2025
2025
2025 | GONZALEZ CUBERO – "Ampliando las formas de representación visual. El Primer Festival Internacional de Cine de Arquitectura en el VIII Congreso de la UIA, París 1965", ZARCH. Journal of interdisciplinary studies in Architecture and Urbanism, nº 24 [Interferencias: nuevos escenarios para el proyecto de arquitectura], pp. 122-133. DOI: https://doi.org/10.26754/ojs_zarch/zarch.20252411150
2023
2023 | ARAÚJO, Nelson (coord.) - Os 100 Melhores Planos do Cinema, 100 Autores, 100 Planos. Coimbra: Edições 70. Novembro de 2023. ISBN:978-972-44-2630-3.
2023 | ARAÚJO, Nelson - “Cinema britânico” in ARAÚJO, Nelson (coord.) História do Cinema: Dos primórdios ao cinema contemporâneo (2ª edição). Lisboa: Edições 70. Fevereiro de 2023. pp.239-258. ISBN:978-972-44-2688-4.
2023 | ARAÚJO, Nelson - “Introdução” in ARAÚJO, Nelson (coord.) História do Cinema: Dos primórdios ao cinema contemporâneo (2ª edição). Lisboa: Edições 70. Fevereiro de 2023. pp.15-21. ISBN:978-972-44-2688-4.
2023 | CRISPIM, Pedro - "Tabu / Gohatto (1999), Nagisa Oshima U?ltimo Olhar [01:33:18/01: 33:43]" in ARAÚJO, Nelson (coord.) Os 100 Melhores Planos do Cinema. 100 Autores, 100 Planos. Coimbra: Edic?ões 70. Novembro de 2023. pp.359-362. ISBN:978-972-44-2630-3.
2023 | PRETO, António; GRILO, João Mário – Manoel de Oliveira e o Cinema Português I: A Bem da Nação (1929-1969) / Manoel de Oliveira and Portuguese Cinema I: For the Good of the Nation I (1929-1969). Porto: Fundação de Serralves, 2023, (415 pág.)
2023 | VIEIRA DA SILVA, Tiago - “History of Cinema, an Open Archive” (e023012) in Comunicação E Sociedade 43, Design e Comunicação: Desafios e Dilemas do Digital. 31 de Janeiro de 2023. DOI: https://doi.org/10.17231/comsoc.43(2023).4721
2023 | ARAÚJO, Nelson (coord.) - História do Cinema: Dos primórdios ao cinema contemporâneo (2ª edição). Lisboa: Edições 70. 2023. ISBN:978-972-44-2688-4
2023 | ARAÚJO, Nelson - “Introdução” in ARAÚJO, Nelson (coord.) Os 100 Melhores Planos do Cinema, 100 Autores, 100 Planos. Coimbra: Edições 70. Novembro de 2023. pp.11-18. ISBN:978-972-44-2630-3.
2023 | ARAÚJO, Nelson - “O Desprezo/ Le Mépris (1963), Jean-Luc Godard – Plano Final [01:40:56-01:43:12]” in ARAÚJO, Nelson (coord.) Os 100 Melhores Planos do Cinema, 100 Autores, 100 Planos. Coimbra: Edições 70. Novembro de 2023. pp.321-324. ISBN:978-972-44-2630-3.
2023 | ARAÚJO, Nelson; ROSA, Liliana - “Cinema independente” in ARAÚJO, Nelson (coord.) História do Cinema: Dos primórdios ao cinema contemporâneo (2ª edição). Lisboa: Edições 70. Fevereiro de 2023. pp.443-462. ISBN:978-972-44-2688-4.
2023 | PRETO, António – Jean-Marie Straub & Danièle Huillet: Na cratera do vulcão / Jean-Marie Straub & Danièle Huillet in the crater of the volcano. Porto: Fundação de Serralves, 2023 (353 pág.).
