CEAA/2: “Januário Godinho – Leituras do Movimento Moderno”. Porto: ESAP, 3 e 4 Dezembro 2009

SALES, Fátima – Dois Retratos: Le Corbusier E Picasso. Comunicação. Encontros do CEAA/1: “Ler Le Corbusier”. Porto: ESAP, 4 e 5 Junho 2009

SALES, Fátima – Januário Godinho e os Paradigmas da Modernidade. Uma Perspectiva Crítica. Conferência. Encontros do CEAA/2: “Januário Godinho – Leituras do Movimento Moderno”. Porto: ESAP, 3 e 4 Dezembro 2009

SIMON, Mariann – Soft Touch of Technology. Seasonal Buildings at Lake Balaton at The Turno of the 1960-ies. Comunicação. Encontros do CEAA/2: “Januário Godinho – Leituras do Movimento Moderno”. Porto: ESAP, 3 e 4 Dezembro 2009

TREVISAN, Alexandra – Le Corbusier: A influência da obra escrita nos arquitectos do Porto. Comunicação. Encontros do CEAA/1: “Ler Le Corbusier”. Porto: ESAP, 4 e 5 Junho 2009

VIRTUDES, A. et al. – From the Plan to the City: Challenges in Planning Implementation, International Scientific Conference Regional Development, Spatial Planning and Strategic Governance, Thematic Conference Proceedings Volume 1, Belgrade – Serbia, 7-8 December, Institute of Architecture and Urban & Spatial Planning of Serbia / IAUS

VIRTUDES, A. – GIS: a New Cartography in Urban Design, International Conference Cartography and Urban Society (from the 19th century to the news), Paris – France, 4 December, University Paris XII.

VIRTUDES, A. et al. – One Street Two Cities: from the sketch to the street, a dialectic relation in the history of urban segregation, International Conference City Street: Cultural Intimacy and Global Image, Beirut – Lebanon, 18-20 November, Faculty of Architecture, Art & Design, Notre Dame University – Louaize.

VIRTUDES, A. – Religious Heritage as Precursor of Urban Centrality: the case of Santarém, RIPAM_3 – 3rd International Meeting on Architecture Heritage of the Mediterranean, Lisbon – Portugal, 15-17 October, Universidade Lusíada de Lisboa.

VIRTUDES, A. – S. Francisco de Santarém: um convento precursor da Periferia, III Congreso Internacional sobre el Franciscanismo en la Peninsula Ibérica, Ciudad Rodrigo – Espanha 15-17 Outubro

VIRTUDES, A. – The Railway cutting the city: the experience of Ribeira in Santarém, 5th Railway History Congress, Palma de Mallorca – España, 14-16 October (Session 5 Mesa 3)

VIRTUDES, A. et al. – GIS: A New Tool In The Monitoring Of Land Use Management, in New Models for Innovative Management and Urban Dynamics (COST TU602), Faro – Portugal, 12-14 October.

VIRTUDES, A. et al. – Urbanization Project of Ribeira da Carpinteira, Covilhã: a new centrality in the periphery in 13th International Conference on Project Engineering, Abstracts / Libro de Resúmenes, Badajoz – España, 8-10 Julio, Asociación Española de Engenierías de Proyectos / AEIPRO

VIRTUDES, A. – Peripheries: challenges on the other side of centrality, 15th Annual Meeting APDR, Cidade da Praia – Cape Verde Islands, 6-11 July.

VIRTUDES, A. et al. – Projecto Urbano num troço do Rio Ave na cidade da Trofa, Conferência Engenharias’09, Universidade da Beira Interior – Covilhã, 25-27 Novembro.

VIRTUDES, A. et al. – Influências do Plano Ventura Terra: Requisitos de Centralidade na Cidade do Funchal, Conferência Engenharias’09, Universidade da Beira Interior – Covilhã, 25-27 Novembro.

VIRTUDES, A. et al. – Desenho de Zonas Ribeirinhas: Integrar a Estrutura Ecológica na Estrutura Urbana, Conferência Engenharias’09, Universidade da Beira Interior – Covilhã, 25-27 Novembro.

VIRTUDES, A. et al. – Aplicação de Sistemas de Informação de Usos do Solo em áreas de Expansão Urbana, Encontro Anual da Sociedade Portuguesa da Ciência do Solo – Resumos 2009, Universidade do Algarve – Faro, 8-10 Julho.

VIRTUDES, A. – Transformações Urbanísticas Modernas em Santarém (1834-1948), 2nd Portuguese Meeting of Urban and Regional Planning young researchers / EPIPRU 2009, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, 14 de Maio

2008

MAIA, Maria Helena – Arquitectura e Identidade no Portugal de Oitocentos. Conferência. Mantua: Politécnico de Milão – Pólo de Mantua, Junho, 2008.

MAIA, Maria Helena – Arquitectura Contemporânea do Porto. Conferência. Mantua: Politécnico de Milão – Pólo de Mantua, Junho, 2008.

2007

ALMEIDA, Pedro Vieira de – Some Basic Ideas on Theory in the Second EAAE-ENHSA Sub-network workshop on Architectural Theory: “Mapping the Field of Architectural Theory in European Schools of Architecture”. (The Faculty of Architecture and Fine Art, NTNU, Trondheim, Norway, 28-30 June 2007).

ALMEIDA, Pedro Vieira de – Post-Modernidade e Globalização. Comunicação apresentada na mesa “Paradigmas” do Colóquio Internacional “Criação e Constrangimento”. Lisboa: FCSH-UNL, 28 e 29 de Setembro de 2007

MAIA, Maria Helena – Octávio Lixa Filgueiras, comunicação na mesa-redonda “Octávio Lixa Filgueiras – Testemunhos”. Porto: ESAP, 9 de Maio de 2007.

MAIA, Maria Helena – Poder e Memória Comunicação apresentada ao Colóquio Internacional “Criação e Constrangimento”. Lisboa: FCSH-UNL, 28 e 29 de Setembro de 2007.

MAIA, Maria Helena – Teaching, Researching, Creating Architecture and its History in the Second EAAE-ENHSA Sub-network workshop on Architectural Theory: “Mapping the Field of Architectural Theory in European Schools of Architecture”. The Faculty of Architecture and Fine Art, NTNU, Trondheim, Norway, 28-30 June 2007.

MUGA, Henrique – Cinema, filme e espectador: para uma psicologia do cinema. Comunicação. Colóquio “O Cinema E As Artes Ou As Artes No Cinema”. Porto: ESAP, 11 e 12 Outubro 2007

PIMENTEL, Jorge Cunha – O arquitecto Rogério de Azevedo no Arquivo Municipal da Póvoa. Comunicação. Póvoa de Varzim: Câmara Municipal da Póvoa de Varzim/Arquivo Municipal, 2007

TREVISAN, Alexandra – Cinema Batalha: um manifesto de modernidade no Porto dos anos 40 Comunicação. Colóquio “O Cinema E As Artes Ou As Artes No Cinema”. Porto: ESAP, 11 e 12 Outubro 2007

MATIAS, Isabel – Ordenamento de Território e Urbanismo, Diversos seminários de Formação Complementar de Apoio ao Estágio em Arquitectura da Ordem dos Arquitectos, 2007.

Published Works

The following list includes publications by full members since 2007. In the case of assistant researchers the list only contemplates publications within CEAA-promoted activities.

2015
Livros Publicados

Approaches to Modernity / Edited by Maria Helena Maia and Mariann Simon. Porto, CEAA, 2015.

Arquitectura Moderna no Arquivo Teófilo Rego / Coord. Alexandra Trevisan, Inês Azevedo e Joana Mateus. Catálogo. Porto: CEAA, 2015, 232 pág.

Fotografia e Arquivo / Graça Barradas, Inês Azevedo e Joana Mateus (ed.) Porto: CEAA, Edições Caseiras/25, 2015, 72 pág. (with peer review)

Photography & Modern Architecture. Conference Proceeedings / Edited by Alexandra Trevisan, Maria Helena Maia and César Machado Moreira. Porto: CEAA, 2015, 362 pág.

Photography & Modern Architecture. Book of abstracts/ Edited by Alexandra Trevisan, Maria Helena Maia and César Machado Moreira. Porto: CEAA, 2015, 56 pág.

Southern Modernisms. Critical stances through regional appropriations. Conference Proceeedings / Edited by Joana Cunha Leal;, Maria Helena Maia; Begoña Farré Torras. Porto: IHA/FCSH-UNL, CEAA/ESAP-CESAP, 2015,  520 pág.

Southern Modernisms. Critical stances through regional appropriations. Book of abstracts / Edited by Edited by Joana Cunha Leal;, Maria Helena Maia; Begoña Farré Torras. Porto: IHA/FCSH-UNL, CEAA/ESAP-CESAP, 2015, 72 pág.

Teófilo Rego e os Arquitectos Edições Caseiras/26 Alexandra Trevisan, César Machado Moreira e Jorge Cunha Pimentel (ed.) Porto: CEAA, 2015, 60 pág. (with peer review)

Capítulos de livros, artigos e textos publicados em actas

BARRETO, Pedro – The ‘Salt of the Stones’: Preliminary Remarks on Architecture and Photography – the ZRB files in Photography & Modern Architecture. Conference Proceeedings / Edited by Alexandra Trevisan, Maria Helena Maia and César Machado Moreira. Porto: CEAA, 2015, p. 74-87

CARDOSO, Alexandra and MAIA, Maria Helena – Photography and vernacular architecture: the Portuguese approach in Photography & Modern Architecture. Conference Proceeedings / Edited by Alexandra Trevisan, Maria Helena Maia and César Machado Moreira. Porto: CEAA, 2015, p. 112-125

CARDOSO, Alexandra; MAIA, Maria Helena – Tradition and Modernity. The Historiography of the Survey on Regional Architecture in Approaches to Modernity. Porto, CEAA, 2015, p. 113-125 (with peer review)

CARDOSO, Alexandra; MAIA, Maria Helena; TREVISAN, Alexandra – Parallel Paths in Southern Modernisms. Critical stances through regional appropriations.Conference Proceeedings / Edited by Joana LEAL, Joana Cunha, Maria Helena Maia and Begoña Farré Torras. Porto: IHA/FCSH-UNL, CEAA/ESAP-CESAP, 2015, p. 72-84.

