Início / Fotografia, Arquitectura Moderna e a “Escola do Porto”: Interpretações em torno do Arquivo Teófilo Rego

Fotografia, Arquitectura Moderna e a “Escola do Porto”: Interpretações em torno do Arquivo Teófilo Rego

PLACARDAPRESENTAÇÃOENQUADRAMENTOEQUIPAACTIVIDADESCOMUNICAÇÕESTRABALHOS PUBLICADOS
Placard

 

Print

 

 

ARQUIVO TEÓFILO REGO

Está disponível on line parte do fundo fotográfico de Teófilo Rego.
As cerca de 3.600 imagens agora disponibilizadas, foram seleccionadas e tratadas no âmbito do projeto FAMEP - Fotografia, Arquitetura Moderna e a “Escola do Porto”: Interpretação em torno do Arquivo Teófilo Rego, que decorreu no Centro de Estudos Arnaldo Araújo da Escola Superior Artística do Porto e no Museu Casa da Imagem da Fundação Manuel Leão, com financiamento FCT /COMPETE (PTDC/ATP-AQI-4805/2012).

Mais informação aqui

 

 

Imagens da exposição

…………………………………………………………………………………………………

Áreas Reservadas

Área Reservada Arquivo Teófilo Rego

Área Reservada do Projecto

 

 

Apresentação

FOTOGRAFIA, ARQUITECTURA MODERNA E A “ESCOLA DO PORTO”: INTERPRETAÇÕES EM TORNO DO ARQUIVO TEÓFILO REGO

Desde o início da história da fotografia que a arquitectura constituiu um dos seus principais temas. Nos últimos dois séculos, muitas vezes, o primeiro encontro com um edifício ou um ambiente construído aconteceria a partir de uma imagem, normalmente uma fotografia. No entanto, apesar da sua importância, o estudo da fotografia de arquitectura é geralmente subestimado.

O projecto de investigação centra-se na análise da relação entre a fotografia e arquitectura, particularmente no contexto do surgimento da arquitectura moderna em Portugal, a partir do estudo do espólio do fotógrafo Teófilo Rego, que documenta obras da geração de arquitectos portuenses denominada como “escola do Porto”.

Pretende-se analisar as potencialidades do registo fotográfico enquanto ferramenta para o desenvolvimento de novas interpretações da teoria, crítica e história da arquitectura, a partir de 1940, quando a disseminação da arquitectura moderna e da própria prática fotográfica coincidem em Portugal.

O ponto de partida desta investigação será o espólio do fotógrafo Teófilo Rego (1914-1993). Pertencente à Fundação Manuel Leão e constituído por cerca de 600.000 espécies fotográficas — cujo estudo sistematizado se encontra por fazer — este acervo documenta, entre outros temas, um dos mais completos retratos da Arquitectura Moderna do Norte de Portugal, reunindo fotografias das obras de arquitectos, como José Marques da Silva, João Andresen, Januário Godinho, Arnaldo Araújo, Luís Pádua Ramos, José Carlos Loureiro, Alfredo Viana de Lima, Agostinho Ricca Gonçalves ou Rogério de Azevedo, entre outros.

Para além da evidente riqueza patrimonial e historiográfica do Arquivo Teófilo Rego — composto, na sua maioria, por fotografias inéditas dos projectos de edifícios e de conjuntos urbanos, realizados e não realizados, desses arquitectos, que se encontram na génese da, internacionalmente reconhecida, “Escola do Porto”, nascida entre a influência pedagógica de José Marques da Silva e Carlos Ramos — a este acervo, pelas suas características, acumula-se o interesse de permitir efectuar um conjunto de outras leituras de comparável interesse. Pois, para além de nos possibilitar aprofundar o estudo deste período particular da história da arquitectura portuguesa, ao acompanhá-lo de uma perspectiva monográfica do próprio fenómeno; permitir-nos-á igualmente efectuar uma leitura crítica sobre o papel da fotografia na produção arquitectónica e urbanística, a partir do contexto específico da “Escola do Porto”, mas igualmente reconhecível numa arquitectura portuguesa, de certa forma nesta filiada.

