Início / Estudos de Cinema

Estudos de Cinema

PLACARDAPRESENTAÇÃOEQUIPAACTIVIDADESCOMUNICAÇÕESTRABALHOS PUBLICADOSPROJECTOS
Placard

capa-livro-nelson-2016

CINEMA PORTUGUÊS – Interseções Estéticas nas Décadas de 60 a 80 do Século XX

Cinemateca Portuguesa, Lisboa – 29 Out 2016 – 17:00

Lançamento naCinemateca POrtuguesa do livro CINEMA PORTUGUÊS – Interseções Estéticas nas Décadas de 60 a 80 do Século XX, da autoria de Nelson Araújo, professor da ESAP e investigador do CEAA – grupo de Estudos de Cinema

O livro, editado pelas Edições 70, teve o apoio do Centro de Estudos Arnaldo Araújo e será apresentado por Leonor Areal.

Apresentação
Apresentação

A linha de investigação em Estudos de Cinema visa desenvolver pesquisas em duas frentes fundamentais: a teoria do cinema e a história do cinema português.

A primeira vertente de investigação pretende contribuir para uma revisão crítica do enquadramento teórico e conceptual que tem enformado o pensamento e a prática do cinema moderno e contemporâneo, reflectindo sobre as relações do cinema com outras artes, sobre as possibilidades de definição de um campo epistemológico específico, em confronto com as propostas de experimentação e alargamento dos limites do médium. Recorrendo a instrumentos das teorias da arte, da semiologia, da estética, da narratologia e da análise fílmica, pretende-se, por isso, testar a validade dos parâmetros conceptuais e teóricos que têm definido o campo do cinematográfico à luz das tendências contemporâneas das imagens em movimento, examinar o cinema como forma pensante própria da modernidade e interrogar as possibilidades e limites de concepção de uma filosofia do cinema.

A segunda vertente de investigação pretende desenvolver uma pesquisa centrada particularmente no cinema português, tendo por principal objectivo a reavaliação histórica dessa filmografia, bem como da produção teórica e crítica que a acompanham, perspectivando-as quer em termos históricos e internacionais quer, ainda, face às realizações artísticas contemporâneas. Esta pesquisa visa, portanto, questionar os parâmetros formais, estilísticos e conceptuais que, tradicionalmente, definem o cinema português.

Em termos operacionais, o grupo organiza-se actualmente em 4 grandes grandes áreas temáticas, cada uma delas coordenada por um investigador integrado que assim apoia o IR na gestão do grupo:

Teoria e crítica (coordenador: Carlos Melo Ferreira)

Esta área de investigação centra-se na produção teórica recente produzida no âmbito dos estudos cinematográficos, procurando participar activamente nessa discussão.

Cinema português (coordenador: António Preto)

Desenvolvendo-se em estreita colaboração com a área de Teoria e Crítica, esta área de investigação privilegia particularmente o estudo do cinema português contemporâneo, pensado em confronto com outras filmografias e com a produção cinematográfica actual.

Cinema no espaço lusófono (coordenador: António Preto)

Esta área de investigação incide de um modo específico no cinema dos países lusófonos, particularmente no cinema produzido nas antigas colónias africanas portuguesas. O estudo dessas representações cinematográficas deverá contribuir para uma revisão crítica do entendimento e dos instrumentos teóricos e de análise da realidade pós-colonial.

Documentário e Realização (coordenador: Adriano Nazareth)

Nesta área de trabalho procura-se aliar uma vertente teórica à vertente prática, recorrendo aos meios cinematográficos não apenas como objecto de estudo, mas também como instrumento de divulgação e apresentação dos resultados da investigação. Na sua vertente prática, esta área trabalhar em parceria com a investigação em curso nos restantes grupos de investigação do centro.

Equipa

Investigador responsável
António Preto

Investigadores Integrados
António Preto (cv)
Carlos Melo Ferreira (cv)
Henrique Muga (cv)
Nelson Araújo

Investigadores Colaboradores
José Alberto Pinto
Mathias Lavin
Renata Soares Junqueira

Doutorandos
André Gil Mata
M. F. Costa e Silva

Estagiários
Alexandra João Martins
Sara Castelo Branco

 

Actividades

As actividades do grupo de Estudos de Cinema integram-se na estratégia global definida para as actividades do CEAA, salvaguardadas as especificidades próprias, pelo que organiza regularmente Encontros do CEAA e Exposições Caseiras, que se descrevem autonomamente, para além daquelas que aqui são listadas.

Geral

capa-livro-nelson-2016

CINEMA PORTUGUÊS – Interseções Estéticas nas Décadas de 60 a 80 do Século XX

Galeria Mira Forum – 15 Out 2016 – 16:00

Lançamento na Galeria Mira Forum do livro CINEMA PORTUGUÊS – Interseções Estéticas nas Décadas de 60 a 80 do Século XX, da autoria de Nelson Araújo, professor da ESAP e investigador do CEAA – grupo de Estudos de Cinema

O livro, editado pelas Edições 70, teve o apoio do Centro de Estudos Arnaldo Araújo e será apresentado por Carlos Melo Ferreira.

Livro Manoel de Oliveira - capa

MANOEL DE OLIVEIRA. Análise estética de uma matriz cinematográfica

Coordenado por Nelson Araújo, o livro dedicado à obra de Manoel de Oliveira, junta textos de António Preto, Carlos Melo Ferreira, Nelson Araújo e Mathias Lavin – investigadores do grupo de Estudos de Cinema do CEAA – bem como de Carolin Overhoff Ferreira e uma entrevista a Manoel de Oliveira.