2022
2022 | CRISPIM, Pedro - “Koji Wakamatsu: Alienation and the womb” in Revista Disegno Journal of Design Culture (online). 2022. ISSN: 2416-156. DOI: https://doi.org//10.21096/disegno_2022_1pc
2022 | CRISPIM, Pedro - “Koji Wakamatsu: Alienation and the womb” in Revista Disegno Journal of Design Culture (online). 2022. ISSN: 2416-156. DOI: https://doi.org//10.21096/disegno_2022_1pc
2022 | GONZALEZ CUBERO, Josefina – Cuando la arquitectura habla por sí misma en El inquilino (1958) de José Antonio Nieves Conde, Varia. Revista de la Asociación de historiadores de la Arquitectura y el urbanismo, nº 3, febrero 2022, p. 246-271
2022 | ON CINEMA | 2022. Book of abstracts / Edited by Henrique Muga, M. F. Costa e Silva and Isolino Sousa. Porto: CEAA/ESAP-CESAP, 2022. DOI: https://doi.org/10.48618/ceaa-2022-cin-0
2022 | PRETO, António – Introdução e agradecimentos / Introduction and acknowledgements in Agnès Varda. Luz e Sombra / Light and Shadow. Porto: Fundação de Serralves, 2022, p. 11-17
2022 | PRETO, António – Introdução e agradecimentos / Introduction and acknowledgements in Agnès Varda. Luz e Sombra / Light and Shadow. Porto: Fundação de Serralves, 2022, p. 11-17 / 19-24
2022 | PRETO, António 2022 | PRETO, António – Elogio da curiosidade: Agnès Varda / In praise of curiosity: Agnès Varda in Agnès Varda. Luz e Sombra / Light and Shadow. Porto: Fundação de Serralves, 2022, p. 31-67 / 68-77
2021
2021 | ARAÚJO, Nelson – Cinema britânico in Nelson Araújo (coord.), História do Cinema: dos primórdios ao cinema contemporâneo. Lisboa: Edições 70, 2021, pp. 233-252. ISBN – 978-972-44-2128-5
2021 | ARAÚJO, Nelson – Introdução in Nelson Araújo (coord.), História do Cinema: dos primórdios ao cinema contemporâneo. Lisboa: Edições 70, 2021. ISBN – 978-972-44-2128-5, pp. 11-17
2021 | ARAÚJO, Nelson (coord). História do Cinema: Dos primórdios ao cinema contemporâneo. Lisboa: Edições 70, 2021. ISBN: 978-972-44-2128-5
2021 | ARAÚJO, Nelson; ROSA, Liliana – Cinema independente in Nelson Araújo (coord.), História do Cinema: dos primórdios ao cinema contemporâneo. Lisboa: Edições 70, 2021, pp. 393-412. ISBN: 978-972-44-2128-5
2021 | GONZÁLEZ CUBERO, Josefina; ZARZA ARRIBAS, Alba – Mediating Everyday Life: Domestic Architecture in Spanish Film in: LARSON, Susan (ed.). Architecture and the Urban in Spanish Film. Bristol, Chicago: Intellect Books, The University of Chicago Press, 2021, pp. 156-188. ISBN Versión impresa: 978-1-78938-489-5 / ISBN Versión ePDF: 978-1-78938-490-1 / ISBN Versión ePUB: 978-1-78938-491-8.
2021 | MUGA, Henrique – Imaginário, Imagem, Imaginação. Carviçais: Lema d'Origem Editora, 2021
2021 | MUGA, Henrique – O Espaço no Cinema de João César Monteiro in Avanca Cinema 2021. Avanca: Edições do Cine-Clube de Avanca, 2021, pp. 622-627. DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021
2020
2020 | SILVA, Manuel Fernando da Costa e – Cinema de Aventura e Narração Clandestina. Contribuições para a formulação de uma poética narrativa do Cinema Português, tese de doutoramento em Arte dos Media, Universidade Lusófona do Porto, 03/03/2020
2019
2019 | PRETO, António – A Imagem da Palavra in Eugène Green, A imagem da palavra / L'image de la parole. Porto: Serralves, Casa do Cinema Manoel de Oliveira, 2019, p. 33-67; versão francesa p. 169-190.
2019 | PRETO, António – Introdução e agradecimentos in Eugène Green, A imagem da palavra / L'image de la parole. Porto: Serralves, Casa do Cinema Manoel de Oliveira, 2019, p. 17-24; versão francesa p. 25-32
2018
2018 | FERREIRA, Carlos Melo Ferreira – Pedro Costa. Porto: Edições Afrontamento, 2018. (165 pág.)