Ou seja, pretender-se-á, para além de analisar a forma como, nesta época, o projecto de arquitectura e a sua imagem se interinfluenciam, e como a produção de imagens e a montagem fotográfica se constituem como ferramentas de comunicação e de projecto; simultaneamente discernir as relações que se foram estabelecendo entre fotógrafos e arquitectos, e aferir como foram usadas as fotografias encomendadas: se o objectivo foi estritamente profissional, se foi usado para a construção de um arquivo pessoal, ou se foi direccionado para exposições e publicações. Sendo, para cada um dos casos, determinante perceber até que ponto o fotógrafo permanece anónimo, enquanto a imagem faz realçar o autor do objecto fotografado: o arquitecto. Demonstrando precisamente como, desde a arquitectura moderna, a fotografia se constituiu como um instrumento imprescindível na concepção, divulgação e promoção do projecto arquitectónico; assim como enquanto ferramenta indispensável na comunicação das ideias e teorias que este sustenta.

São três, os objectivos primordiais deste projecto:

1) Iniciar a recuperação, organização e estudo do arquivo Teófilo Rego, com vista à constituição de um acervo documental sobre fotografia e arquitectura moderna do porto e norte de Portugal.

2) A produção de uma leitura crítica sobre a relação entre fotografia e arquitectura, a partir do contexto do surgimento da “escola do Porto”, com vista à clarificação do papel da fotografia enquanto ferramenta de comunicação e de projecto, no campo da produção arquitectónica, desde a emergência da arquitectura moderna portuguesa até à contemporaneidade.

3) A divulgação pública e adequação deste acervo documental, e respectiva leitura crítica, a públicos especializados e não-especializados, através da constituição de uma base de dados on-line, roteiro da arquitectura moderna do Porto e Norte de Portugal, projecto expositivo e respectivo serviço educativo.

Deste modo, através desta tripla aproximação, o projecto procurará ultrapassar a simples preservação e contextualização deste acervo, permitindo o acesso público às espécies fotográficas em questão e a todo o conhecimento produzido. Assim como propiciará, através de um momento expositivo e serviço educativo, um espaço experimental de reflexão e aprendizagem, na tentativa de trabalhar um arquivo fotográfico a partir de uma perspectiva contemporânea.

Enquadramento

FOTOGRAFIA, ARQUITECTURA MODERNA E A “ESCOLA DO PORTO”: INTERPRETAÇÕES EM TORNO DO ARQUIVO TEÓFILO REGO
(FCT: PTDC/ATP-AQI/4805/2012 – COMPETE: FCOMP-01-0124-FEDER-028054)
2013-2015

Investigador Responsável
Alexandra Trevisan (Junho 2014 – )
Miguel Silva Graça (Abril 2013-Maio 2014)

Instituição de Gestão
Cooperativa de Ensino Superior Artístico do Porto (CESAP)

Instituição Participante
Fundação Manuel Leão (FML)

Instituição de Acolhimento
Escola Superior Artística do Porto

Unidade de Investigação
CEAA | Centro de Estudos Arnaldo Araújo (uID 4041 da FCT)

Consultores
João Belo Rodeia
Pedro Bandeira
Rémi Papillault
Rui Prata

Financiamento
Projecto co-financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia I.P. (PIDDAC) e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional – FEDER, através do COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade (POFC)

Equipa

Investigadora Responsável
Alexandra Trevisan

Investigadores
Alexandra Cardoso
Assunção Pestana
César Machado Moreira
Inês Azevedo
Joana Mateus
Jorge Cunha Pimentel
Josefina González Cubero
Maria Helena Maia
Miguel Moreira Pinto
Miguel Silva Graça