Lançamento: Fundação de Serralves no dia 24 de maio 2014, pelas 16.30 

 

AULAS ABERTAS

Organização: António Preto
CEAA| Grupo de Estudos de Cinema

 

ANDRE LUIS GOMES  DRAMATURGIA, LEITURA E INOVAÇÃO:
  CENAS DA DITADURA NO BRASIL (1964-1984) 

  Aula Aberta de
  Modelos Alternativos de Produção
  Mestrado em Realização: Cinema e Televisão

 ESAP - Escola Superior Artística do Porto
21 Maio 2014, 21h30
Sala de Actos, Largo de São Domingos,80, Porto
 

- 2013-

Aparecida de Fátima Bueno, 
Intersecções entre Literatura, Cinema e História
23/10/2013

Mathias Lavin
Poderes da Palavra
30/04/2013

Von Calhau!
Quadrologia Pentacónica
31/01/2012

Regina Guimarães
Conversa em torno de alguns filmes
23/01/2012

 

PODERES DA PALAVRA
conferência de Mathias Lavin

Terça-feira, 30 abril | 18h00 | Sala de Actos da ESAP

Organização: António Preto
CEAA – ESAP

 

Encontros

International Conference
ON CINEMA | 2013
Porto: ESAP, 16-17 Maio 2013
Organização conjunta com o Departamento de Teatro e Cinema da ESAP
Ver Encontros
site do Encontro

Encontros do CEAA/4:
CORTE E ABERTURA
ESAP, 08.04.2010
Ver Encontros

Colóquio Internacional
O CINEMA E AS ARTES OU AS ARTES NO CINEMA
ESAP, 11 e 12.10.2007
Cartaz/Programa

Ver Encontros

Comunicações

São aqui listadas as comunicações apresentadas desde 2007 pelos investigadores integrados. As comunicações dos investigadores-colaboradores são incluídas apenas nos casos em que foram realizadas no âmbito do CEAA e das suas actividades.

2015

PRETO, António – Les fantômes de l’histoire dans le cinéma portugais contemporain. Paper. Colóquio internacionaAutres marges: La vitalité des espaces de langue portugaise – Cinquentenário da Fundação Calouste Gulbenkian em Paris, Fondation Calouste Gulbenkian – Délégation en France, Paris, 2015.

PRETO, António – O Norte na obra de Manoel de Oliveira. Lecture presented in the program Lugares de Viagem – Bienal da Maia, Fórum da Maia, Maia, 2015.

PRETO, António – O papel do cinema na construção da identidade urbana do Porto. Paper. Encontro Cidades, Espaços e Identidades: Do Porto ao Porto. – A cidade e a marca (com Eduardo Aires e Nuno Grande), Universidade Lusófona do Porto, Porto, 2015.

2014

ARAÚJO, Nelson – Discurso do elogio à obra de João Canijo. Lecture. 11º MIFEC | Mostra Internacional de Filmes de Escolas de Cinema. Porto: ESAP, Maio 2014

ARAÚJO, Nelson – Horizontes Brechtianos no Cinema Português. Paper. IV Encontro da Associação Nacional dos Investigadores da Imagem em Movimento (AIM), 15 Maio 2014

FERREIRA, Carlos Melo – Film, thinking, philosophy. Paper. International Conference Philosophy – Thinking Reality and Time Through Film, Lisboa: Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2014

FERREIRA, Carlos Melo – Sobre dois filmes de Béla Tarr. Paper. III Encontro Anual da AIM, 2014 (http://aim.org.pt/)

PRETO, António –   Participation in the seminar «Paisagem: Matéria <=> Ficção», Museu do Douro, Régua, 2014.

PRETO, António –  Cinema expedicionário em Trás-os-Montes. Lecture. seminar Hangar – project Expedição, Maus Hábitos, Porto, 2014.

PRETO, António –  Manoel de Oliveira: cinema e literatura, Paper. Seminar Entre Filosofia, Literatura e Cinema by the Instituto de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Porto, 2014.

PRETO, António –  O cinema no Porto: um ponto de situação, Lecture presented in the project Sub-40: Arte e artistas no Porto. Geração pós-25 de Abril, Câmara Municipal do Porto, Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, Porto, 2014.

PRETO, António –  Oliveira, o arquitecto. Lecture. Seminar Arquitectura e Cinema, Escola Superior Artística do Porto, Porto, 2015.

PRETO, António – L’Étrange affaire Angélica, seminário dirigido aos professores de cinema da Académie de Lille no âmbito da inclusão do filme de Manoel de Oliveira no programa do Baccalauréat-Cinéma (exames nacionais de acesso ao ensino superior) em França, Lille, 2014.

PRETO, António – Processus mémoriel en cours, Paper presented with Mathias Lavin. Colóquio internacional Révolution et cinéma: l’exemple portugais, org. Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3, Institut National d’Histoire de l’Art, Fondation Calouste Gulbenkian – Délégation en France, Paris, 2014.

OTHER SPEECHES / PRESENTATIONS

PRETO, António –  Apresentação do filme A Caça, de Manoel de Oliveira (com Adelaide Teixeira e Alexandre Alves Costa), Desobedoc: Mostra de cinema insubmisso, Cinema Trindade, Porto, 2015.

PRETO, António –  Apresentação do catálogo Manoel de Oliveira, vol. 3/3 (com Jacques Lemière), Livraria do Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Porto, 2015.

PRETO, António –  Conversa com Cristina Mateus acerca da exposição J. e as pedras, Espaço Mira, Porto, 2015.

PRETO, António –  Apresentação da sessão de estria do filme O Velho do Restelo, de Manoel de Oliveira, no âmbito do festival Porto/ Post/ Doc, Rivoli Teatro Municipal, Porto, 2014.

PRETO, António – Apresentação e moderação da conferência «Cinéma et poésie: Godard face à Pasolini», de Georges Didi-Huberman, Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Porto, 2014.

PRETO, António – Conversa com Isabel Carvalho e Luísa Mota no âmbito do encerramento da exposição Seguir as luzes verdes, de Isabel Carvalho, Artes: Programa de Arte Contemporânea, Fundação Manuel António da Mota, Porto, 2014.

