CEAA - Centro de Estudos Arnaldo Araújo

PHD Thesis

| Alba Zarza Arribas

Architecture passages: The cinematographic memory of the NO-DO news program (1943-1981)

Universidade de Valladolid. Directora: Josefina Gonzalez Cubero. Orientadora na estadia de investigação no CEAA: Maria Helena Maia

PHD Thesis

| Miguel Moreira Pinto (bolseiro FCT)

João Andresen 1920/1967

Universidade de Valladolid. Directores: Pedro Vieira de Almeida e José Jové

A investigação sobre a obra do arquitecto João Andresen desenvolve-se a partir do que o autor, em determinado momento, designou de “tempo português” – ideia-chave que Andresen nunca esclareceu emrigor e que admite interpretações circunstancialmente distintas em função do momento, das propostas e dos textos que têm no seu trajecto uma influência e impacto particulares: Espaço, Tempo e Arquitectura de Sigfried Giedion e A Cultura das Cidades de Lewis Mumford. Em função da noção de um “tempo português” abordam-se necessariamente conceitos como os de Espírito da Época, do Lugar, Novo Regionalismo e Regionalismo Crítico. A tese procura demonstrar como a expressão subentende diferentes formas de olhar a história e de encarar o progresso e de como essas diferentes perspectivas do tempo traduzem distintas práticas de projecto.

PHD Thesis

| César Machado Moreira (bolseiro FCT)

Hidroelectrica do Cávado (1945/1964). Uma Ideia de paisagem na arquitectura de Januário Godinho

Universidade do Porto, Faculdade de Arquitectura. Orientador: André Tavares

Tendo como principal objectivo modernizar Portugal através da electrização, construíram-se, no início da segunda metade do século XX, diversas centrais hidroeléctricas em Portugal. Esta investigação pretende estudar um desses processos de aproveitamento dos recursos hídricos, a transformação da paisagem e através dele compreender o ideário projectado pelo Arquitecto Januário Godinho para esse território. Para explicar o modo pelo qual o arquitecto enfrentou a consideração do lugar nos projectos para a HICA, de como este afectou a concepção dos seus edifícios e de como incidiram esses edifícios no lugar em que se incorporaram, propomo-nos ler a oposição entre três ideais de paisagem que correspondem a três momentos da sua transformação: a paisagem praticada; a paisagem desejada; e a paisagem materializada.

PHD Thesis

| Paulo Telles de Lemos

Similarities and differences of urban space of Lisbon and Porto in the 2nd half of the 19th century. Comparative study of the avenues of Liberdade and Aliados

University of Valladolid. Supervisors: Pedro Vieira de Almeida/Maria Helena Maia and Ramón Rodriguez Llera

This PhD thesis aims at conducting a comparative urbanistic and architectonic study of the Av. da Liberdade, in Lisbon, and of the Av. dos Aliados, in Porto, in order to establish the resemblances and the differences in the way of thinking and constructing the city. The study of these two avenues – dating from the period between the second half of the 19th century and the first decades of the 20th century – is based on two types of approach: (1) a diachronic approach that will enable the identification of the most important moments that led to and shaped the construction of the avenues; (2) a synchronic approach that will enable the analysis and understanding of the two avenues in the framework of their current architectonic and urban implications.

PHD Thesis

| Mariana Veiga Copertino

Between cinema and literature: the influence of 'Presence' on the production of Manoel de Oliveira

UNESP FCL/Ar (Brasil). Superviser: António Preto

PHD Thesis

| Rui Lourosa

Catarse collective or the community in pyre, The Burial of the Rich Brother in the Village of Touro

Universidade Lusófona – doutoramento em Arte dos Media. Supervisor: José Gomes Pinto

Esta tese parte de um particular ritual de entrudo, com características funerárias que acontece no dia de carnaval na aldeia do Touro, Vila Nova de Paiva, Viseu. A prática, chamada de “enterro do rico irmão” pode ser entendida sumariamente como um ritual pagão de entrudo, que em jeito de catarse coletiva, culpa um boneco de palha em tamanho humano de todos os males da aldeia e depois o julga e o mata, seguido um ritual funerário numa encenação em que todos os elementos da comunidade participam. Será usada uma metodologia em que o trabalho de investigação de enquadramento teórico, análise fenomenológica, histórica e reflexão crítica do ritual mencionado será acompanhado de trabalho etnográfico. Em par, apontará à investigação e produção de obra artística, também com trabalho em colaboração com elementos da comunidade. Este processo, produção e investigação artística será também objeto de estudo teórico e crítico. Este trabalho permitirá não só uma compreensão mais profunda do ritual e dos rituais afins, mas também perceber as possibilidades do trabalho artístico em par com a investigação teórica e com a etnografia.

Masters Thesis

| Tiago Veloso

To an Asynchrony of Time

Escola Superior Artística do Porto, Master of Escola Superior Artística do Porto, Mater in Directing Film and Television - Cinema Variant. Supervisor: Eduarda Neves

O espaço que nos envolve, dependente do tempo e da matéria que o habita, é, tal como o nosso corpo, uma forma orgânica que altera a sua forma e se altera em função das condições ambientais, políticas, sociais e económicas. O poder atravessa o espaço no qual respiramos, nos deslocamos e amamos. Até onde estamos dispostos a ceder ao desejo pelo espectáculo e ao desejo pela natureza?

PHD Thesis

| Pedro Santos Silva

Arte y Escucha del Ser – acercar lo Absoluto

Faculdade de Belas Artes de Pontevedra - Universidade de Vigo – PhD program Creación e Investigación en Arte Contemporáneo. Supervisores: Nacho Barcia e Eduarda Neves

"Arte y Escucha del Ser – acercar lo Absoluto" estuda, de um ponto de vista fenomenológico-hermenêutico, com referências principais Martin Heidegger e Paul Ricoeur, a relação dialogante entre a obra de arte e o espectador, no sentido de incitar este último ao questionamento do seu próprio existir. Para tal, avançaremos com uma análise compreensiva-interpretativa da temática da finitude humana enquanto sinónimo de transfiguração, a partir dos referenciais simbólicos da água e do fogo, trabalhados, figuradamente, pelas artes visuais e performativas. Procuraremos aferir a praticabilidade desta relação dialogante potenciando uma (re)leitura simbólica da morte na arte contemporânea, abrindo-a, assim, a novos horizontes interpretativos, que exploraremos na produção de obra artística pictórica, fílmica e performativa

Masters Thesis

| Brígida Sousa

Travels

Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, mestrado em Práticas Artísticas Contemporâneas. Supervisora – Eduarda Neves

Viagens, sob a forma de diário, apresenta-se como o registo de memórias e como partida para uma fragmentação. O diário como reflexo da intimidade, questionando as fronteiras entre público e privado. O diário constitui ainda uma ferramenta que contribui para evitar o desmembramento da vida e da sociedade. O clima político e social instável que vivemos é reflexo de um corpo pleno de questões, angústias, solidão, ruínas. Um corpo que habita o espaço através da memória. A possibilidade da existência de um corpo que viaja entre diferentes dinâmicas: a do loop, do frenesim, do ruído, do gesto conduzido até ao seu limite, em diálogo com um corpo que, sendo o reflexo de todo esse caos, se pode apresentar, em última instância, como um corpo esgotado. Esse esgotamento do gesto em estado de desaceleração. Entre a inexistência do gesto depois de um corpo em chamas e um corpo agora inerte, é possível construir um espaço para o silêncio e para o vazio.