CARNEIRO, Maria – Retratos do actor como celebridade. Contaminações entre a pintura e o teatro nos retratos de David Garrick in  Actas do IV Congresso de História da Arte Portuguesa em homenagem a José-Augusto França – Sessões Simultâneas (2ª edição revista e aumentada). Lisboa: APHA. 2015, p. 428-434

GONZALEZ CUBERO, Josefina – Shaping Vision: The photographic work by Aris Konstantinidis in Photography & Modern Architecture. Conference Proceeedings / Edited by Alexandra Trevisan, Maria Helena Maia and César Machado Moreira. Porto: CEAA, 2015, p. 126-140

MAIA, Maria Helena; CARDOSO, Alexandra – O Inquérito à Arquitectura Regional: contributo para uma historiografia crítica do Movimento Moderno em Portugal in  Actas do IV Congresso de História da Arte Portuguesa em homenagem a José-Augusto França – Sessões Simultâneas (2ª edição revista e aumentada). Lisboa: APHA. 2015, p. 535-546

MAIA, Maria Helena; TREVISAN, Alexandra – Teófilo Rego e os arquitectos do Porto, uma relação profissional in Teófilo Rego e os Arquitetos  /Edited by Alexandra Trevisan, Jorge Cunha Pimentel e Miguel Moreira Pinto. Porto: CEAA, 2015, p. 17-24 (with peer review)

MAIA, Maria Helena; CARDOSO, Alexandra; TREVISAN, Alexandra; COUTO, Joana – Southern Architectures in Southern Modernisms. Critical stances through regional appropriations. Conference Proceeedings / Edited by Joana Cunha Leal, Maria Helena Maia and Begoña Farré Torras. Porto: IHA/FCSH-UNL, CEAA/ESAP-CESAP, 2015, p. 268-280

MOREIRA, César Machado – Uma ideia de paisagem na acção da HICA. Da transformação à percepção in Teófilo Rego e os Arquitetos / Edited by Alexandra Trevisan, Jorge Cunha Pimentel e Miguel Moreira Pinto. Porto: CEAA, 2015, p. 45-56 (with peer review)

MOREIRA, César Machado – Uma ideia de paisagem na acção da HICA. Da transformação à percepção in Arquitectura Moderna no Arquivo Teófilo Rego / Alexandra Trevisan, Inês Azevedo e Joana Mateus (Coord.). Catálogo. Porto: CEAA, 2015, p. 47-63

MATEUS, Joana; AZEVEDO, Inês – Em exposição: o Fundo fotográfico Teófilo Rego e as “Exposições Magnas” in Fotografia e Arquivo. Porto: CEAA, Edições Caseiras/25,  2015, p. 59-69

MATEUS, Joana; AZEVEDO, Inês – Mediating and Materializing / Perceiving and Participating: an exhibition script on Photography and Architecture in Photography & Moderne Architecture, Conference Proceedings. Porto: CEAA, 2015, p. 189-209

PIMENTEL, Jorge Cunha – A presença da obra de Rogério de Azevedo na fotografia de Teófilo Rego. Accepted (March 2015) in to be published in O Fotógrafo e os Arquitetos / Edited by Alexandra Trevisan, Jorge Cunha Pimentel e Miguel Moreira Pinto. Porto: CEAA, 2015 (with peer review)

PIMENTEL, Jorge Cunha – Collages and photomontages in architectural representation. The photographic works of Teófilo Rego in Photography & Modern Architecture. Conference Proceeedings / Edited by Alexandra Trevisan, Maria Helena Maia and César Machado Moreira. Porto: CEAA, 2015, p. 277-292

PIMENTEL, Jorge Cunha – A presença da obra de Rogério de Azevedo na fotografia de Teófilo Rego  in Teófilo Rego e os Arquitetos  / Edited by Alexandra Trevisan, Jorge Cunha Pimentel e Miguel Moreira Pinto. Porto: CEAA, 2015, p. 35-43 (with peer review)

PIMENTEL, Jorge Cunha – Fotomontagens e colagens in Arquitectura Moderna no Arquivo Teófilo Rego / Alexandra Trevisan, Inês Azevedo e Joana Mateus (Coord.). Catálogo. Porto: CEAA, 2015, p. 65-80

PIMENTEL, Jorge Cunha – Regionalist projects of Rogério de Azevedo in Southern Modernisms. Critical stances through regional appropriations. Conference Proceeedings / Edited by Joana Cunha Leal, Maria Helena Maia and Begoña Farré Torras. Porto: IHA/FCSH-UNL, CEAA/ESAP-CESAP, 2015, p. 317-332.

PIMENTEL, Jorge Cunha – Collages and photomontages in architectural representation. The photographic works of Teófilo Rego in Photography & Modern Architecture. Conference Proceeedings / Edited by Alexandra Trevisan, Maria Helena Maia and César Machado Moreira. Porto: CEAA, 2015, p. 277-292

PINTO, Miguel Moreira – A sombra do arquitecto, da colaboração entre João Andresen e Teófilo Rego in Teófilo Rego e os Arquitetos  / Edited by Alexandra Trevisan, Jorge Cunha Pimentel e Miguel Moreira Pinto. Porto: CEAA, 2015, p. 25-33 (with peer review)

PINTO, Miguel Moreira – Sinais de luzes, o trabalho de Teófilo Rego para a Neolux in Arquitectura Moderna no Arquivo Teófilo Rego / Alexandra Trevisan, Inês Azevedo e Joana Mateus (Coord.). Catálogo. Porto: CEAA, 2015, p. 39-45

PINTO, Miguel Moreira – Light Signs, the Work of Teófilo Rego for Neolux  in Photography & Modern Architecture. Conference Proceeedings / Edited by Alexandra Trevisan, Maria Helena Maia and César Machado Moreira. Porto: CEAA, 2015, p. 293-302

SALES, Fátima; LEMOS, Assunção – Porto, obra de arte viva e habitada, in O Tripeiro, 7ª Série, Ano XXXIV, Número 3, Março 2015, Publicação Mensal, p. 66-72.

TREVISAN, Alexandra – Fotografia, Arquitectura Moderna e a ‘Escola do Porto’: interpretações em torno do Arquivo de Teófilo Rego. Expectativas e surpresas. in Teófilo Rego e os Arquitetos  / Edited by Alexandra Trevisan, Jorge Cunha Pimentel e Miguel Moreira Pinto. Porto: CEAA, 2015, p. 9-16 (with peer review)

TREVISAN, Alexandra – Nota Introdutória in Arquitectura Moderna no Arquivo Teófilo Rego / Alexandra Trevisan, Inês Azevedo e Joana Mateus (Coord.). Catálogo. Porto: CEAA, 2015, p. 7-14

TREVISAN, Alexandra – Modern Architecture in Teofilo Rego Archive in Photography & Modern Architecture. Conference Proceeedings / Edited by Alexandra Trevisan, Maria Helena Maia and César Machado Moreira. Porto: CEAA, 2015, p. 44-55

VIRTUDES, Ana Lidia – From the City to the Building. Approaches to Modernity – La Tourette as a landmark in Approaches to Modernity. Porto, CEAA, 2015, p. 19-29 (with peer review)

2014
Livros Publicados

António Ferro. Um projecto e dois ensaios Texts of Pedro Vieira de Almeida edited by Maria Helena Maia. Porto: CEAA, 2014, 64 pág.

Dramatic Architectures. Places of drama – drama for places. Book of abstracts  / Edited by Jorge Jorge Palinhos and Maria Helena Maia. Porto: CEAA, 2014, 80 pág.

Dramatic Architectures. Places of drama – drama for places. Conference proceedings  / Edited by Jorge Palinhos and Maria Helena Maia. Porto: CEAA, 2014, 536 pág. ISBN: 978-972-8784-60-7.

Obra Pública de Rogério de Azevedo. Os Anos Do SPN/SNI e da DGEMN / Jorge Cunha Pimentel. PhD thesis, University of Valladolid, 2014

Capítulos de livros, artigos e textos publicados em actas

BARRADAS, Graça – O fundo fotográfico Teófilo Rego – da preservação ao acesso online Accepted (October  2014) to be published in Fotografia e Arquivo, ESAP, 2014 (with peer review)

BARRADAS, Graça; GRAÇA, Miguel Silva – The Recovery of commercial photographic archives throughthe construction of online databases: The Teofilo Rego archive as a case study, The International Journal of The Image, volume 5, issue 2. Illinois (USA): Common Ground Publishing LLC, 2014. pp. 15-23 (with peer review)

CARDOSO, Nuno Pinto e CARDOSO, Maria [Alexandra] – A Acústica nas Práticas de Reabilitação. Conversão de casas de matriz unifamiliar em edifícios multifamiliares no centro histórico do Porto in Anuário do Património. Boas práticas de conservação e reabilitação – Nº2, 2014, p. 112-119 Editor Canto Redondo, 2014 (ISSN 2182-522X) (with peer review).