PRETO, António – Apresentação do filme A Divina Comédia de Manoel de Oliveira, Ciclo «Dos Livros no Cinema», Feira do Livro do Porto, Biblioteca Almeida Garrett, Porto, 2014.

PRETO, António – Apresentação do filme Os respigadores e a respigadora de Agnès Varda, ciclo «Agnès Varda», Universidade Lusófona do Porto, Porto, 2014.

PRETO, António – Apresentação do filme Singularidades de uma rapariga loura de Manoel de Oliveira, ciclo «SPA – Cultura a Norte», Sociedade Portuguesa de Autores / Cineclube do Porto, Casa das Artes, Porto, 2014.

PRETO, António – Apresentação e discussão do filme A Propósito da Inauguração de uma Estátua – Porto 1100 Anos, de Albino Baganha, Artur Moura e António Lopes Fernandes, no âmbito do programa «Um objecto e seus discursos por semana», organização Porto Cultura/Câmara Municipal do Porto, Teatro Municipal – Campo Alegre, Porto, 2014.

PRETO, António – Apresentação do filme Aniki-Bóbó, de Manoel de Oliveira, no âmbito da representação da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema na 11ª edição do Serralves em Festa, Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Porto, 2014.

PRETO, António – Apresentação da colecção «O Rato da Europa» no âmbito do ciclo de conversas Morri, e agora?, programa Kraft, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Porto, 2014.

PRETO, António – «A casa no cinema de Manoel de Oliveira», apresentação do filme Vale Abraão, de Manoel de Oliveira, Casa Azul, Barcelos, 2014.

PRETO, António – Apresentação do filme Viagem ao Princípio do Mundo, de Manoel de Oliveira, Cineclube do Porto, Casa das Artes, Porto, 2014.

PRETO, António – Apresentação da colecção «O Rato da Europa», livraria Inc. Livros e edições de autor, Porto, 2014.

2013

ARAÚJO, Nélson – A Imagética da Clausura: o Espaço como Metáfora. Comunicação. VI Jornadas de Cinema em Português, Universidade da Beira Interior, 6/11/2013.

FERREIRA, Carlos Melo – Dialectic montages poetic. Comunicação. On Cinema 2013, International Conference, Porto, CEAA/ESAP, 16-17/05/2013.

FERREIRA, Carlos Melo – Questões a Jia Zhang-ke. Comunicação. II Encontro Anual da AIM. Lisboa, AIM, 2013.

FERREIRA, Carlos Melo – Sobre dois filmes de Béla Tarr. Comunicação. III Encontro Anual da AIM, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 9-11/05/2013.

FERREIRA, Carlos Melo – Apresentação pública do nº 1 da Revista Persona, do Departamento de Teatro e Cinema da ESAP, na UTAD, durante o RIOS  – 2º Festival Internacional de Cinema Documental e Transmedia, em 7 de Dezembro de 2013.

MUGA, Henrique – Cinema e Imaginário. Comunicação. On Cinema|2013 (comunicação). Porto, CEAA/DTC, 2013.

MUGA, Henrique – Universos Pessoanos no imaginário de João César Monteiro. Comunicação. III Encontro Anual da AIM – Associação de Investigadores da Imagem em Movimento, Universidade de Coimbra, 2013.

SILVA, M. F. Costa e – A utilização do fora de campo em ‘sangue do meu sangue. Comunicação. On Cinema|2013.Porto, CEAA/DTC, 2013.

2012

FERREIRA, Carlos Melo – Questões a Jia Zhang-ke. Comunicação.  II Encontro Anual da Associação de    Investigadores da Imagem em Movimento (AIM), Universidade Católica,    Lisboa, 10, 11 e 12 de Maio de 2012.

MUGA, Henrique – Álvaro de Campos na Filmografia de João César Monteiro. Comunicação in Congresso Nacional de Psicologia “Os Chapéus Psicológicos de Pessoa”, Universidade Fernando Pessoa, Porto, 2012

MUGA, Henrique – Discursos sobre o Imaginário Cinematográfico de João César Monteiro. Comunicação. Conferência Internacional Cinema – Arte, Tecnologia, Avanca, 2012.

PRETO, António – Brandos Costumes, o drama da família burguesa na encruzilhada política do século XX. Conferência. Family Fiction Film Project, Hard Club, Palácio das Artes, Auditório do Grupo Musical de Miragaia, Passos Manuel, Porto, 27 Agosto 2012

PRETO, António – Literatura e cinema. Comunicação. Jornadas de Literatura Portuguesa. São Paulo: Pós-Graduação em Literatura Portuguesa, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, USP – Universidade de São Paulo, 23 Out. 2012

PRETO, António – Notas para uma poética da transgressão disciplinar em Manoel de Oliveira. Conferência. Brasília: Programa de Pós-Graduação em Literatura, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, UnB – Universidade de Brasília, 28 Out. 2012

PRETO, António – O cinema: Agustina Bessa-Luís e Manoel de Oliveira. Conferência. Rio de Janeiro: Real Gabinete Português de Leitura, 18 Out. 2012

2011

FAUSTINO, Carlos – Complexidade. Os limites do Controlo. Comunicação. Encontros do CEAA/6: “Explorar os Limites”. Porto: ESAP, 24 e 29 Março 2011

FAUSTINO, Carlos – Complexism and Randomness in Contemporary Arts. Comunicação. in IJUP’11 meeting of young researchers at UP. Porto, 18/02/2011

FAUSTINO, Carlos – Descentralização na Distribuição Cinematográfica, ou Pirataria? Comunicação. I Encontro AIM. Faro, 06/05/2011

FAUSTINO, Carlos – Monstrare. Comunicação. Avanca|Cinema 2011. Avanca, 20-24/07/2011

FERREIRA, Carlos Melo – O cinema também pensa? conferência do Seminário de Doutoramento do Departamento de Filosofia da Universidade de Évora, 4 de Maio de 2011.