2017
2017 | ARAÚJO, Nelson – Manoel de Oliveira: Por Trilhos de uma Imagética Política in Os Pobres no Cinema de Manoel de Oliveira., Renata Soares Junqueira (org.). São Paulo: Editora Todas as Musas, 2017, p. 157-168. ISBN – 978-85-9583-004-2.
2017 | FERREIRA, Carlos Melo – O Neo-Realismo no cinema, Nova Síntese [Neo-Realismo no Cinema], n.º 12, 2017 (2016)
2017 | PRETO, António – Les fantômes de l’histoire dans le cinéma portugais contemporain in Autres marges: Cinquentenário da Fundação Calouste Gulbenkian em Paris, Fondation Calouste Gulbenkian – Délégation en France, Paris/Bruxelas, Peter Lang, 2017, p. 173-182.
2016
2016 | Cinema Português: Interseções Estéticas nas Décadas de 60 a 80 do Século XX / Nelson Araújo. Lisboa: Edições 70, 2016, ISBN – 978-972-44-1924-4
2016 | FERREIRA, Carlos Melo – Prefácio ao livro Cinema Português: Intersecções estéticas nas décadas de 60 a 80 do Século XX, de Nelson Araújo, Lisboa: Edições 70, 2016
2016 | O Imaginário no Cinema de João César Monteiro. Poética, Imagens e Mitos. / Henrique Muga. Saarbrücken: Novas Edições Académicas, 2016 (380 p.).
2016 | PRETO, António – Silvestre Pestana: Poesia ou Morte in catálogo da exposição Silvestre Pestana: Tecnoforma, João Ribas (dir.), Porto, Museu de Arte Contemporânea de Serralves, 2016, p. 22-33
2016 | PRETO, António – O Porto é tradicionalmente identificado berço do cinema em Portugal [entrevista], As Artes Entre as Letras, n.º 172, 15 de Junho de 2016, p. 34-35
2016 | PRETO, António (tradução) – Ninfa moderna – Ensaio sobre o panejamento caído de Georges Didi-Huberman, Lisboa, Ymago - KKYM, 2016.
2015
2015 | FERREIRA, Carlos Melo – Do cinema ao museu – o caso de Pedro Costa in Corte e Abertura. Porto: CEAA, 2015, p. 65-77
2015 | FERREIRA, Carlos Melo; OLIVA, Ignácio – Mesa-redonda com Pedro Costa in Corte e Abertura. Porto: CEAA, 2015, p. 75-91
2015 | OLIVEIRA, Miguel – Jaime (1973) de António Reis in Corte e Abertura. Porto: CEAA, 2015, p. 23-32
2015 | PINTO, José Alberto – Memória fílmica e real imaginário: o contributo de António Campos in Corte e Abertura. Porto: CEAA, 2015, p. 45-52
2015 | PRETO, António – L’intertexte et l’interfilm: une typologie de l’adaptation chez Manoel de Oliveira in actas do colóquio internacional Manoel de Oliveira : L’invention cinématographique à l’épreuve de la littérature, Claude Murcia, Régis Salado e António Preto (org.), Centre de recherches comparatistes sur les périodes anciennes et modernes (CLAM-ECLAT, EA 3507), Université Paris-Diderot – Paris 7 e Centre Culturel Calouste Gulbenkian à Paris, 2015 (no prelo).
2015 | PRETO, António – Littérature et cinéma: singularités du cas Oliveira in actas do II Colóquio Internacional em Estudos Intermédia, Célia Sousa Vieira e Isabel Rio Novo (org.), Maia-Paris, L’Harmattan, 2012/2015 (no prelo).
2015 | PRETO, António – Miguel Gomes: Les Mille et Une Nuits, Cahiers du Cinéma, nº 707, janeiro 2015, p. 82-85.
2015 | PRETO, António – Paisagem, território de ficção, Paisagem <=> Ficção, Régua, Museu do Douro, 2015, p. 4-7.
2015 | PRETO, António – Portugal visto do tapete voador de Miguel Gomes, Ípsilon [capa], Público, 30 de Janeiro 2015, p. 6-11.