Bolseira de Investigação
Graça Barradas

Estágios de Investigação
Mariana Rocha (ECI)
Pedro Barreto
Rui Rocha (ECI)

Actividades

cartaz

photography_modern_architecture cartaz

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ver exposição

II Jornadas FAMEP - net

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 ver programa

PROGRAM

FAMEP | II JORNADAS
o fotógrafo ne os arquitetos

5 de Dezembro de 2014
Auditório da ESAP

10h – Abertura dos trabalhos

10h10m -  Fotografia, Arquitectura Moderna e ‘Escola do Porto’: interpretações em torno do Arquivo de Teófilo Rego. Expectativas e Surpresas. Alexandra Trevisan (CEAA/ESAP)

10h40 - Coffee Break

10h55 – Fotografia y Arquitectura Moderna en España, 1925-65. Iñaki Bergera

11h25 – Coffee Break

11h40 – Teófilo Rego e os arquitectos do Porto, uma relação profissional. Maria Helena Maia e Alexandra Trevisan (CEAA/ESAP)

12h00 – Debate

12h30 – Pausa para almoço.

14h30 - A sombra do Arquitecto – da colaboração entre Teófilo Rego e João Andresen.  Miguel Moreira Pinto (CEAA)

14h50 - A presença da obra de Rogério de Azevedo na fotografia de Teófilo Rego. Jorge Cunha Pimentel (CEAA/ESAP)

15h10 – Uma ideia de Paisagem na acção da HICA. Da transformação à percepção. César Machado Moreira (CEAA)

15h30 – debate

17h00  – Inauguração da Exposição
Fotografias do Porto de Teófilo Rêgo
Galeria da ESAP.


FAMEP 1 Jornadas cartaz

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROGRAMA

FAMEP | I JORNADAS
fotografia e arquivo

10 de Outubro de 2014
Auditório da ESAP

 

09h30 – Recepção

10h00 - Apresentação do projeto Fotografia, Arquitectura Moderna e a “Escola do Porto”. Interpretações em torno do Arquivo Teófilo Rego -  Alexandra Trevisan (CEAA-ESAP)

10h15 – Trabalhando sobre um arquivo – uma abordagem integrada - Joana Mateus / Inês Azevedo (Casa da Imagem-FML)

10h30 – Pausa para café

Sessão 1 – ARQUIVOS
Moderador: Alexandra Trevisan

10h45  – O fundo fotográfico Teófilo Rego – Da preservação ao acesso online
   Graça Barradas (CEAA-ESAP)

11h00 – Conservação de fotografia. Perspetivas de uma fotógrafa num arquivo
Cláudia Gaspar (Casa da Imagem-FML)

11h15 – Porto, memória fotográfica  –  As fotografias de Teófilo Rego no Arquivo Histórico Municipal
               Manuel Araújo (DMAH – Casa do Infante)

11h30 – Debate

11h45 – Pausa para café

Sessão 2 – ARQUIVO
Moderador: Jorge Pimentel

12h00 – Do arquivo como normalização ao arquivo como criação - Eduarda Neves (CEAA-ESAP)

12h15 – O anterior e interno ao fazer – Desenho a partir de imagens do arquivo pessoal ~Irene Loureiro (artista plástica)

12h30 – Curva ascendente (Espetáculo performativo) - Tânia Dinis (FBAUP)

12h45 – Debate

13h00 – Pausa para almoço

Sessão 3 – NARRATIVAS
Moderador: Maria Helena Maia

15h30 – Os objectos falantes do fundo fotográfico Teófilo Rego. A relação entre o sujeito e o objecto  na construção da narrativa - Marta Ribeiro (Casa da Imagem-FML)

15h45 – O objecto no centro: o espólio como metodologia - Aida Castro (CECL-FCSH-UNL / IIADS-FBAUP)

16h00 – Em exposição - Inês Azevedo / Joana Mateus (Casa da Imagem-FML)

16h15 – Debate

17h00 – Encerramento


2 ESTÁGIOS CREDITADOS DE INVESTIGAÇÃO (ECI)
Resultados do concurso

O Centro de Estudos Arnaldo Araújo da Escola Superior Artística do Porto atribuiu de 2 Estágios Creditados de Investigação (ECI) no âmbito do projecto de I&D Fotografia, Arquitectura Moderna e a «Escola do Porto»: Interpretações em torno do Arquivo Teófilo Rego(PTDC/ATP-AQI/4805/2012; FCOMP-01-0124-FEDER-028054), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, na sequência de concurso aberto para o efeito.