FERREIRA, Carlos Melo – Os últimos 10 anos no cinema português. Conferência, Departamento de Teatro e Cinema, ESAP, 16 de Junho de 2011.

FERREIRA, Carlos Melo – Poéticas de Kiarostami. Comunicação ao I Encontro da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM), Universidade do Algarve, Faro, 5, 6 e 7 de Maio de 2011.

OLIVEIRA, Miguel – O ódio ao objecto completo. Comunicação. Apresentação dos arquivos cinematográficos segundo vários diagramas, Atelier Re.Al, no âmbito do Programa Ghost e da residência da Revista Detritos, Lisboa, Abril de 2011

PINTO, José Alberto – Contributos Modernistas à Plasticidade Sonora do Documentário (1930-1940). Comunicação. AVANCA | CINEMA 2011 Conferência Internacional Cinema – Arte, Tecnologia. Avanca: Colecção “”Comunicação em Debate” das Edições Cine Clube de Avanca, 2011.

PINTO, José Alberto – Dispositivos do sonoro em Antero. Comunicação. Ciclo Internacional de Reflexões – Dispositivos na Prática Artística Contemporânea. Mestrados de Teatro e Artes Visuais da ESAP, 2011.

PINTO, José Alberto – O Vídeo como conceito expandido de Arte. Conferência. Cultura Audio-visual e Arte Contemporânea (ou) Arte Contemporânea e Políticas da Identidade. Mestrado de Artes Visuais e Intermédia da ESAP, 2011.

2010

COSTA, Pedro, Ignácio OLIVA e Carlos Melo FERREIRA – Conversa com Pedro Costa. Comunicações em painel. Encontros do CEAA/4: “Corte e Abertura”. Porto: ESAP, 8 Abril 2010

COVADONGA Barreiro, Maria – Cuando la Escultura Suena. Comunicação. Mesa “Esculturas que fazem sons. Sons que fazem escultura”. Porto: ESAP, 16 Dezembro 2010

FAUSTINO, Carlos – Converting… Comunicação. Mesa Esculturas que fazem sons. Sons que fazem escultura. Porto: ESAP, 16 Dezembro 2010

FAUSTINO, Carlos – On Violence. Comunicação. Avanca|Cinema 2010. Avanca, 28-30/07/2010

FERREIRA, Carlos Melo – Do cinema ao museu: o caso de Pedro Costa. Comunicação. Encontros do CEAA/4: “Corte e Abertura”. Porto: ESAP, 8 Abril 2010

OLIVA, Ignacio - Revisando a Chris Marker. Comunicação. Encontros do CEAA/4: “Corte e Abertura”. Porto: ESAP, 8 Abril 2010

OLIVEIRA, Miguel – Corte e Abertura: o fragmento cinematográfico. Comunicação. Encontros do CEAA/4: “Corte e Abertura”. Porto: ESAP, 8 Abril 2010

PINTO, José Alberto – Memória fílmica e real imaginário: o contributo de António Campos. Comunicação. Encontros do CEAA/4: “Corte e Abertura”. Porto: ESAP, 8 Abril 2010

2009

 

2008

GONZALEZ Cubero, Josefina – Arte en movimiento de las vanguardias, Curso de Arquitectura y Cine FOTOGRAMA 007: Interiores urbanos y domésticos. Escuela Técnica Superior de Arquitectura, Universidad de Valladolid, 18/04/2008.

GONZALEZ Cubero, Josefina – Otra mirada al paisaje: Las artes de la imagen óptica en el tiempo, Paisaje Cultural EURAU 08. 4º Congreso Europeo de Investigación arquitectónica y Urbana, Escuela Técnica Superior de Arquitectura, Madrid, 16-19 enero de 2008, 18-2-2008.

MUGA, Henrique – Paradigmas da luz na percepção e na arte. Comunicação apresentada na Conferência sobre a Luz, organizada pelo Atelier da Luz, Escola Superior Artística do Porto, 2008

2007

BARROS, Né – Dança Cinemática, Comunicação ao Colóquio Internacional “O Cinema E As Artes Ou As Artes No Cinema”. Porto: ESAP, 11 e 12 de Outubro de 2007.

FERREIRA, Carlos Melo – Da Potência ao Acto e Retorno. Comunicação ao Colóquio Internacional “O Cinema E As Artes Ou As Artes No Cinema”. Porto: ESAP, 11 e 12 de Outubro de 2007.

FERREIRA, Carlos Melo – Terrence Malick: Uma poética relevante no cinema actual, Conferência integrada no II Ciclo Internacional de Conferências “Modos de Conhecimento na Prática Artística Contemporânea”. Porto: ESAP, 28 de Junho de 2007.

GONZALEZ Cubero, Josefina – Más Allá del Espejo: Lo Especular, Conferência de abertura do Colóquio Internacional “O Cinema E As Artes Ou As Artes No Cinema”. Porto: ESAP, 11 e 12 de Outubro de 2007.

MUGA, Henrique – Cinema, filme e espetador: para uma psicologia do cinema.Comunicação. Colóquio Internacional “O Cinema e as Artes ou as Artes no Cinema”. Porto: ESAP, Outubro de 2007

OLIVA, Ignácio – En Torno al Concepto Film-Essay o Film Ensayo. Comunicação ao Colóquio Internacional “O Cinema E As Artes Ou As Artes No Cinema”. Porto: ESAP, 11 e 12 de Outubro de 2007.

OLIVA, Ignácio – Memoria del Tiempo Devastado, Conferência integrada no Ciclo Internacional de Conferências sobre o aniversário da Guerra Civil Espanhola. New York University at Stony Brook (Long Island, NY, U.S.A.), 17 de Abril de 2007.

