CEAA - Centro de Estudos Arnaldo Araújo

Actividades

Tradução e Mal-entendido/Verdade e Falsidade

Sob a coordenação de Paolo Scrivano, o workshop Translation and Misunderstanding propõe criar um espaço de experimentação, no qual a noção de Tradução será explorada numa abordagem de natureza interdisciplinar. Em torno deste conceito, que funciona aqui como mecanismo central de elaboração, os estudantes de arquitetura, artes plásticas, artes visuais, design, cinema e teatro serão desafiados a intercetar ferramentas metodológicas, linguagens e estratégias de tradução na construção de um lugar-comum.

PAOLO SCRIVANO é Professor Associado de História da Arquitetura no Politécnico de Milão, co-coordenador da rede científica Mapping Architectural Criticism. É doutorado em História da Arquitetura pelo Politécnico de Turim e leccionou na Universidade de Toronto, na Universidade de Boston e na Universidade de Xi’an Jiaotong-Liverpool. É autor de várias publicações sobre a arquitetura do século XX, incluindo os volumes Storia di un’idea di architettura moderna. Henry-Russell Hitchcock e l’International Style (2001), Olivetti Builds: Modern Architecture in Ivrea (2001, como coautor), e Building Transatlantic Italy: Architectural Dialogues with Postwar America (2013). Recebeu também várias bolsas de estudo de instituições como o Canadian Centre for Architecture, o Centre for Advanced Studies in the Visual Arts, o Social Sciences and Humanities Research Council of Canada e o Australian Research Council. Scrivano é actualmente visiting scholar no CEAA-ESAP.

Este evento é apoiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UID/04041/2025 – Centro de Estudos Arnaldo Araújo.