Ambos os ECIs foram atribuídos a alunos da Licenciatura em Artes Visuais / Fotografia:

  • Mariana Paredes da Rocha (ECI/CEAA/2014/01/FAMEP)
  • Rui Filipe da Silva Pereira Rocha (ECI/CEAA/2014/01/FAMEP)

Edital para download

CONCURSO PARA 1 BOLSA DE INVESTIGAÇÃO (BI)
Publicação dos resultados

Publicam-se os resultados do concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) no âmbito do projecto de I&D Fotografia, Arquitectura Moderna e a «Escola do Porto»: Interpretações em torno do Arquivo Teófilo Rego, do Centro de Estudos Arnaldo Araújo da Escola Superior Artística do Porto (PTDC/ATP-AQI/4805/2012), co-financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia I.P. (PIDDAC) e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional – FEDER, através do COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade (POFC), que se encontram já afixados nas instalações da ESAP (afixados na ESAP – Largo de S. Domingos,80; Porto):

Actividades anteriores ao início do projecto (2012)

GRAÇA, Miguel Silva – Photography, Modern Architecture and the «School of Porto»: Interpretations around Teófilo Rego Archive. Presentation of the project at the inauguration of Casa da Imagem – Fundação Manuel Leão. Vila Nova de Gaia, Setembro 2012.

Comunicações

2014

Photographer and architects, a professional collaboration.
Alexandra Trevisan and Helena Maia.
The International Conference On the Image, Berlin, November 2014.

Teófilo Rego’s Oporto: modern architecture and city readings through photographic postcards.
Miguel Silva Graça
The International Conference On the Image, Berlin, November 2014.

Photographs of the theatre that could not be. Maruja Mallo´s stage designs
Josefina Gonzalez Cubero
International conference Dramatic Architectures, Places of Drama, Drama for Places. ESAP, Porto, 3-5 de Novembro 2014.

Um Teatro Itinerante
Alexandra Trevisan
International conference Dramatic Architectures, Places of Drama, Drama for Places. ESAP, Porto, 3- 5 de Novembro 2014.

Em exposição
Inês Azevedo, Joana Mateus
I Jornada FAMEP – Fotografia e Arquivo, ESAP, Porto, 10 de Outubro de 2014.

O fundo fotográfico Teófilo Rego – da preservação ao acesso online
Graça Barradas
I Jornada FAMEP – Fotografia e Arquivo, ESAP, Porto, 10 de Outubro de 2014.

Trabalhando sobre um arquivo – uma abordagem integrada
Joana Mateus, Inês Azevedo
I Jornada FAMEP – Fotografia e Arquivo, ESAP, Porto, 10 de Outubro de 2014.

On Modern Architecture, photography and city readings: Teófilo Rego and the “School of Oporto”
Maria Helena Maia, Alexandra Trevisan, Miguel Moreira Pinto
4th Annual International Conference on Architecture, org. Athens Institute for Education and Research, Athens, Greece, 7-10 July 2014.

Hydroelectric towns in Portugal
César Machado Moreira
International Conference 20th Century New Towns. Archetypes and Uncertainties, Escola Superior Artística do Porto, 22-24 Maio de 2014

Fotografia de arquitectura em Portugal, a propósito do arquivo Teófilo Rego
Alexandra Trevisan,
Seminário 4.2 Arquitectura e Artes Plásticas do Mestrado Integrado em Arquitectura, Escola Superior Artística do Porto, Março de 2014.