2015 | PRETO, António – Transfigurações: Agustina Bessa-Luís e Manoel de Oliveira, actas do colóquio internacional Audaces et défigurations: Colloque Agustina Bessa-Luís, Catherine Dumas, Ilda Mendes dos Santos, Agnès Levécot e Fátima Marinho (org.), Departamento de Português e Centre de Recherches sur les Pays Lusophones (CREPAL, EA 3421), Paris, Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 e Centre Culturel Calouste Gulbenkian à Paris, 2015 (no prelo).
2015 | PRETO, António (tradução) – Êxtases do sujeito político: notas sobre Eisenstein, conferência de Georges Didi-Huberman, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Porto, Ymago – KKYM, 2015.
2015 | PRETO, António (tradução) – Extensões sobre o domínio da aura (Variações sobre W. Benjamin), conferência de Georges Didi-Huberman, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, Ymago – KKYM, 2015.
2015 | PRETO, António (tradução) – Falenas – Ensaios sobre a aparição, Georges Didi-Huberman, Lisboa, Ymago – KKYM, 2015
2014
2014 | ARAÚJO, Nelson – A Imagética da Clausura: o Espaço como Metáfora in VI Jornadas do Cinema em Português na Universidade da Beira Interior, Dezembro 2014, p.123-137.
2014 | ARAÚJO, Nelson – A Plasticidade in Manoel de Oliveira. Análise estética de uma matriz cinematográfica, org. Nelson Araújo. Lisboa: Edições 70, 2014, p. 13-81
2014 | FERREIRA, Carlos Melo – O tempo e o espaço in Manoel de Oliveira. Análise estética de uma matriz cinematográfica, org. Nelson Araújo. Lisboa: Edições 70, 2014, p. 85-97
2014 | FERREIRA, Carlos Melo – Paulo Rocha no cinema portugués in. Cinema: Journal of Philosophy and the Moving Image, nº 5. Lisboa: Instituto de Filosofia da Linguagem da Universidade Nova de Lisboa, 2014. Publication with double blind peer review (http://cjpmi.ifl.pt/)
2014 | FERREIRA, Carlos Melo – Sobre dois filmes de Béla Tarr in proc. III Encontro Anual da AIM, 2014 (http://aim.org.pt/)
2014 | FERREIRA, Carlos Melo – Um caminho pouco frequentado: Os Filmes de António Reis in Imagens Achadas – Documentário, Política e Processos Sociais em Portugal, organizado por Patrícia Vieira e Pedro Serra. Lisboa: Colibri, 2014, p. 175-191
2014 | Manoel de Oliveira (vol. 3/3) / Direção de António Preto e João Fernandes. Porto: Fundação de Serralves, 2014
2014 | Manoel de Oliveira: Análise Estética de uma Matriz Cinematográfica / Organização de Nelson Araújo. Lisboa: Edições 70, 2015, 152 pág.
2014 | MUGA, Henrique – Universos Pessoanos no Imaginário de João César Monteiro in Atas do III Encontro Anual da AIM, editado por Paulo Cunha e Sérgio Dias Branco, p. 171-176. Coimbra: AIM, 2014.
2014 | PRETO, António – Manoel de Oliveira: Palavra imagem in Cinema e literatura: narrativas e poéticas, Salvador (Brasil), Editora da Universidade Federal da Bahia, 2014, p. 21-56
2014 | PRETO, António – O Cinema no Porto: Um ponto de situação in catálogo da exposição Sub-40: Arte e artistas no Porto. Geração Pós-25 de Abril, curadoria José Maia, Porto, Direcção Municipal de Cultura – Câmara Municipal do Porto, 2014, p. 64-78
2014 | PRETO, António – Relações com a Literatura in Manoel de Oliveira. Análise estética de uma matriz cinematográfica, org. Nelson Araújo. Lisboa: Edições 70, 2014, p. 99-115
2014 | PRETO, António – The Old Man of Belém: Conversation with Manoel de Oliveira / Il Vecchio del Restelo: Conversazione con Manoel de Oliveira, O Velho do Restelo, Dossier de imprensa do filme, O Som e a Fúria, Epicentre Films, 2014
2013
2013 | FERREIRA, Carlos Melo – “Dialectic Montages Poetic” in On Cinema | 2013 Livro de Actas / Conference Proceedings / António Preto, M.F. Costa e Silva e Marco Miranda (ed.). Porto, CEAA/DTC, 2013, p.127-137
2013 | FERREIRA, Carlos Melo – “Questões a Jia Zhang-ke” in Atas II Encontro Anual da AIM, com edição de Tiago Baptista e Adriana Martins, Lisboa, AIM, 2013. P.267-278. Acessível em http://aim.org.pt/
2013 | MUGA, Henrique – “Cinema e Imaginário” in On Cinema | 2013 Livro de Actas / Conference Proceedings / António Preto, M.F. Costa e Silva e Marco Miranda (ed.). Porto, CEAA/DTC, 2013, p. 201-214.