OLIVA, Ignácio – O Cinema Espanhol durante a Republica, Conferência integrada no II Ciclo Internacional de Conferências “Modos de Conhecimento na Prática Artística Contemporânea” e no IV Encontro Internacional de Escolas de Cinema. Porto: ESAP, 24 de Maio de 2007.

PINTO, José Alberto – Plasticidades Sonoras do Documentário, Comunicação ao Colóquio Internacional “O Cinema E As Artes Ou As Artes No Cinema”. Porto: ESAP, 11 e 12 de Outubro de 2007.

 

Trabalhos Publicados

São aqui listadas, a partir de 2007, as publicações da autoria de investigadores integrados. As publicações dos investigadores-colaboradores são incluídas apenas nos casos em que foram realizadas no âmbito do CEAA e das suas actividades.

2015
Livros

Corte e Abertura / Editado por Carlos Melo Ferreira, Miguel Oliveira e José Alberto Pinto. Porto: CEAA, 2015, 112 pág.

Capítulos de livros, artigos e comunicações

FERREIRA, Carlos Melo – Do cinema ao museu – o caso de Pedro Costa in Corte e Abertura. Porto: CEAA, 2015, p. 65-77

FERREIRA, Carlos Melo; OLIVA, Ignácio – Mesa-redonda com Pedro Costa in Corte e Abertura. Porto: CEAA, 2015, p. 75-91

OLIVEIRA, Miguel – Jaime (1973) de António Reis in Corte e Abertura. Porto: CEAA, 2015, p. 23-32

PINTO, José Alberto – Memória fílmica e real imaginário: o contributo de António Campos in Corte e Abertura. Porto: CEAA, 2015, p. 45-52

PRETO, António – L’intertexte et l’interfilm: une typologie de l’adaptation chez Manoel de Oliveira in actas do colóquio internacional Manoel de Oliveira : L’invention cinématographique à l’épreuve de la littérature, Claude Murcia, Régis Salado e António Preto (org.), Centre de recherches comparatistes sur les périodes anciennes et modernes (CLAM-ECLAT, EA 3507), Université Paris-Diderot – Paris 7 e Centre Culturel Calouste Gulbenkian à Paris, 2015 (no prelo).

PRETO, António – Littérature et cinéma: singularités du cas Oliveira in actas do II Colóquio Internacional em Estudos Intermédia, Célia Sousa Vieira e Isabel Rio Novo (org.), Maia-Paris, L’Harmattan, 2012/2015 (no prelo).

PRETO, António – Miguel Gomes: Les Mille et Une Nuits, Cahiers du Cinéma, nº 707, janeiro 2015, p. 82-85.

PRETO, António – Paisagem, território de ficção, Paisagem <=> Ficção, Régua, Museu do Douro, 2015, p. 4-7.

PRETO, António – Portugal visto do tapete voador de Miguel Gomes, Ípsilon [capa], Público, 30 de Janeiro 2015, p. 6-11.

PRETO, António – Transfigurações: Agustina Bessa-Luís e Manoel de Oliveira, actas do colóquio internacional Audaces et défigurations: Colloque Agustina Bessa-Luís, Catherine Dumas, Ilda Mendes dos Santos, Agnès Levécot e Fátima Marinho (org.), Departamento de Português e Centre de Recherches sur les Pays Lusophones (CREPAL, EA 3421), Paris, Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 e Centre Culturel Calouste Gulbenkian à Paris, 2015 (no prelo).

Traduções

PRETO, António – Falenas – Ensaios sobre a aparição, Georges Didi-Huberman, Lisboa, Ymago – KKYM, 2015.

PRETO, António – Extensões sobre o domínio da aura (Variações sobre W. Benjamin), conferência de Georges Didi-Huberman, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, Ymago – KKYM, 2015.

PRETO, António – Êxtases do sujeito político: notas sobre Eisenstein, conferência de Georges Didi-Huberman, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Porto, Ymago – KKYM, 2015.

Folhas de Sala

PRETO, António – Visita ou Memórias e Confissões, folha de sala para a estreia mundial do filme Visita ou Memórias e Confissões, de Manoel de Oliveira, Rivoli Teatro Municipal, Direcção Municipal de Cultura – Câmara Municipal do Porto, Porto, 2015.

PRETO, António – Cristina Mateus, folha de sala da exposição J. e as pedras de Cristina Mateus, Espaço Mira, Porto, 2015.

2014
Livros

Manoel de Oliveira: Análise Estética de uma Matriz Cinematográfica / Organização de Nelson Araújo. Lisboa: Edições 70, 2015, 152 pág.

Manoel de Oliveira (vol. 3/3) / Direção de António Preto e João Fernandes. Porto: Fundação de Serralves, 2014

Capítulos de livros, artigos e comunicações

ARAÚJO, Nelson – A Imagética da Clausura: o Espaço como Metáfora in VI Jornadas do Cinema em Português na Universidade da Beira Interior, Dezembro 2014, p.123-137.

ARAÚJO, Nelson – A Plasticidade in Manoel de Oliveira. Análise estética de uma matriz cinematográfica, org. Nelson Araújo. Lisboa: Edições 70, 2014, p. 13-81

FERREIRA, Carlos Melo – O tempo e o espaço in Manoel de Oliveira. Análise estética de uma matriz cinematográfica, org. Nelson Araújo. Lisboa: Edições 70, 2014, p. 85-97

FERREIRA, Carlos Melo – Paulo Rocha no cinema portugués in. Cinema: Journal of Philosophy and the Moving Image, nº 5. Lisboa: Instituto de Filosofia da Linguagem da Universidade Nova de Lisboa, 2014. Publication with double blind peer review (http://cjpmi.ifl.pt/)

FERREIRA, Carlos Melo – Sobre dois filmes de Béla Tarr in proc. III Encontro Anual da AIM, 2014 (http://aim.org.pt/)

FERREIRA, Carlos Melo – Um caminho pouco frequentado: Os Filmes de António Reis in Imagens Achadas – Documentário, Política e Processos Sociais em Portugal, organizado por Patrícia Vieira e Pedro Serra. Lisboa: Colibri, 2014, p. 175-191

MUGA, Henrique – Universos Pessoanos no Imaginário de João César Monteiro in Atas do III Encontro Anual da AIM, editado por Paulo Cunha e Sérgio Dias Branco, p. 171-176. Coimbra: AIM, 2014.