CARNEIRO, Maria – A house as space and memory: a case-study of Teatro do Vestido’s performance “Até Comprava o Teu Amor” in Dramatic Architectures. Places of drama – drama for places. Conference proceedings / Edited by Jorge Palinhos and Maria Helena Maia. Porto: CEAA, 2014, p. 112-124

CARNEIRO, Maria – Entrevista a Kirsten Dehlholm, Revista Persona #2, 2014, p. 8-17

CARNEIRO, Maria – SET THE MACHINE INTO MOTION – On Hotel Pro Forma performance Laughter in the Dark in 5th Global Conference: Performance – Visual Aspects of Performance Practice (Conference Proceedings). Oxford: Inter-disciplinary Press, 2014

GONZALEZ Cubero, Josefina – Pictures of the theatre that could not be. Maruja Mallo´s stage designs in Dramatic Architectures. Places of drama – drama for placesConference proceedings. Porto: CEAA, 2014

MAIA, Maria Helena – Raul Lino segundo Pedro Vieira de Almeida in Colóquio Nacional Raul Lino em Sintra. Actas do I Ciclo de Conferências  (Sintra: Palácio de Seteais, 3-4 Abril 2014). Sintra: Castelo do Amor, 2014, p. 67-80.

MAIA, Maria Helena; CARDOSO, Alexandra – Portugueses in CIAM X in 20th Century New Towns. Archetypes and Uncertainties. Conference Proceedings (Porto: 22-24 May 2014). Porto: Departamento de Arquitectura e Centro de Estudos Arnaldo Araújo da ESAP, 2014, p. 193-213

MOREIRA, César Machado – Hydroelectric Towns in Portugal in 20th Century New Towns. Archetypes and Uncertainties. Conference Proceedings. Porto: Departamento de Arquitetura & Centro de Estudos Arnaldo Araújo of ESAP, 2014, p. 263-276.

PALINHOS, Jorge – Space and performance: researching place and gesture in real settings in Dramatic Architectures. Places of drama – drama for placesConference proceedings. Porto: CEAA, 2014

SALES, Fátima – Januário Godinho: a arquitectura como síntese. Diálogo entre a modernidade e a tradição, Revista Arquitectura Lusíada, Nº 6, 2º Semestre 2014, p. 33-50. ISSN1647-900

TREVISAN, Alexandra – A traveling theatre in Dramatic Architectures, Places of Drama, Drama for Places. Conference Proceedings. Porto: CEAA, 2014, p.522-534

2013
Livros Publicados

Ensaio sobre o espaço da arquitectura /Pedro Vieira de Almeida. Porto: CEAA, Edições Caseiras/21, 2013 (108 pág.)

A Noção de Espessura na Linguagem Arquitectónica /Pedro Vieira de Almeida. Porto: CEAA, Edições Caseiras/20, 2013 (28 pág.)

Dois Parâmetros de Arquitectura Postos em Surdina. Leitura crítica do Inquérito à arquitectura regional. Caderno 2 /Pedro Vieira de Almeida. Porto: CEAA, Edições Caseiras/17, 2013 (68 pág.)

Dois Parâmetros de Arquitectura Postos em Surdina. Leitura crítica do Inquérito à arquitectura regional. Caderno 3 /Maria Helena Maia, Alexandra Cardoso e Joana Cunha Leal.  Porto: CEAA, Edições Caseiras/18, 2013 (76 pág.)

Dois Parâmetros de Arquitectura Postos em Surdina. Leitura crítica do Inquérito à arquitectura regional. Caderno 4 /Maria Helena Maia, Alexandra Cardoso e Joana Cunha Leal.  Porto: CEAA, Edições Caseiras/19, 2013 (68 pág.) To and Fro: Modernism and Vernacular Architecture / Edited by Joana Cunha Leal,  Maria Helena Maia e Alexandra Cardoso. Porto: CEAA, 2013 (240 pág.)

A ‘Arquitectura Popular em Portugal’. Uma Leitura Crítica - Relatório detalhado /Maria Helena Maia, Alexandra Cardoso e Joana Cunha Leal. Porto, 2013. Policopiado.

TREVISAN, Alexandra – Influências Internacionais na Arquitectura Moderna no Porto (1926-1956). Tese de Doutoramento. Departamento de Teoria de la Arquitectura y Proyectos Arquitectonicos, Universidad de Valladolid, 2013.

Capítulos de livros, artigos e textos publicados em actas

ÁLVAREZ Álvarez, Darío – “Paraísos de un pasado futuro” in Nieves Fernández Villalobos (ed.), Utopías Domésticas. La Casa del Futuro de Alison y Peter Smithson. Fundación Caja de Arquitectos. Barcelona, 2013, pág. 15-19.

ÁLVAREZ Álvarez, Darío y Miguel Ángel de la IGLESIA Santamaría – Iter Plata. Proyectar el paisaje patrimonial. Her&Mus. Heritage & Museography. nº 11, 2013, pag. 64-73.

AZEVEDO, Inês, Joana MATEUS, Assunção PESTANA – “Lacunas and their interpretations: a contemporary look at the photographic work of Teófilo Rego” in Contemphoto’13. Contemporary Photography Conference. Visualisation & Urban History in Contemporary Photography. Istanbul: Dakam Publishing, 2013, p. 28-35

BARROS, Né– “Project Film: Familiar Images” in On Cinema|2013 Livro de Actas / Conference Proceedings / António Preto, M.F. Costa e Silva e Marco Miranda (ed.). Porto, CEAA/DTC, 2013, p.52-63

CASTRILLO Romón, María – “La réhabilitation urbaine : une politique impossible ?” in Laurent COUDROY DE LILLE; Céline VAZ, et Charlotte VORMS. L’urbanisme espagnol depuis les années 1970. La ville, la démocratie et le marché. Rennes: Presses universitaires de Rennes, 2013, p. 113-125.

CASTRILLO Romón, María y Jean Pierre GARNIER– “Aléas de la patrimonialisation urbaine?” in Espaces et Sociétés, Volumen: 152-153, nº 1-2/2013. França: Érès, 2013. 

COUTO, Joana; Paulo CORREIA; Bruno MATOS – “Reflexão para um itinerário cultural de arquitectura (made in)dústria – Riba d’Ave e Oliveira de São Mateus”, in Boletim Cultural da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, III série, nº 6/7, Maio de 2013, p. 489-493.

LEAL, Joana Cunha, Maria Helena MAIA e Alexandra CARDOSO – “Architectural Theory and the Vernacular in Pedro Vieira de Almeida’s writing” in To and Fro. Modernism and Vernacular Architecture. Porto: CEAA, 2013, p. 105-116

LLERA, Ramón Rodriguez y Sara Pérez Barreiro – “La influencia metabolista en el cine de ciencia ficción” in On Cinema|2013 Livro de Actas / Conference Proceedings / António Preto, M.F. Costa e Silva e Marco Miranda (ed.). Porto, CEAA/DTC, 2013, p.256-276

MOREIRA, César Machado e Miguel GRAÇA – “Photography, landscape and modern architecture: Januário Godinho, Teófilo Rego and Álvaro Cardoso de Azevedo – The HICA conection” in Comtemphoto’13 Comtemporary Photography Conference, Vizualisation & Urban History in Comtemorary Photography, Istambul, 2013, p. 96-108.

RINCÓN Borrego, Iván I.– “Truman’s world. from simulated reality to architectural utopia to simulated reality” in On Cinema|2013 Livro de Actas / Conference Proceedings / António Preto, M.F. Costa e Silva e Marco Miranda (ed.). Porto, CEAA/DTC, 2013, p.238-255

SALES, Fátima – “Januário Godinho Arquitecto. (1910-1990)”, Revista EN BLANCO. Nº13. Fátima Fernandes e Michele Cannatà (ed.). Valencia, Espanha. 2013. p. 13-17.

 
2012
Livros Publicados

 Artes Performativas: Novos Discursos / Né Barros, Juan Carlos Román e Maria Helena Maia editores.  Porto: CEAA, 2012 (108 p.)

Januário Godinho: Leituras do Movimento Moderno / Alexandra Cardoso, Fátima Sales e Jorge Cunha Pimentel editores. Porto: CEAA, 2012, (212 p.)

Surveys on Vernacular Architecture. Their significance in 20th century architectural culture. Conference Proceedings / Edited by Alexandra Cardoso, Joana Cunha Leal and Maria Helena Maia. Porto: CEAA, 2012 (554 p.)

Surveys on Vernacular Architecture. Their significance in 20th century architectural culture. Book of abstracts / Edited by Alexandra Cardoso, Joana Cunha Leal and Maria Helena Maia. Porto: CEAA, 2012 (68 p.)

Dois Parâmetros de Arquitectura Postos em Surdina. Leitura crítica do Inquérito à arquitectura regional. Caderno 1 / Pedro Vieira de Almeida. Porto: CEAA, Edições Caseiras/16, 2012 (80 p.)

 Apropriações do Movimento Moderno / Apropriaciones del Movimiento Moderno /Alexandra Trevisan, Ana Lídia Virtudes, Daniel Villalobos, Fátima Sales, Josefina Gonzalez Cubero e Maria Castrillo Romón editores. Actas do VII Encontro do CEAA (Zamora, 2011). Porto: CEAA, 2012 (368 p.)

Apropriações do Movimento Moderno / Apropriaciones del Movimiento Moderno. Livro de Resumos /Alexandra Trevisan, Ana Lídia Virtudes, Daniel Villalobos, Fátima Sales, Josefina Gonzalez Cubero e Maria Castrillo Romón editores.  (Zamora, Fundación rei Afonso Henriques, 2011). Porto: CEAA, 2012 (52 p.)

Ler Le Corbusier / Alexandra Trevisan, Josefina Gonzalez Cubero e Pedro Vieira de Almeida editores. Porto: CEAA, 2012 (276 p.)

Capítulos de livros, artigos e textos publicados em actas

ACCIAIUOLI, Margarida – “Os primeiros ecos de Le Corbusier em Portugal” in Ler Le Corbusier. Porto: CEAA, 2012, p. 115-127

ALMEIDA Pedro Vieira de – “Posicionamento Teórico”, Revista de História da Arte, nº 10, práticas da teoria/practices of theory do Instituto de História da Arte da FCSH-UNL, 2012

ALMEIDA, Pedro Vieira de – “A Criação Teórica”, J.A. Jornal Arquitectos, 244, Lisboa, Ordem dos Arquitectos, Jan/Fev/Mar 2012, p.111-115.