2013

It’s Not Just about Buildings: Looking for New Relations between Photography, Modern Architecture and “Escola do Porto”
Miguel Silva Graça
The Image 2013: Fourth International Conference on the Image, Chicago, U.S.A., October 2013.

A construção de arquivos digitais pautada pela investigação – o Arquivo Teófilo Rego e a fotografia de arquitectura
Graça Barradas
II Encontro de Arquivos Contemporâneos, Biblioteca Nacional de Portugal, Outubro de 2013.

Fotografia, paisagem e arquitectura moderna: Januário Godinho, Teófilo Rego e Álvaro Cardoso de Azevedo / the HICA connection
Miguel Silva Graça
Conversas em volta de um livro: Januário Godinho – Leituras do Movimento Moderno, Escola Superior Artística do Porto, Junho de 2013.

Lacunas and their interpretations: a contemporary look at the photographic work of Teófilo Rego
Inês Azevedo, Joana Mateus, Assunção Pestana
Contemphoto’13. Contemporary Photography Conference. Visualisation & Urban History in Contemporary Photography, Istanbul, Dakam Publishing, May 2013.

Photography, Landscape and Modern Architecture: Januário Godinho, Teófilo Rego and Álvaro Cardoso de Azevedo – The HICA Connection 
César Moreira, Miguel Silva Graça
Contemphoto’13. Contemporary Photography Conference. Visualisation & Urban History in Contemporary Photography, Istanbul, Dakam Publishing, May 2013.

Comunicações anteriores ao início do projecto (2012)

The Photographer and the Architect: a case study
Inês Azevedo; Miguel Silva Graça; Joana Mateus; Jorge Cunha Pimentel; Miguel Moreira Pinto; Duarte Ribeiro e Alexandra Trevisan
2nd International Conference of Photography and Theory  Photography and Museums: Displayed and Displaying, Thalassa Municipal Museum, Ayia Napa, Cyprus, 30 Novembro-2 Dezembro 2012

It’s Not Just About Buildings: Looking forward to a new Portuguese Modernist Architecture Photographic Archive
Inês Azevedo; Miguel Silva Graça; Joana Mateus; Jorge Cunha Pimentel; Miguel Moreira Pinto; Duarte Ribeiro e Alexandra Trevisan
5th Rizal Library International Conference “Libraries, Archives and Museums : Common Challenges, Unique Approaches” / Local: Manila (Philippines): Ateneo de Manila University, 25-26 Outubro 2012

Fotografia e Arquitectura Moderna: a visão de Teófilo Rego e a Nova Monumentalidade de João Andresen
Inês Azevedo; Miguel Silva Graça; Joana Mateus; Jorge Cunha Pimentel; Miguel Moreira Pinto; Duarte Ribeiro e Alexandra Trevisan
2nd Edition of the International Seminar “On the Surface: Public Space and Architectural Images in debate”. Porto: FAUP, Junho 2012

Architecture et photographie d’architecture au XIXe siècle en Portugal
Alexandra Trevisan e Maria Helena Maia
Journée d’étude “Architectes et photographes au XIXe siècle”. Paris: INHA, 23 Outubro 2012

Trabalhos Publicados

Alexandra Trevisan and Helena Maia
Photographer and architects, a professional collaboration.
Submetido (2014) in The International Journal of The Image, Illinois (USA): Common Ground Publishing LLC

Alexandra Trevisan
Um Teatro Itinerante
International conference Dramatic Architectures, Places of Drama, Drama for Places. Conference Proceedings. Porto: CEAA, 2014, p.522-534

Josefina Gonzalez Cubero
Photographs of the theatre that could not be. Maruja Mallo´s stage designs
International conference Dramatic Architectures, Places of Drama, Drama for Places. Conference Proceedings. Porto: CEAA, 2014, p.203-220

Joana Mateus, Inês Azevedo
Trabalhando sobre um arquivo – uma abordagem integrada
Aceite (Outubro 2014) para publicação Jornada FAMEP – Fotografia e Arquivo, ESAP, Porto, 10 de Outubro de 2014.