PRETO, António – Relações com a Literatura in Manoel de Oliveira. Análise estética de uma matriz cinematográfica, org. Nelson Araújo. Lisboa: Edições 70, 2014, p. 99-115

PRETO, António – Introdução: Depois do passado ao presente in Manoel de Oliveira (vol. 3/3), António Preto e João Fernandes (dir.), Porto, Fundação de Serralves, 2014, p. 8-29.

PRETO, António – Manoel de Oliveira: Palavra imagem in Cinema e literatura: narrativas e poéticas, Salvador (Brasil), Editora da Universidade Federal da Bahia, 2014, p. 21-56.

PRETO, António – O Cinema no Porto: Um ponto de situação in catálogo da exposição Sub-40: Arte e artistas no Porto. Geração Pós-25 de Abril, curadoria José Maia, Porto, Direcção Municipal de Cultura – Câmara Municipal do Porto, 2014, p. 64-78.

PRETO, António – The Old Man of Belém: Conversation with Manoel de Oliveira / Il Vecchio del Restelo: Conversazione con Manoel de Oliveira, O Velho do Restelo, Dossier de imprensa do filme, O Som e a Fúria, Epicentre Films, 2014.

2013
Livros Publicados

PRETO, António; M.F. Costa e SILVA e Marco MIRANDA (ed.) – On Cinema|2013 Book of Abstracts. Porto, CEAA/DTC, 2013 (48 p.)

PRETO, António; M.F. Costa e SILVA e Marco MIRANDA (ed.) – On Cinema|2013 Livro de Actas / Conference Proceedings. Porto, CEAA/DTC, 2013 (332 p.)

Capítulos de livros, artigos e textos publicados em actas

FAUSTINO, Carlos – “Complexidade. Os Limites do Controlo” in Explorar os Limites /Fátima Sales, Carlos Faustino e Maria Covadonga Barreiro Editores. Porto: CEAA, 2013, p. 25-34

FERREIRA, Carlos Melo – “Dialectic Montages Poetic” in On Cinema|2013 Livro de Actas / Conference Proceedings / António Preto, M.F. Costa e Silva e Marco Miranda (ed.). Porto, CEAA/DTC, 2013, p.127-137

FERREIRA, Carlos Melo – “Manoel de Oliveira, o Mago”, in Reencontro Único – Doutoramento Honoris Causa Manoel de Oliveira, com organização de Anabela Dinis Branco de Oliveira, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – Departamento de Letras, Artes e Comunicação, Maio 2013, p. 33-41.

FERREIRA, Carlos Melo – “Questões a Jia Zhang-ke” in Atas II Encontro Anual da AIM, com edição de Tiago Baptista e Adriana Martins, Lisboa, AIM, 2013. P.267-278. Acessível em http://aim.org.pt/

MUGA, Henrique – “Cinema e Imaginário” in On Cinema|2013 Livro de Actas / Conference Proceedings / António Preto, M.F. Costa e Silva e Marco Miranda (ed.). Porto, CEAA/DTC, 2013, p.201-214.

PRETO, António – «La vérité de la vérité», Cahiers du Cinéma, nº 694, novembro 2013, pp. 76-80.

SILVA, M. F. Costa e – “A utilização do fora de campo em ‘sangue do meu sangue’” in On Cinema|2013 Livro de Actas / Conference Proceedings / António Preto, M.F. Costa e Silva e Marco Miranda (ed.). Porto, CEAA/DTC, 2013, p. 294-305

2012
Livros Publicados
Capítulos de livros, artigos e textos publicados em actas

FAUSTINO, Carlos – “Para Além das Fronteiras” in Esculturas Que Fazem Sons. Sons Que Fazem Escultura. Porto: CEAA, Edições Caseiras/15, 2012, p. 9-15

FERREIRA, Carlos Melo – “Manoel de Oliveira, o Mago” in Reencontro Único – Doutoramento Honoris Causa Manoel de Oliveira. Vila Real de Trás-os-Montes: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2012, p. 33-41

MUGA, Henrique – “Discursos sobre o Imaginário Cinematográfico de João César Monteiro” in Avanca Cinema 2012. Ed. Cine-Clube de Avanca, 2012, p. 515-522

PRETO, António – “Brandos Costumes: O drama da família pequeno-burguesa na encruzilhada do século XX” in catálogo FFFilm Project, Balleteatro, Porto, 2012, p. 67-71.

PRETO, António – “I know not what tomorrow will bring” in Reencontro Único – Doutoramento Honoris Causa Manoel de Oliveira. Vila Real de Trás-os-Montes: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2012, p. 23-31

PRETO, António e Mathias LAVIN – “Argent maudit: Gebo et l’Ombre de Manoel de Oliveira”, Cahiers du Cinéma, nº 682, outubro 2012, p. 38-40.

PRETO, António e Mathias LAVIN – “O círculo da pobreza”, Jornal de Letras, Artes e Ideias, nº 1094, setembro-outubro 2012, p. 19-20.

SILVA, M. F. Costa e – “Manuel de Oliveira – O elogio da urgência in Reencontro Único – Doutoramento Honoris Causa Manoel de Oliveira. Vila Real de Trás-os-Montes: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2012, p. 125-128

2011
Livros Publicados

Cinema – Uma Arte Impura / Carlos Melo Ferreira. Porto: Edições Afrontamento, 2011 (206 pág.)