ALMEIDA, Pedro Vieira de – “A Poética de Le Corbusier – A Poesia de Valéry – Uma Pedagogia Impossível” in Ler Le Corbusier. Porto: CEAA, 2012, p. 255-268

ÁLVAREZ Álvarez, Darío – “O capitólio de Chandigarh, um jardim da memória” in Ler Le Corbusier. Porto: CEAA, 2012, p. 29-43

AZEVEDO, Inês; Miguel Silva GRAÇA;, Joana MATEUS; Jorge PIMENTEL; Miguel Moreira PINTO; Duarte RIBEIRO; Alexandra TREVISAN – “The Photographer and the Architect: a case study”. Aceite para publicação (Agosto de 2012) in 2nd International Conference of Photography and Theory – Photography and Museums: Displayed and Displaying, Conference proceedings. Ayia Napa (Chipre): University of Cyprus, 2012, s/p (12 p.)

BARROS, Né– “O corpo performático e a escrita” in Artes Performativas: Novos Discursos. Porto: CEAA, 2012, p.11-28

BARROS, Né; Juan Carlos ROMÁN e Maria Helena MAIA – “Introdução” in Artes Performativas: Novos Discursos. Porto: CEAA, 2012, p. 5-9

CARDOSO, Alexandra e Maria Helena MAIA – “Arquitectura e Poder. Para uma Historiografia do Movimento Moderno em Portugal” in Apropriações do Movimento Moderno. Actas do VII Encontro do CEAA (Zamora, 2011). Porto: CEAA, 2012, p. 113-122.

CARDOSO, Alexandra; Fátima SALES e Jorge Cunha PIMENTEL – “Introdução” in Januário Godinho: Leituras do Movimento Moderno. Alexandra Cardoso, Fátima Sales e Jorge Cunha Pimentel, Editores. Porto, CEAA, 2012, p. 9-11.

CARNEIRO, Maria –“Arquivo e Colecções de Imagens do Passado, Presente e Futuro – o caso do Resource Centre do Centre for Performance Research” in Imagens de uma ausência. Modos de (Re) conhecimento do teatro através da Imagem. Lisboa: Colibri, 2012, p. 107-116.

CARNEIRO, Maria – “Retratos do Actor como Celebridade. Contaminações entre a pintura e o teatro nos retratos de David Garrick” in Actas do IV Congresso de História da Arte Portuguesa – APHA. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 21-24 Novembro 2012, p. 294-298

CASTRILLO Romón, María – “La “Charte d’Athènes” desde la perspectiva de la actual renovación urbana en Francia” in Ler Le Corbusier. Porto: CEAA, 2012, p. 161-188

COUTO, Joana – “Contributos para uma metodologia de intervenção no património arquitetónico construído” in Actas de Palcos da Arquitectura. II Seminário Internacional de Arquitectura, Urbanismo e Design da Academia de Escolas de Arquitectura e Urbanismo de Língua Portuguesa. Lisboa: FAUTL, 5-7 Novembro 2012, p. 404-410.

GONZÁLEZ Cubero, Josefina  – “Doble, Escenografía Y Clon del Movimiento Moderno” in Apropriações do Movimento Moderno. Actas do VII Encontro do CEAA (Zamora, 2011). Porto: CEAA, 2012, p. 168-184.

GONZÁLEZ Cubero, Josefina – “Hilos de teatro: la puesta en escena del Palacio de los Soviets de Le Corbusier, 1931” / “Strands of theatre: Le Corbusier’s stanging of Palace of the Soviets, 1931”, Revista Proyecto, progreso y arquitectura Nº 7 (Arquitectura entre concursos), Noviembre 2012, p. 68-89. Publicaciones de la Universidad de Sevilla, 2012.

GONZÁLEZ Cubero, Josefina – “O paradoxo dos immeubles-villas” in Ler Le Corbusier. Porto: CEAA, 2012, p. 57-78

GONZÁLEZ Cubero, Josefina– “Strands of Theatre: Le Corbusier’s Staging of the Palace of the Soviets, 1931”, Massilia - La boîte à miracles – Le Corbusier et le theater, 2012

JIMÉNEZ, Marina e María A. CASTRILLO Romón – “El potencial del “verde moderno”, entre la continuidad y la encrucijada” in Apropriações do Movimento Moderno. Actas do VII Encontro do CEAA (Zamora, 2011). Porto: CEAA, 2012, p. 185-206

LEAL, Joana Cunha, Maria Helena MAIA e Alexandra CARDOSO – “Pedro Vieira de Almeida and the Survey” in Surveys on Vernacular Architecture. Their significance in 20th century architectural culture. Conference Proceedings. Porto: CEAA, 2012, p. 25-35

MAIA, Maria Helena – “From the Portuguese House to the ‘Popular Architecture in Portugal’: notes on the construction of Portuguese architectural identity”, National Identities, special issue: Architecture and the Construction of National Identity, vol. 14Issue 3, 2012. p. 243-256 (Scopus) DOI:10.1080/14608944.2012.702746

MAIA, Maria Helena e Alexandra CARDOSO – “Portuguese Popular Architecture: Appropriations” in Proc. of ISVS-6, 6th International Seminar on Vernacular Settlements, Contemporary Vernaculars: Places, Processes and Manifestations, April 19-21, 2012, Famagusta, North Cyprus, p. 312-22

MAIA, Maria Helena e Alexandra CARDOSO  – “O Inquérito à Arquitectura Regional: contributo para uma historiografia crítica do Movimento Moderno em Portugal” in Actas IV Congresso de História da Arte Portuguesa  – APHA, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. 21-24 Novembro 2012, p. 379-387

MAIA, Maria Helena, Alexandra CARDOSO e Joana Cunha LEAL – “Our Project: The “Popular Architecture in Portugal”. A Critical Look. Intercalar results of a research Project” in Surveys on Vernacular Architecture. Their significance in 20th century architectural culture. Conference Proceedings. Porto: CEAA, 2012, p. 15-24.

MARTINS, Ana Maria Tavares, Ana Lídia VIRTUDES e Mafalda Teixeira de SAMPAYO – “Arquitectura de Luis Barragán: apropriação e influências na contemporaneidade” ” in Apropriações do Movimento Moderno. Actas do VII Encontro do CEAA (Zamora, 2011). Porto: CEAA, 2012, p. 207-226.

MOREIRA, César Machado – “Hidreléctrica do Cávado 1945-1964. Uma ideia de paisagem na Arquitectura de Januário Godinho” in Apropriações do Movimento Moderno. Actas do VII Encontro do CEAA (Zamora, 2011). Porto: CEAA, 2012, p. 227-243.

MOREIRA, César Machado – Hidroelectrica do Cávado 1945 a 1968. Processos de electrificação da paisagem” in Januário Godinho: Leituras do Movimento Moderno. Alexandra Cardoso, Fátima Sales e Jorge Cunha Pimentel, Editores. Porto, CEAA, 2012, p. 59-67

MOREIRA, César Machado – The HICA Central Quaters” in Surveys on Vernacular Architecture. Their significance in 20th century architectural culture. Conference Proceedings. Porto: CEAA, 2012, p. 344-355.

MOREIRA, César Machado– “HICA 1945-1964 – An Hydroelectric Landscape” Apresentado  in Theoretical Currents II: Architecture and its Geographical Horizons, Lincoln, UK, 5-6 Abril 2012 

PESTANA, Assunção–  Poesia Visual e Artes, Proposta metodológica e investigativa no Ensino Superior in Livro de Resumos do VII Congresso Ibero-americano de docência universitária, CIIE – Centro de Investigação Intervenção Educativas. Porto, Portugal, 2012. (referencia 534)

PESTANA, Assunção; Manuel NEIVA – “Projecto ‘Antes e Depois’”, European Review of Artistic Studies, vol.3, n.4, 2012, p. 58-72

PIMENTEL, Jorge Cunha – “Uma Escola chamada Salazar?” in Januário Godinho: Leituras do Movimento Moderno. Alexandra Cardoso, Fátima Sales e Jorge Cunha Pimentel, Editores. Porto, CEAA, 2012, p. 75-90

PINTO, Miguel Moreira– “João Andersen: Tempo e Lugar” in Januário Godinho: Leituras do Movimento Moderno. Alexandra Cardoso, Fátima Sales e Jorge Cunha Pimentel, Editores. Porto, CEAA, 2012, p. 91-102

PINTO, Miguel Moreira– “João Andresen: o projecto da casa Ruben A.” in Apropriações do Movimento Moderno. Actas do VII Encontro do CEAA (Zamora, 2011). Porto: CEAA, 2012, p. 250-258

RINCÓN Borrego, Ivan – “A Arquitectura nórdica en la segunda mitad del siglo XX: la búsqueda de una identidad moderna” in Januário Godinho: Leituras do Movimento Moderno. Alexandra Cardoso, Fátima Sales e Jorge Cunha Pimentel, Editores. Porto, CEAA, 2012, p. 191-202

RINCÓN Borrego, Iván I. – “Principios Orientales en la Arquitectura Doméstica Moderna Escandinava”  in Apropriações do Movimento Moderno. Actas do VII Encontro do CEAA (Zamora, 2011). Porto: CEAA, 2012, p. 280-297

ROMÁN, Juan Carlos – “Tradição e Descontinuidade Poética na Performance” in Artes Performativas: Novos Discursos. Porto: CEAA, 2012, p. 89-103

SALES, Fátima – “2 Retratos: Le Corbusier e Picasso” in Ler Le Corbusier. Porto: CEAA, 2012, p. 97-111.