Graça Barradas
O fundo fotográfico Teófilo Rego – da preservação ao acesso online
Aceite (Outubro 2014) para publicação I Jornada FAMEP – Fotografia e Arquivo, ESAP, 2014.

Inês Azevedo, Joana Mateus
Em exposição
Aceite (Outubro 2014) para publicação I Jornada FAMEP – Fotografia e Arquivo, ESAP, 2014.

Maria Helena Maia, Alexandra Trevisan and Miguel Moreira Pinto
On Modern Architecture, photography and city readings: Teófilo Rego and the “School of Oporto”
Aceite (Julho 2014) 4th Annual International Conference on Architecture, org. Athens Institute for Education and Research, Athens, Greece, 7-10 July 2014.

César Machado Moreira
Hydroelectric Towns in Portugal
in 20th Century New Towns. Archetypes and Uncertainties. Conference Proceedings.Porto: Departamento de Arquitetura e Centro de Estudos Arnaldo Araújo da ESAP, 2014, p. 263-276.

Graça Barradas and Miguel Silva Graça
The Recovery of commercial photographic archives throughthe construction of online databases: The Teofilo Rego archive as a case study
in The International Journal of The Image, volume 5, issue 2. Illinois (USA): Common Ground Publishing LLC, 2014. pp. 15-23

César Moreira and Miguel Silva Graça
Photography, landscape and Modern Architecture: Januário Godinho, Teófilo Rego and Álvaro Cardoso de Azevedo – The HICA Connection in Contemphoto’13. Contemporary Photography Conference. Visualisation & Urban History in Contemporary Photography, Istanbul: Dakam Publishing, 2013, pp. 96-108

Inês Azevedo, Joana Mateus and Assunção Pestana
Lacunas and their interpretations: a contemporary look at the photographic work of Teófilo Rego. in Contemphoto’13. Contemporary Photography Conference. Visualisation & Urban History in Contemporary Photography, Istanbul: Dakam Publishing, 2013, pp. 28-35

Alexandra Trevisan, Maria Helena Maia
Architecture et photographie d’architecture au XIXe siècle en Portugal
Aceite (Janeiro de 2013) para publicação, Architectes et photographes au XIXe siècle, Journée d’études, Paris, INHA

Inês Azevedo, Miguel Silva Graça, Joana Mateus, Jorge Cunha Pimentel, Miguel Moreira Pinto, Duarte Ribeiro, Alexandra Trevisan
Fotografia e Arquitectura Moderna: a visão de Teófilo Rego e a Nova Monumentalidade de João Andresen
Aceite (Junho de 2012) para publicação em On the Surface: Public Space and Architectural Images in debate, Faculdade de Arquitectura da Universidade de Porto

Trabalhos anteriores ao início do projecto (2012)

Inês Azevedo, Miguel Silva Graça, Joana Mateus, Jorge Cunha Pimentel, Miguel Moreira Pinto, Duarte Ribeiro, Alexandra Trevisan
It’s Not Just About Buildings: Looking forward to a new Portuguese Modernist Architecture Photographic Archive
Aceite para publicação (Junho de 2012) in 5th Rizal Library International Conference
Libraries, Archives and Museums : Common Challenges, Unique Approaches, Conference proceedings . Manila (Philippines): Ateneo de Manila University, 2012

Inês Azevedo, Miguel Silva Graça, Joana Mateus, Jorge Cunha Pimentel, Miguel Moreira Pinto, Duarte Ribeiro, Alexandra Trevisan
The Photographer and the Architect: a case study”.
Aceite para publicação (Agosto de 2012) in 2nd International Conference of Photography and Theory – Photography and Museums: Displayed and Displaying, Conference proceedings. Ayia Napa (Chipre): University of Cyprus, 2012