Capítulos de livros, artigos e textos publicados em actas

FAUSTINO, Carlos 2011 (2010) – “Para um médium do real – do espelho, do vídeo, do virtual” in Revista da Fundarte – Ano XI. Montenegro, Brasil. (aceite para publicação)

FERREIRA, Carlos Melo –”«Tarde demais»”, de José Nascimento, Jornal dos Encontros Cinematográficos da Guarda, Novembro 2011.

FERREIRA, Carlos Melo – ”Amores lusitanos” (“Sangue do Meu Sangue”, de João Canijo),  “CINEMA” (FPCC), nº 43, 2011.

PRETO, António – “La métaphysique des anges”,L’Etrange Affaire Angélica: Manoel de Oliveira – L’avant-Scène Cinéma, nº 581, março 2011, p. 4-10.

FAUSTINO, Carlos – “Complexism and Randomness in Contemporary Arts” in IJUP’11 4th meeting of young researchers at UP. Porto, Elsevier, 18/02/2011

FAUSTINO, Carlos – “Monstrare” in Avanca Cinema 2011. Avanca: Edições Cine-Clube de Avanca, 2011

PINTO, José Alberto – “Contributos Modernistas à Plasticidade Sonora do Documentário (1930-1940)”, in Avanca Cinema 2011 Conferência Internacional Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação. Avanca: Edições Cine Clube de Avanca, Colecção “Comunicação em Debate”, 2011 (ISBN: 978-989-96858-1-9)

PRETO, António – “L’intertexte et l’interfilm: une typologie de l’adaptation chez Manoel de Oliveira”, actas do colóquio internacional Manoel de Oliveira: l’Invention Cinématographique à l’Epreuve de la Littérature, Claude Murcia, Régis Salado e António Preto (org.), Centre de recherches comparatistes sur les périodes anciennes et modernes (CLAM-ECLAT, EA 3507), Université Paris-Diderot – Paris 7 e Centre Culturel Calouste Gulbenkian à Paris (2008), 2011 (no prelo).

PRETO, António – “O Princípio da Incerteza : Agustina e Oliveira à luz do Teorema de Heisenberg”, actas do colóquio internacional Littérature, Cinéma et Multiculturalisme dans le Monde Lusophone, Idelette Muzart-Fonseca dos Santos, José Manuel Esteves, Anabela Branco Oliveira e Fernando Torres Moreira (org.), Centre de recherches interdisciplinaires du monde lusophone (CRILUS, EA 369), Université Paris-Ouest – Paris 10, Cátedra Lindley Cintra do Instituto Camões, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Centre Culturel Calouste Gulbenkian à Paris (2007), 2011 (no prelo).

PRETO, António – “Transfigurações: Agustina Bessa-Luís e Manoel de Oliveira”, actas do colóquio internacional Audaces et Défigurations: Colloque Agustina Bessa-Luís, Catherine Dumas, Ilda Mendes dos Santos, Agnès Levécot e Fátima Marinho (org.), Departamento de Português e Centre de Recherches sur les Pays Lusophones (CREPAL, EA 3421), Paris, Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 e Centre Culturel Calouste Gulbenkian à Paris, 2011 (no prelo).

2010
Livros Publicados

 

Capítulos de livros, artigos e textos publicados em actas

FERREIRA, Carlos Melo, 2010 – “Quando o documentário pensa – Frederick Wiseman”, Doc On-Line, nº 8, Documentário social e político, Agosto 2010 (www.doc.ubi.pt).

FERREIRA, Carlos Melo, 2010 – “Um amor extremo” (“Mother – Uma Força Única”, de Bong Joon-Ho), CINEMA (FPCC), nº 42

FERREIRA, Carlos Melo, 2010 – “Um regresso em cheio” (“O Tempo Que Resta”, de Elia Suleiman), CINEMA (FPCC), nº 42.

FERREIRA, Carlos Melo, 2010 – “Visionário e arrebatador” (“Filme do Desassossego”, de João Botelho), CINEMA”(FPCC), nº 42

FAUSTINO, Carlos – “On Violence” in Avanca Cinema 2010. Avanca: Edições Cine-Clube de Avanca, 2010.

Relatórios

FAUSTINO, Carlos, 2010 – Relatório BII/2009. Porto: CEAA, policopiado

2009
Livros Publicados

 

Capítulos de livros, artigos e textos publicados em actas

FERREIRA, Carlos Melo – “A «Laranja Mecânica», de Stanley Kubrick”, Programa. Departamento Cultural AEFEUP, 17/11/2009.

FERREIRA, Carlos Melo – “Da vida dos espectros” (sobre “Juventude em Marcha”, de Pedro Costa);

FERREIRA, Carlos Melo – “Ética, cinema e documentário – Poéticas de Pedro Costa”, in Doc On-Line, nº 7, Documentário e Ética, Dezembro 2009 (http://www.doc.ubi.pt).

FERREIRA, Carlos Melo – “Sujeitos e objectos de desejo”, in zero nove, nº 0 (www.revistazeronove.com), 2009.

FERREIRA, Carlos Melo – “Woody Allen em Londres” (sobre “Match Point” e “Scoop”);

OLIVEIRA, Miguel A. D., “A arte depois do jogo ou a patafísica do artista” in Detritos 3, Ciência das soluções imaginárias, Revista de arte e ensaio, Julho de 2009, ISSN 1646-964X, pp. 37-39.

 

2008
Livros Publicados

 

Capítulos de livros, artigos e textos publicados em actas

OLIVA, Ignacio – “Inside Almodóvar”, in Sexual Politics in Films of Pedro Almodóvar. Minnesotta University Press, U.S.A., 2008 (no prelo)

FERREIRA, Carlos Melo – “Isto não é uma fotografia”, MAIOCLARO, nº 1, ESAP, 2008, pág. 37.