SALES, Fátima – “Januário Godinho e os Paradigmas da Modernidade. Uma Perspectiva Crítica” in Januário Godinho: Leituras do Movimento Moderno. Alexandra Cardoso, Fátima Sales e Jorge Cunha Pimentel, Editores. Porto, CEAA, 2012, p. 15-42

SALES, Fátima – “Uma Empresa Feita Cidade” in Actas IVth ISCR DOCOMOMO Ibérico: La Fábrica, Paradigma de la Modernidade. (Gijón, Oviedo, 14-17 de Abril de 2010), Fundación DO.CO.MO.MO Ibérico, 2012, p. 197-204

SALES, Fátima e Joana COUTO – “Monumentos Modernos: Da Inquietude da Preexistência à Materialidade da Transformação” in Apropriações do Movimento Moderno. Actas do VII Encontro do CEAA (Zamora, 2011). Porto: CEAA, 2012, p. 315-331

SILVA, Manuel Ferreira da – “Espaço, Arquitetura e Poder, uma equação variável – três exemplos na obra do Arq. Francisco Oliveira Ferreira” in Actas de Palcos da Arquitectura. II Seminário Internacional de Arquitectura, Urbanismo e Design da Academia de Escolas de Arquitectura e Urbanismo de Língua Portuguesa. Lisboa: FAUTL, 5-7 Novembro 2012, p.142-151

SIMON, Mariann– “Specific Architecture Rooted in the Country. Survey on regional architecture and tourism development” in Surveys on Vernacular Architecture. Their significance in 20th century architectural culture. Conference Proceedings. Porto: CEAA, 2012, p. 505-519

SIMON, Mariann– “The Soft Touch of Technology. Seasonal Buildings at Lake Balaton at the Turn of the 60s” in Januário Godinho: Leituras do Movimento Moderno. Alexandra Cardoso, Fátima Sales e Jorge Cunha Pimentel, Editores. Porto, CEAA, 2012, p. 175-190

TREVISAN Alexandra; Josefina GONZALEZ Cubero e Pedro Vieira de ALMEIDA – “Introdução” in Ler Le Corbusier. Porto: CEAA, 2012 (2009), p. 9-10

TREVISAN, Alexandra– “Le Corbusier: a influência da obra escrita nos arquitectos do Porto” in Ler Le Corbusier. Porto: CEAA, 2012 (2009), p. 129-149

TREVISAN, Alexandra e Jorge Cunha PIMENTEL – “Persistências e apropriações no espaço urbano do Porto nos anos 40” in Apropriações do Movimento Moderno. Actas do VII Encontro do CEAA (Zamora, 2011). Porto: CEAA, 2012, p. 349-361

VIRTUDES, Ana Lidia – “Stilt-House Villages in Portugal: Planning the Unplanned” in Proceedings of  AESOP 26th Congress: Planning to achieve / Planning to avoid: The Need for New Discourses and Practices in Spatial Development and Planning., Ankara, Turkey: Association of European Schools of Planning Annual Meeting, 11-15 July, 2012

VIRTUDES, Ana Lidia e Filipa ALMEIDA – “Cultural Heritage in Portugal: Stilt-House Villages of the Tagus River” in HERITAGE 2012/3rd International Conference on Heritage and Sustainable Development. ed. by R. Amoêda, S. Lira, C. Pinheiro, Porto, Portugal: Green Lines Institute, June 19-22, 2012 (eBook).

VIRTUDES, Ana Lidia e Filipa ALMEIDA – “Planeamento Urbanístico ad hoc para territórios de exceção. Parte II – O caso exemplar da aldeia Avieira das Caneiras”, Folha Informativa n.º 21 – 2012, “Cultura Avieira: um Património, uma Identidade”, Ano 5, N.º 188, Santarém: ed. Instituto Politécnico de Santarém, 2012. [N.14])

VIRTUDES, Ana Lidia e Filipa ALMEIDA – “The Territory of “Avieiras” Stilt-House Villages in the Survey on Vernacular Architecture: what does the future hold?” in Surveys on Vernacular Architecture. Their significance in 20th century architectural culture. Conference Proceedings. Porto: CEAA, 2012, p. 536-549

VIRTUDES, Ana Lidia e Maria MANSO – “Eco Façades as a Feature in the City Sustainability” in HERITAGE 2012/3rd International Conference on Heritage and Sustainable Development (eBook ISBN: 978-989-95671-8-4), ed. by R. Amoêda, S. Lira, C. Pinheiro, Green Lines Institute, June 19-22, Porto, PORTUGAL, 2012

VIRTUDES, Ana Lidia e Maria MANSO – “Green Walls Benefits in Contemporary City”, in Proceedings of First International Conference on Architecture and Urban Design (1-ICAUD)”, Tirana, Albânia: Department of Architecture of Epoka University / Epoka University Press, 2012, p.1029-1038

 
2011
Livros Publicados
 Sverre Fehn: la forma natural de construir /Ivan Rincón Borrego. Tese de doutoramento. Departamento de Teoria de la Arquitectura y Proyectos Arquitectonicos, Universidad de Valladolid, 2011
Capítulos de livros, artigos e textos publicados em actas

FARIA, S.; Ana Lidia VIRTUDES – “Torres ‘Avista –Navios’: um património a reabilitar na cidade do Funchal” in Actas do 6.º Congresso Luso-Moçambicano de Engenharia: A Engenharia como Alavanca para o Desenvolvimento e Sustentabilidade, Maputo – Moçambique, 29 de Agosto a 2 de Setembro 2011

FARIA, S.; Ana Lidia VIRTUDES – “Torres “Avista-Navios”: Um Património a Reabilitar na Cidade do Funchal”, in CLEME’2011/III CEM A Engenharia como Alavanca Para o Desenvolvimento e Sustentabilidade, Capítulo XVI: “Reabilitação Urbana / Palafitas: Exemplos de Boas Práticas”, editores J. Silva Gomes, Carlos António, Clito Afonso, António Matos, Edições INEGI, Porto, 2011, p. 471-472 (ISBN: 978-972-8826-23-9)

LOUREIRO V.; Ana Lidia VIRTUDES – “Da Arquitectura Vernacular à informalidade Contemporânea dos Assentamentos: reabilitação urbana do bairro Avieiro da Póvoa de Santa Iria”, 2.º Congresso Nacional da Cultura Avieira, 17 e 18 Junho 2011, Instituto Politécnico de Santarém, Santarém – Portugal

MOREIRA, César – “A Arquitectura como A-Poc”, Revista Arquitectura Lusíada, nº2, 2011 (ISSN 1647-9009)

MOREIRA, César Machado – “Hidroeléctrica do Cávado, A paisagem como património” in Actas do simpósio, Património em Construção, Contextos para a sua Preservação, Lisboa, 2011, (ISBN 978-972-49-2231-7)

VIRTUDES, Ana Lidia – “Desafios no Sector da Habitação: Expectativas Sociais das Famílias / Políticas Urbanísticas” in Actas da 1.ª Conferência de Planeamento Regional e Urbano da Universidade de Aveiro & 11.º Workshop da APDR sobre o tema “Território, Mercado Imobiliário e a Habitação” Aveiro: Universidade de Aveiro, 11 Novembro 2011 (ISBN: 978-972-789-359-1)

VIRTUDES, Ana Lidia – “Reabilitação Urbana: o novo paradigma da cidade em Portugal”, in Resdomus. Porto: Grupo Atlas da Casa, CEAU-FAUP, 2011, 11p.  (ISSN: 1647-6395)

VIRTUDES, Ana Lidia – “Rede de Cidades em Regiões do Interior – Oportunidades criadas pela auto-estrada” in Revista Portuguesa de Estudos Regionais: Fronteiras e Desenvolvimento Regional, n.º27, 2.º Quadrimestre, 2011, p. 29-40. (ISSN: 1645-586X, indexada nas bases EconLit, JEL on CD, e-JEL e Journal of Economic Literature)

VIRTUDES, Ana Lidia – “Sustainability: The new principle of Urban Rehabilitation in Portugal”, in Proceedings of the Final Conference in Innsbruck – Sustainability of Constructions: Towards a Better Built Environment, COST C25 – Sustainability of Construction, editors: Luís Bragança, Heli Koukkari, et al. Innsbruck-AUSTRIA, 2011, p.25-28 (ISBN: 978-99957-816-0-6)

VIRTUDES, Ana Lidia e Filipa ALMEIDA –   “A Aldeia Palafítica das Caneiras: Evolução e Tradição Arquitectónica”, in CLEME’2011/III CEM A Engenharia como Alavanca Para o Desenvolvimento e Sustentabilidade, Capítulo XVI: “Reabilitação Urbana / Palafitas: Exemplos de Boas Práticas”, editores J. Silva Gomes, Carlos António, Clito Afonso, António Matos, Edições INEGI, Porto, 2011, p.483-484 (ISBN: 978-972-8826-23-9)

VIRTUDES, Ana Lidia e Filipa ALMEIDA –  Reabilitação Urbana de Antigas Áreas Industriais em Zonas Ribeirinhas”, in CLEME’2011/III CEM A Engenharia como Alavanca Para o Desenvolvimento e Sustentabilidade, Capítulo XVI: “Reabilitação Urbana / Palafitas: Exemplos de Boas Práticas”, editores J. Silva Gomes, Carlos António, Clito Afonso, António Matos, Edições INEGI, Porto, 2011, p.475-476 (ISBN: 978-972-8826-23-9)

VIRTUDES, Ana Lidia e Filipa ALMEIDA –   “Urban Rehabilitation: an Instrument for Sustainable Cities”, in Proceedings of the International Conference on Virtual Cities and Territories (Lisbon 2011), Chapter 2 “Sustainability, Urban form and urban design”, edited by Nuno Pinto, José Tenório, Mark Santos, Raquel Deus, Coimbra, COST, 2011, p. 429-434 (ISBN: 978-972-96524-6-2 / ISBN: 978-989-97510-0-2)

