PHD Thesis
| Paulo Telles de Lemos
Similarities and differences of urban space of Lisbon and Porto in the 2nd half of the 19th century. Comparative study of the avenues of Liberdade and Aliados
University of Valladolid. Supervisors: Pedro Vieira de Almeida/Maria Helena Maia and Ramón Rodriguez Llera
This PhD thesis aims at conducting a comparative urbanistic and architectonic study of the Av. da Liberdade, in Lisbon, and of the Av. dos Aliados, in Porto, in order to establish the resemblances and the differences in the way of thinking and constructing the city. The study of these two avenues – dating from the period between the second half of the 19th century and the first decades of the 20th century – is based on two types of approach: (1) a diachronic approach that will enable the identification of the most important moments that led to and shaped the construction of the avenues; (2) a synchronic approach that will enable the analysis and understanding of the two avenues in the framework of their current architectonic and urban implications.
PHD Thesis
| Mariana Veiga Copertino
Between cinema and literature: the influence of 'Presence' on the production of Manoel de Oliveira
UNESP FCL/Ar (Brasil). Superviser: António Preto
Masters Thesis
| Tiago Veloso
To an Asynchrony of Time
Escola Superior Artística do Porto, Master of Escola Superior Artística do Porto, Mater in Directing Film and Television - Cinema Variant. Supervisor: Eduarda Neves
O espaço que nos envolve, dependente do tempo e da matéria que o habita, é, tal como o nosso corpo, uma forma orgânica que altera a sua forma e se altera em função das condições ambientais, políticas, sociais e económicas. O poder atravessa o espaço no qual respiramos, nos deslocamos e amamos. Até onde estamos dispostos a ceder ao desejo pelo espectáculo e ao desejo pela natureza?
PHD Thesis
| Pedro Santos Silva
Arte y Escucha del Ser – acercar lo Absoluto
Faculdade de Belas Artes de Pontevedra - Universidade de Vigo – PhD program Creación e Investigación en Arte Contemporáneo. Supervisores: Nacho Barcia e Eduarda Neves
"Arte y Escucha del Ser – acercar lo Absoluto" estuda, de um ponto de vista fenomenológico-hermenêutico, com referências principais Martin Heidegger e Paul Ricoeur, a relação dialogante entre a obra de arte e o espectador, no sentido de incitar este último ao questionamento do seu próprio existir. Para tal, avançaremos com uma análise compreensiva-interpretativa da temática da finitude humana enquanto sinónimo de transfiguração, a partir dos referenciais simbólicos da água e do fogo, trabalhados, figuradamente, pelas artes visuais e performativas. Procuraremos aferir a praticabilidade desta relação dialogante potenciando uma (re)leitura simbólica da morte na arte contemporânea, abrindo-a, assim, a novos horizontes interpretativos, que exploraremos na produção de obra artística pictórica, fílmica e performativa
Masters Thesis
| Brígida Sousa
Travels
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, mestrado em Práticas Artísticas Contemporâneas. Supervisora – Eduarda Neves
Viagens, sob a forma de diário, apresenta-se como o registo de memórias e como partida para uma fragmentação. O diário como reflexo da intimidade, questionando as fronteiras entre público e privado. O diário constitui ainda uma ferramenta que contribui para evitar o desmembramento da vida e da sociedade. O clima político e social instável que vivemos é reflexo de um corpo pleno de questões, angústias, solidão, ruínas. Um corpo que habita o espaço através da memória. A possibilidade da existência de um corpo que viaja entre diferentes dinâmicas: a do loop, do frenesim, do ruído, do gesto conduzido até ao seu limite, em diálogo com um corpo que, sendo o reflexo de todo esse caos, se pode apresentar, em última instância, como um corpo esgotado. Esse esgotamento do gesto em estado de desaceleração. Entre a inexistência do gesto depois de um corpo em chamas e um corpo agora inerte, é possível construir um espaço para o silêncio e para o vazio.