FERREIRA, Carlos Melo – “Notícia breve sobre Ruy Duarte de Carvalho”, Trabalhos de Antropologia e Etnologia, vol. 48 (1-4). Porto: Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia, 2008, p. 93-97.

FERREIRA, Carlos Melo – “O quixotismo no cinema: uma introdução à obra de Orson Welles”, Cinema/ (FPCC), nº 39, Janeiro-Março 2008, págs. 38-49;

2007
Livros Publicados

Cruzamentos. Estudos de Arte, Cinema e Arquitectura / Carlos Melo Ferreira e Pedro Vieira de Almeida. Porto: CEAA, Edições Caseiras/12, 2007 (32 pág.) ISBN: 978-972-8784-23-2

[in print] O Cinema E As Artes Ou As Artes No Cinema / Editado por Maria Helena Maia, M. F. Costa e Silva e Susana Milão. Porto: ESAP, 2007. ISBN: 978-972-8784-26-3

Capítulos de livros, artigos e textos publicados em actas

FAUSTINO, Carlos – “Converting…” in Esculturas Que Fazem Sons. Sons Que Fazem Escultura. Porto: CEAA (em fase de peer review)

FERREIRA, Carlos Melo – “Um caminho pouco frequentado – Os filmes de António Reis”, in Imagens Achadas – Documentário, Política e Processos Sociais em Portugal. Edição Patrícia Vieira e Pedro Serra. Lisboa: Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (em preparação).

FERREIRA, Carlos Melo –”Um caminho pouco frequentado – Os filmes de António Reis” in “Imagens Achadas – Documentário, Política e Processos Sociais em Portugal. Edição de Patrícia Vieira e Pedro Serra. Lisboa: Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (em preparação).

FERREIRA, Carlos Melo – “Da Potência ao Acto e Retorno”, in O Cinema E As Artes Ou As Artes No Cinema. Porto: ESAP, 2007 (no prelo)

FERREIRA, Carlos Melo – “O Cinema, as artes visuais e as artes da narrativa”, in Cruzamentos, Porto: ESAP, col. Edições Caseiras/12, 2007.

FERREIRA, Carlos Melo – “Terrence Malick: Uma poética relevante no cinema actual”, in Modos de Conhecimento na Prática Artística Contemporânea. Porto: ESAP, 2007 (no prelo)

FERREIRA, Carlos Melo – “Do cinema ao museu – O caso de Pedro Costa” in Corte e Abertura. Porto: CEAA (aceite para publicação)

MUGA, Henrique –“Cinema, filme e espetador: para uma psicologia do cinema” Aceite para publicação (2007) in O Cinema E As Artes Ou As ArtesNo CinemaPorto: ESAP, no prelo. ISBN: 978-972-8784-26-3(24 pág.)

OLIVA, Ignácio – “El Cine Español Durante La II República”, in Modos de Conhecimento na Prática Artística Contemporânea. Porto: ESAP, 2007 (no prelo)

OLIVA, Ignácio – “En Torno al Concepto Film-Essay o Film Ensayo”, in O Cinema E As Artes Ou As Artes No Cinema. Porto: ESAP, 2007 (no prelo)

PINTO, José Alberto– “Plasticidades Sonoras e Polifonias Documentais (1930-1940)”, in O Cinema E As Artes Ou As Artes No Cinema. Porto: ESAP, 2007 (no prelo)

FERREIRA, Carlos Melo – “Manoel de Oliveira. Um amor feliz”, Vinte e um por vinte e um nº 3: O Cinema no Porto. O Estado da Arte, Porto: ESAP, 2007, p. 76-86.

FERREIRA, Carlos Melo – “O filme americano de David Cronenberg (sobre “Uma história de violência”)”, Cinema (FPCC) nº 36, Janeiro-Março 2007.

FERREIRA, Carlos Melo – “Os abscônditos abismos da alma: Luís Buñuel”, in Cinema (FPCC) nº 37, Abril-Junho 2007.

FERREIRA, Carlos Melo – “Presenças fantasmáticas (sobre “INLAND EMPIRE”, de David Lynch)”, in Cinema (FPCC) nº 38, Outubro-Dezembro 2007.

MUGA, Henrique – “Paradigmas da luz na percepção e na arte”, in Psicologia.com.pt – O Portal dos Psicólogos. (http://www.psicologia.com.pt/areas/area.php?cod=d15)

OLIVEIRA, Miguel – “Poder e desejo na arte cinematográfica do ponto de vista da sua imanência no arquivo ‘Da Assumpção’. Notas sobre o empirismo transcendental de Deleuze e Guattari”, Catálogo da  Mostra do Documentário Português, Panorama, Lisboa, de 1 a 10 de Abril.

PINTO, José Alberto – “Polifonias do Documentário – Linguagens Sonoras e Plasticidades Documentais (1930-1940)“, Revista Digital de Cinema Documental, Doc On-Line – Realidades e Modos de Representação, nº 2, 2007, secção de Dissertações e Teses. (Publicação abreviada da Tese de Mestrado)

Projectos ESAP em curso

A mobilização da intertextualidade na dialética cinematográfica (ESAP/2016/P28/DTC).
IR: Nelson Araújo
Enquadramento: DTC/CEAA

Muito além do enquadramento – narração em fora-decampo e interseções concetuais no cinema de Canijo e Ozu. (ESAP/2015/P22/DTC)
IR: M.F. Costa e Silva.
Enquadramento: DTC/CEAA

em parceria com o grupo de Estudos de Arquitectura:
A casa no cinema de Manoel de Oliveira (ESAP/2015/P18/SATH)
IR: Fátima Sale.
Enquadramento: SATH/CEAA

 

Projectos ESAP encerrados

António Reis e Margarida Cordeiro: Um cinema geológico (ESAP/2015/P15/CEAA)
IR: António Preto.
Enquadramento: CEAA