VIRTUDES, Ana Lidia, et al. – “Aldeias da Água: Um Património Cultural a Desenvolver”, in CLEME’2011/III CEM A Engenharia como Alavanca Para o Desenvolvimento e Sustentabilidade, Capítulo XVI: “Reabilitação Urbana / Palafitas: Exemplos de Boas Práticas”, editores J. Silva Gomes, Carlos António, Clito Afonso, António Matos, Edições INEGI, Porto, 2011, p. 479-480, (ISBN: 978-972-8826-23-9)

VIRTUDES, Ana Lidia, et al. – “Challenges of Urban Rehabilitation in Planning Process: the forgotten heritage of Avieiras Stilt-House Villages”, II Congresso Internacional sobre Cidades, Culturas e Sociabilidades, Faculdade de Letras, Universidade do Porto, Porto – Portugal, 3-4 Junho 2011

VIRTUDES, Ana Lidia, et al. – “Reabilitação Urbana: Novos Princípios de Boas Práticas”, in CLEME’2011/III CEM A Engenharia como Alavanca Para o Desenvolvimento e Sustentabilidade Capítulo XVI: “Reabilitação Urbana / Palafitas: Exemplos de Boas Práticas”, editores J. Silva Gomes, Carlos António, Clito Afonso, António Matos, Edições INEGI, Porto, 2011, p. 465-466 (ISBN: 978-972-8826-23-9)

VIRTUDES, Ana Lidia et al. – “Reabilitação Urbana: Retrospectiva Internacional de um Processo em Evolução” in Actas do 6.º Congresso Luso-Moçambicano de Engenharia: A Engenharia como Alavanca para o Desenvolvimento e Sustentabilidade, Maputo – Moçambique, 29 de Agosto a 2 de Setembro 2011

VIRTUDES, Ana Lidia;  MARTINS, A. – “La Tourette: Um caso de Reabilitação do Património Religioso”, in “CLEME’2011/III CEM A Engenharia como Alavanca Para o Desenvolvimento e Sustentabilidade”, Capítulo XVII: “Reabilitação do Património Monástico”, editores J. Silva Gomes, Carlos António, Clito Afonso, António Matos, Edições INEGI, Porto, 2011, p. 497-498 (ISBN: 978-972-8826-23-9)

VIRTUDES, Ana Lidia, ALMEIDA, F.; TRINDADE, D. – “Exigências de um Urbanismo na Mudança do Ciclo” in Actas do VIII Congresso Ibérico de Urbanismo: A Mudança do Ciclo. Um Novo Urbanismo, Covilhã: Faculdade de Engenharia, Universidade da Beira Interior, 27 a 29 de Outubro 2011

VIRTUDES, Ana Lidia; MANSO, M. – “Green Façades as a Feature in Urban Design” in Proceedings of ICEUBI 2011 – International Conference on Engineering UBI 2011: Innovation and Development, 28, 29 e 30 de Novembro 2011, Faculdade de Engenharia, Universidade da Beira Interior, Covilhã – Portugal

VIRTUDES, Ana Lidia; MARTINS, A. – “Porto Romântico Oitocentista: Novas Aberturas Viárias vs. Arquitectura”, Congresso: O Porto Romântico, 29 e 30 de Abril 2011, Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa, Campus Foz, Porto – Portugal

2010
Livros

Dois Parâmetros de Arquitectura Postos em Surdina. O Propósito de uma Investigação / Pedro Vieira de Almeida. Porto: CEAA, Edições Caseiras/14, 2010 (28 pág.)

Capítulos de livros, artigos e textos publicados em actas

CASTRILLO, Maria, Luis SANTOS, Ana Lídia VIRTUDES y Adriano ZILHÃO – “Breve reseña de la historia urbanística de Oporto”, in 21 Edifícios de Arquitectura Moderna en Oporto. Escuela Técnica Superior de Arquitectura de la Universidad de Valladolid – Espanha + Asociación Cultural Domus Pucelae + CEAA-Escola Superior Artística do Porto, 2010, p. 25-41

GONZÁLEZ Cubero, Josefina – “The potency of the shape as an ideal of beauty in modernity” in Approaches to Modernity. Maria Helena Maia and Mariann Simon, Editors. Porto, CEAA (submited, 2010) MAIA, Maria Helena – “Vandalismo e Abandono dos Bens Culturais (1875-1910)” in Portugal 1910-2010. 100 Anos de Património, Memória e Identidade. Lisboa: Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico, I.P., 2010, p. 63-64

MAIA, Maria Helena 2010 – “Luciano Batista Cordeiro de Sousa (1844-1900) ” in Portugal 1910-2010. 100 Anos de Património, Memória e Identidade. Lisboa: Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico, I.P., 2010, p. 72-73.

MAIA, Maria Helena 2010 –“ Joaquim Narciso Possidónio da Silva (1806-1896)” in Portugal 1910-2010. 100 Anos de Património, Memória e Identidade. Lisboa: Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico, I.P., 2010, p. 71-72.

PIMENTEL, Jorge Cunha – “Coliseu do Porto. 1937-1941” in 21 Edifícios de Arquitectura Moderna en Oporto. Escuela Técnica Superior de Arquitectura de la Universidad de Valladolid – Espanha + Asociación Cultural Domus Pucelae + CEAA-Escola Superior Artística do Porto, 2010, p. 81-93

RINCÓN Borrego, Ivan – “Casa de Chá y Piscinas de Mar de Matosinhos. Arquitectura y paisaje en la casa-restaurante Boa-Nova y las piscinas municipales en Leça de Palmeira de Álvaro Siza: dos miradas para uno solo mar” in 21 Edifícios de Arquitectura Moderna en Oporto.. Escuela Técnica Superior de Arquitectura de la Universidad de Valladolid – Espanha + Asociación Cultural Domus Pucelae + CEAA-Escola Superior Artística do Porto, 2010, p. 223-235

Moderna en Oporto. Escuela Técnica Superior de Arquitectura de la Universidad de Valladolid – Espanha + Asociación Cultural Domus Pucelae + CEAA-Escola Superior Artística do Porto, 2010, p.123-135

RINCÓN Borrego, Ivan – “Mercado del Buen Suceso. 1949-1952” in 21 Edifícios de Arquitectura Moderna en Oporto. Escuela Técnica Superior de Arquitectura de la Universidad de Valladolid – Espanha + Asociación Cultural Domus Pucelae + CEAA-Escola Superior Artística do Porto, 2010

SALES, Fátima – “Edificio Parnaso, Porto, 1954-1955. A Arquitectura Criativa de J. Carlos Loureiro” in 21 Edifícios de Arquitectura Moderna en Oporto. Escuela Técnica Superior de Arquitectura de la Universidad de Valladolid – Espanha + Asociación Cultural Domus Pucelae + CEAA-Escola Superior Artística do Porto, 2010 p. 137-146

TREVISAN, Alexandra, – “Cinema Batalha. Artur Andrade, 1944-1947” in 21 Edifícios de Arquitectura Moderna en Oporto. Escuela Técnica Superior de Arquitectura de la Universidad de Valladolid – Espanha + Asociación Cultural Domus Pucelae + CEAA-Escola Superior Artística do Porto, 2010, p. 95 -107

VIRTUDES, Ana Lídia – “Le SIG au service des expansions urbaines. Expérience portugaise”, Le Monde Des Cartes, Revue du Comité Français de Cartographie, nº 204, Jui. 2010, Comité Français de Cartographie, Paris – France, p. 43-50

VIRTUDES, Ana Lídia – “Urban Rehabilitation: the challenge of Town Planning in Portugal” in Journal Architecture, Civil Engineering And Environment Nr.4, 2010 (ACEE 4/2010), The Silesian University of Technology – Poland, p. 31-36

ALMEIDA, Pedro Vieira de – “Architectural Theory – Operative Techniques” in Architectural Theory: a technical practice? Proceedings of the 4th EAAE – ENHSA Network on Architectural Theory (4th workshop organized by: Fribourg College of Engineering and Architecture, Western Switzerland University of Applied Sciences, Fribourg. Switzerland: 15-17 October 2009) In Proceedings of four EAAE-ENHSA Subnetwork Workshops on Architectural Theory. Architectural Theory EAAE | ENHSA Workshops. Hasselt (2006), Trondheim (2007), Lisbon (2008), Fribourg (2009). Hilde HEYNEN, Alex RAUTA, Editors, 2010, p. 506-512

ALMEIDA, Pedro Vieira de – “On Vitruvius” in Third EAAE-ENHSA Sub-network workshop on Architectural Theory: How should the Schools of Architecture be doing the Research and Theory-building to help in charting the Profession’s future? Lisbon, 28-30 April, 2008. In Proceedings of four EAAE-ENHSA Subnetwork Workshops on Architectural Theory. Architectural Theory EAAE | ENHSA Workshops. Hasselt (2006), Trondheim (2007), Lisbon (2008), Fribourg (2009). Hilde HEYNEN, Alex RAUTA, Editors, 2010, p. 288-291

ALMEIDA, Pedro Vieira de – “Some Basic Ideas on Theory” in Second EAAE-ENHSA Sub-network workshop on Architectural Theory:  Mapping the Field of Architectural Theory in European Schools of Architecture. (The Faculty of Architecture and Fine Art, NTNU, Trondheim, Norway, 28-30 June 2007).  In Proceedings of four EAAE-ENHSA Subnetwork Workshops on Architectural Theory. Architectural Theory EAAE | ENHSA Workshops. Hasselt (2006), Trondheim (2007), Lisbon (2008), Fribourg (2009). Hilde HEYNEN, Alex RAUTA, Editors, 2010, p. 159-163

ALMEIDA, Pedro Vieira de – “Twelve Points on Theory” in First EAAE-ENHSA Sub-network workshop on Architectural Theory: Content and Methods of Teaching Architectural Theory in European Schools of Architecture Hasselt, 21-23 September, 2006. In Proceedings of four EAAE-ENHSA Subnetwork Workshops on Architectural Theory. Architectural Theory EAAE | ENHSA Workshops. Hasselt (2006), Trondheim (2007), Lisbon (2008), Fribourg (2009). Hilde HEYNEN, Alex RAUTA, Editors, 2010, p. 53-56

MAIA, Maria Helena – “From the Portuguese House to the Survey on Popular Architecture in Portugal: notes on the construction of Portuguese architectural identity”, Proc. of the International Conference on Theoretical Currents – Architecture, Design & the Nation, Nottingham, England,September, 2010, p. 136-144

MAIA, Maria Helena – “Teaching, Researching, Creating Architecture and its History” in Second EAAE-ENHSA Sub-network workshop on Architectural Theory: Mapping the Field of Architectural Theory in European Schools of Architecture. (The Faculty of Architecture and Fine Art, NTNU, Trondheim, Norway, 28-30 June 2007). In Proceedings of four EAAE-ENHSA Subnetwork Workshops on Architectural Theory. Architectural Theory EAAE | ENHSA Workshops. Hasselt (2006), Trondheim (2007), Lisbon (2008), Fribourg (2009). Hilde HEYNEN, Alex RAUTA, Editors, 2010

MOREIRA, César Machado  – “Hidroeléctrica do Cávado 1945-1964, Processos de Electrificação da Paisagem” in Actas IVth ISCR DOCOMOMO Ibérico: La Fábrica, Paradigma de la Modernidade. Gijón, Oviedo, 14-17 de Abril de 2010 (ISBN:978-84-615-7456-8)

SALES, Fátima – “Uma Empresa Feita Cidade”, in Actas IVth ISCR DOCOMOMO Ibérico: La Fábrica, Paradigma de la Modernidade. Gijón, Oviedo, 14-17 de Abril de 2010 (ISBN:978-84-615-7456-8) SILVA, Cátia – “Da utilização das formas puras na Arte” in Actas do Colóquio Artes Plásticas e Arquitectura. Porto: ESAP, 2010, p. 32-40

VIRTUDES, A. – “A Questão da Expansão versus Reabilitação: uma reflexão” in XIII Jornadas da AUP: Planos para o Século XXI, Associação dos Urbanistas Portugueses, 20 – 21 Mai. 2010, Póvoa de Varzim – Portugal.

VIRTUDES, A. – “Advantages of GIS Application in Planning Domain” in PLURIS2010, 4.º Congreso Luso Brasileiro sobre Planificación Urbana, Regional Integral y Sostenible, 6 – 8 Oct. 2010, Universidade do Algarve, Faro – Portugal.

VIRTUDES, A. – “Cities network: opportunities created by the motorway in Interior Regions” in International Meeting on Regional Science: The Future of the Cohesion Policy, 7.º Workshop APDR, 17 – 19 Nov. 2010, Elvas – Portugal.

VIRTUDES, A. – “GIS: a New Cartography in Urban Design”, in Proceedings of International Conference Cartography and Urban Society (from the 19th century to the news), Paris – France, 4 December, University Paris XII.

VIRTUDES, A. – “Inspiração Social da Cidade Moderna no Movimento Cultural Republicano” in I República e Republicanismo – Congresso Histórico Internacional, Assembleia da República, 29 Set. – 2 Out. 2010, Lisboa – Portugal.

VIRTUDES, A. – “Peripheries: challenges on the other side of centrality”, in Proceedings of 15th Annual Meeting APDR, Cidade da Praia – Cape Verde Islands, 6-11 July, p.2253-2262. ISBN: 978-989-96353-0-2

VIRTUDES, A. – “Reabilitação Urbana: o novo paradigma do Urbanismo Municipal” in Encontro da Ad Urbem 2010: Avaliação das Políticas de Ordenamento do Território e de Urbanismo, 26 e 27 Nov. 2010, Porto – Portugal.

VIRTUDES, A. – “The cultural heritage of religious spaces: the case of Santarém” in HERITAGE 2010, 2nd International Conference on Heritage and Sustainable Development, 22 – 26 Jun. 2010, Évora – Portugal.

VIRTUDES, A. – “The religious spaces as the symbolic city walls” in 10th International Conference on Urban History: City & Society in European History, European Association for Urban History, 1 – 4 Sep. 2010, Ghent – Belgium.

VIRTUDES, A. – “Urban rehabilitation: the issue for city competitiveness” in International Meeting on Regional Science: The Future of the Cohesion Policy, XXXVI Reunion de Estudios Regionales AECR, 17-19 Nov. 2010, Badajoz – Spain.

VIRTUDES, A.  e C. PERDIGÃO – “Transformações Urbanísticas Modernas no Funchal: contributos para a cidade turística”, 16th Congress APDR: Hinge Spaces, Border Channels and Nodes, 5 -10 Jul. 2010, Funchal – Madeira.

VIRTUDES, A. e F. ALMEIDA – “Estrutura ecológica / património industrial: elementos marcantes do desenvolvimento urbano numa cidade do Interior” in 5.º Workshop APDR: Casos de Desenvolvimento Regional, 8 Fev. 2010, Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra – Portugal.

VIRTUDES, A. e F. ALMEIDA – “Landscape Urbanism for Sustainable Cities” in 37th IAHS World Congress on Housing Science: Design, Technology, Refurbishment and Management of Buildings (ISBN: 978-84-693-6655-4), 26-29 Oct. 2010, Santander – Spain.

VIRTUDES, A. e F. ALMEIDA – “Landscape Urbanism Strategies for old Industrial Peri-Urban Areas” in Managing the Urban Rural Interface International Conference, 19 – 22 Oct. 2010, Faculty of Life Sciences, University of Copenhagen – Denmark.

VIRTUDES, A. e F. ALMEIDA – “Rethinking the Ecological Elements of the City” in PLURIS.2010, 4.º Congreso Luso Brasileiro sobre Planificación Urbana, Regional Integral y Sostenible, 6 – 8 Oct. 2010, Universidade do Algarve, Faro – Portugal.

VIRTUDES, A., F. ALMEIDA e Ana Maria Tavares MARTINS – “Reconsidering the Sense of the Urban Voids: Revitalization and Rehabilitation of Old Industrial Areas”, in SB10 MAD Sustainable Building Conference, 28 – 30 Abr. 2010, Madrid – Spain.

VIRTUDES, A., F. ALMEIDA e F. NAVARRO – “Aldeias Avieiras: Oportunidade de Desenvolvimento do Património Rural, in VIII Coloquio Iberico de Estudios Rurales: Del Desarrollo Rural al Desarrollo Territorial, 21 y 22 Oct. 2010, Universidad de Extremadura, Cáceres – Spain.

VIRTUDES, A., F. ALMEIDA e F. NAVARRO – “Aldeias Avieiras: Territórios e Identidades de Uma Arquitectura” in I Congresso Nacional da Cultura Avieira: Cultura Avieira – Um Património, Uma Identidade, 7 – 9 Mai. 2010, Instituto Politécnico de Santarém.

VIRTUDES, A., F. ALMEIDA e F. NAVARRO – “Villages Avieiras of the Tagus: Urban Planning and Preservation of the Ecosystem River” in 5.º Congresso Internacional de Ordenamento do Território: Gestão Compartida de Recursos Hídricos Internacionais, CAAP/ ISCSP – Universidade Técnica de Lisboa, 27, 28 Out. 2010, Lisboa – Portugal.

Relatórios

MANO, Patrícia 2010 – Relatório BII/2008. Porto: CEAA, policopiado

SILVA, Cátia 2010 – Relatório BII/2009. Porto: CEAA, policopiado

2009
Livros

O Jardim do Capitólio de Chandigarh / Dario Alvarez. Tradução de Patrícia Martins. Porto: CEAA, Edições Caseiras/13, 2009 (54 pág.).

Capítulos de livros, artigos e textos publicados em actas

RINCÓN Borrego, Ivan – “Edificio de vivendas, 1935” in  La vivienda moderna: registro DOCOMOMO ibérico 1925-1965. Miguel Centellas, Carmen Jordá e Susana Landrove (editores). Barcelona: Fundación Caja de Arquitectos, 2009, p. 122. ISBN: 978-84-936693-5-5

VIRTUDES, Ana Lídia – “Transformaciones Urbanisticas Modernas en Santarém (1834-1948)”, Ciudades – Revista del Instituto Universitário de Urbanística de la Universidad de Valladolid – Espanha, n.º12, 2009, p. 223-231

VIRTUDES, Ana Lídia – “Transformações Urbanísticas Modernas em Santarém (1834-1948)”, in Actas do 2nd Portuguese Meeting of Urban and Regional Planning young researchers / EPIPRU 2009, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, 14 de Maio

VIRTUDES, A. – “A Cidade Híbrida: Centro/ Periferia”, Caderno do Território #3 – Plataforma Construir Ideias. Lisboa, n.º3, p.4-6, 2009

2008
Livros

Apontamentos para uma Teoria da Arquitectura / Pedro Vieira de Almeida. Lisboa: Livros Horizonte, 2008 (136 pág.)

Arte e Poder / Editado por Margarida Acciaiuoli, Joana Cunha Leal e Maria Helena Maia. Lisboa: IHA/Estudos de Arte Contemporânea da FCT-UNL, 2008 (480 pág.) ISBN: 978-989-95291-1-3

Capítulos de livros, artigos e textos publicados em actas

ALMEIDA, Pedro Vieira de – Prefácio a A Arquitectura Para Hoje de Nuno Portas. Lisboa: Livros Horizonte, 2008, p. 11-16.

ALMEIDA, Pedro Vieira de – “Sistemas de Teorias – Esquemas de Modernidades”, Espacio Tempo y Forma, Série VII, nº 18-19, 2005/2006. Madrid: UNED, 2008, p. 307-320.

BARROS, Né – “Futurismo, Futurismos” in Arte e Poder. Lisboa: IHA/Estudos de Arte Contemporânea, 2008, p. 281-290.

MAIA, Maria Helena – “De Bienes de la Nación a Monumentos Nacionales. Romanticismo y patrimonio arquitectónico en Portugal”, Espacio, Tempo y Forma, Série VIII História del Arte, nº 18-19, 2005/2006, Madrid: UNED, 2008, p. 109-133.

MAIA, Maria Helena – “Poder e Memória”, in Arte e Poder. Lisboa: IHA/Estudos de Arte Contemporânea da FCT-UNL, 2008, p. 411-419. ISBN: 978-989-95291-1-3

ROMÁN, Juan Carlos – “La Revolución Relacional La Politica Como Happening”, in Arte e Poder. Lisboa: IHA/Estudos de Arte Contemporânea, 2008, p. 71-85

SOTO Caba, Victoria – “Cerimonia, Arte y Poder. En torno a las exequias madrileñas por Juan V de Portugal” in Arte e Poder. Lisboa: IHA/Estudos de Arte Contemporânea, 2008, p. 217-224

2007
Published Books

Octávio Lixa Filgueiras, Arquitecto (1922-1996) / Pedro Vieira de Almeida e  Alexandra Cardoso. Porto: CEAA, col. Edições Caseiras/10, 2007 (64 pág.). ISBN: 978-972-8784-21-8

Património e Restauro Arquitectónico em Portugal (1825-1880) /  Maria Helena Maia. Lisboa: Edições Colibri – IHA/Estudos de Arte Contemporânea da FCT-UNL, 2007 (394 pág.). ISBN: 978-972-772-726-1.

Cruzamentos. Estudos de Arte, Cinema e Arquitectura / Carlos Melo Ferreira e Pedro Vieira de Almeida. Porto: CEAA, Edições Caseiras/12, 2007 (32 pág.) ISBN: 978-972-8784-23-2 [in print]

Problemas da Arquitectura e Cidade Moderna: Teoria, História, Projectos / Editado por Maria Helena Maia, Ramón Rodriguez Llera e Maria Castrillo Romón. Porto: ESAP/CEAA, (2007). ISBN: 978-972-8784-24-9.

Book chapters, articles and papers published in proceedings

ALMEIDA, Pedro Vieira de – “Aproximação à Notação Arquitectónica” Aceite (2007) para publicação in Problemas da Arquitectura e Cidade Moderna: Teoria, História, Projectos. Porto: ESAP, no prelo. ISBN: 978-972-8784-24-9

ALVAREZ, Dario – “Paraísos abstractos: El jardín biomórfico de Roberto Burle Marx” Aceite (2007) para publicação in Problemas da Arquitectura e Cidade Moderna: Teoria, História, Projectos. Porto: ESAP, no prelo. ISBN: 978-972-8784-24-9

CASTRILLO, Maria – “Diseño del Espacio Residencial para Obreros: Rasgos fundamentales de una práctica transnacional” Aceite (2007) para publicação in Problemas da Arquitectura e Cidade Moderna: Teoria, História, Projectos. Porto: ESAP, no prelo. ISBN: 978-972-8784-24-9

GONZALEZ Cubero, Josefina – “La Arquitectura de los Sentimientos. Centrados y descentrados en el cine de Michelangelo Antonioni” Aceite (2007) para publicação in Problemas da Arquitectura e Cidade Moderna: Teoria, História, Projectos. Porto: ESAP, no prelo. ISBN: 978-972-8784-24-9

MAIA, Maria Helena – “Arquitectura, História e Identidade” Aceite (2007) para publicação in Problemas da Arquitectura e Cidade Moderna: Teoria, História, Projectos. Porto: ESAP, no prelo. ISBN: 978-972-8784-24-9

MUGA, Henrique – “Cinema, filme e espectador: para uma psicologia do cinema” in O Cinema E As Artes Ou As Artes No Cinema. Porto: ESAP, 2007 (no prelo). ISBN: 978-972-8784-26-3

PESSANHA, Matilde – “Excentricidade, continuidade e multi-polaridade na obra de Siza” Aceite (2007) para publicação in Problemas da Arquitectura e Cidade Moderna: Teoria, História, Projectos. Porto: ESAP, no prelo. ISBN: 978-972-8784-24-9

PIMENTEL, Jorge Cunha – “O arquitecto Rogério de Azevedo no Arquivo Municipal da Póvoa”, in 11 documentos… 11 meses… 11 conversas (título provisório). Póvoa de Varzim: Câmara Municipal da Póvoa de Varzim/Arquivo Municipal, 2007 (no prelo)

RINCÓN Borrego, Iván – “Permanences and Exprementation in the Structure of Modern Space” in Approaches to Modernity. Maria Helena Maia and Mariann Simon, Editors. Porto, CEAA (submited)

RODRIGUEZ Llera, Ramón – “Los Jardines del Islam y el Paraíso” Aceite (2007) para publicação in Problemas da Arquitectura e Cidade Moderna: Teoria, História, Projectos. Porto: ESAP, 2007 (no prelo). ISBN: 978-972-8784-24-9

SALES, Fátima – “The Modern and the National” in Approaches to Modernity. Maria Helena Maia and Mariann Simon, Editors. Porto, CEAA (submited)

TREVISAN, Alexandra – “Cinema Batalha: um manifesto de modernidade no Porto dos anos 40” Aceite (2007) para publicação in O Cinema E As Artes Ou As Artes No Cinema. Porto: ESAP, no prelo. ISBN: 978-972-8784-26-3

Projetos

Projetos europeus

MODSCAPES | Modernist Reinvention of the Rural Landscapes
HERA (15.097)

Projetos FCT 

Modernismos do Sul
Ref: FCT: EXPL/CPC-HAT/0191/2013
IR: Joana Cunha Leal
Duração: 2014-2015
Parceiro(s): IHA | Instituto de História da Arte / FCSH-UNL

Fotografia, Arquitectura Moderna e a ‘Escola do Porto’. Interpretações em torno do Arquivo Teófilo Rego
Ref: FCT: PTDC/ATP-AQI/4805/2012; COMPETE: FCOMP-01-0124-FEDER-028054
IR: Miguel Silva Graça (2013-2014); Alexandra Trevisan (2014-2015)
Duração: 2013-2015
Parceiro(s): Fundação Manuel Leão / Casa da Imagem

A ‘Arquitectura Popular em Portugal’. Uma Leitura Crítica
Ref: FCT: PTDC/AUR-AQI/099063/2008; COMPETE: FCOMP-01-0124-FEDER-008832)
IR: Pedro Vieira de Almeida (2010-2011); Maria Helena Maia (2011-2013)
Duração: 2010-2013

Projetos ESAP 2016

Notícias de Arquitetura. IR: Maria Helena Maia (ESAP/2016/P29/SATH)
Arquiteturas Dramáticas 2016. IR: Jorge Palinhos (ESAP/2016/P30/SATH)

Projetos ESAP 2015

A casa no cinema de Manoel de Oliveira (ESAP/2015/P18/SATH) IR: Fátima Sale. Enquadramento: SATH | CEAA

Arquiteturas Dramáticas 2015 (ESAP/2015/P24/SATH)IR: Jorge Palinhos. Enquadramento: SATH | CEAA

Espaços religiosos a partir do registo fotográfico (ESAP/2015/P20/SATH)IR: Alexandra Trevisan. Enquadramento: SATH | CEAA

Notícias de Arquitetura. Anos 60 (ESAP/2015/P21/SATH)IR: Maria Helena Maia. Enquadramento: SATH | CEAA

Notícias de Arquitetura. Anos 70. (ESAP/2015/P26/CEAA) IR: Alexandra Cardoso. Enquadramento: CEAA

O ator e o lugar teatral: fronteiras e expansão (ESAP/2015/P23/DTC) IR: Né Barros. Enquadramento: DTC | CEAA | Balleteatro

Representação Gráfica em Arquitectura no Século XX Pré-digital. (ESAP/2015/P14/DAV) IR: Jorge Cunha Pimentel. Enquadramento: DAV | CEAA

Smart Plan (fase prévia) – Levantamento da matriz arquitetonica das palafitas fluviais em Portugal: oportunidades de valorização no âmbito das políticas urbanísticas.(ESAP/2015/P27/CEAA) IR: Ana Lídia Virtudes. Enquadramento: CEAA. Parceiros: Câmara Municipal de Santarém | Câmara Municipal de Alpiarça | Câmara Municipal de Salvaterra de Magos | Câmara Municipal de Azambuja | Câmara Municipal de Cartaxo | CCDRLVT – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo | Instituto Politécnico de Santarém | Universidade da Beira Interior.

Projectos ESAP 2013

Arquitecturas Dramáticas

Ref: ESAP/2013/P08/TRV
Investigador Responsável: Jorge Palinhos
Equipa: Maria Helena Maia, 1 ECI (MIA), 1 ECI (LTEA)
Duração: 1 Abril a 31 Dezembro 2014
Parceiro(s): ESAP-Transversais e Companhia O Cão Danado

Desenho de arquitectura no século XX pré-digital
Ref: ESAP/2013/P05/DAV
Investigador Responsável: Jorge Cunha Pimentel
Equipa: Joana Couto, Miguel Moreira Pinto, 1 ECI (MIA)
Duração: 1 Abril a 31 Dezembro 2014
Parceiro(s): DAV | Departamento de Artes Visuais

Participação portuguesa no CIAM X
Ref: ESAP/2013/P06/SATH
Investigador Responsável: Maria Helena Maia
Equipa: Alexandra Cardoso, 1 ECI (MIA)
Duração: 1 Abril a 31 Dezembro 2014
Parceiro(s): SATH |Secção Autónoma de Teoria e História