2013 | On Cinema | 2013 Livro de Actas / Conference Proceedings. António Preto; M.F. Costa e SILVA e Marco Miranda (ed.) Porto, CEAA/DTC, 2013 (332 p.)
2013 | PRETO, António – «La vérité de la vérité», Cahiers du Cinéma, nº 694, novembro 2013, pp. 76-80
2013 | SILVA, M. F. Costa e – “A utilização do fora de campo em ‘sangue do meu sangue’” in On Cinema|2013 Livro de Actas / Conference Proceedings / António Preto, M.F. Costa e Silva e Marco Miranda (ed.). Porto, CEAA/DTC, 2013, p. 294-305
2012
2012 | FAUSTINO, Carlos – “Para Além das Fronteiras” in Esculturas Que Fazem Sons. Sons Que Fazem Escultura. Porto: CEAA, Edições Caseiras/15, 2012, p. 25-31
2012 | FERREIRA, Carlos Melo – “Manoel de Oliveira, o Mago” in Reencontro Único – Doutoramento Honoris Causa Manoel de Oliveira. Vila Real de Trás-os-Montes: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2012, p. 33-41
2012 | MUGA, Henrique – “Discursos sobre o Imaginário Cinematográfico de João César Monteiro” in Avanca Cinema 2012. Ed. Cine-Clube de Avanca, 2012, p. 515-522
2012 | PRETO, António – “Brandos Costumes: O drama da família pequeno-burguesa na encruzilhada do século XX” in catálogo FFFilm Project, Balleteatro, Porto, 2012, p. 67-71
2012 | PRETO, António – “I know not what tomorrow will bring” in Reencontro Único – Doutoramento Honoris Causa Manoel de Oliveira. Vila Real de Trás-os-Montes: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2012, p. 23-31
2012 | PRETO, António; LAVIN, Mathias – “Argent maudit: Gebo et l’Ombre de Manoel de Oliveira”, Cahiers du Cinéma, nº 682, outubro 2012, p. 38-40
2012 | PRETO, António; LAVIN, Mathias – “O círculo da pobreza”, Jornal de Letras, Artes e Ideias, nº 1094, setembro-outubro 2012, p. 19-20
2012 | SILVA, M. F. Costa e – “Manuel de Oliveira – O elogio da urgência in Reencontro Único – Doutoramento Honoris Causa Manoel de Oliveira. Vila Real de Trás-os-Montes: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2012, p. 125-128
2011
2011 | Cinema – Uma Arte Impura / Carlos Melo Ferreira. Porto: Edições Afrontamento, 2011 (206 pág.)
2011 | FAUSTINO, Carlos – “Complexism and Randomness in Contemporary Arts” in IJUP’11 4th meeting of young researchers at UP. Porto, Elsevier, 18/02/2011
2011 | FAUSTINO, Carlos – “Monstrare” in Avanca Cinema 2011. Avanca: Edições Cine-Clube de Avanca, 2011
2011 | FAUSTINO, Carlos– “Para um médium do real – do espelho, do vídeo, do virtual” (Aceite 2011) in Revista da Fundarte – Ano XI. Montenegro, Brasil
2011 | FERREIRA, Carlos Melo –”«Tarde demais»”, de José Nascimento, Jornal dos Encontros Cinematográficos da Guarda, Novembro 2011
2011 | PINTO, José Alberto – “Contributos Modernistas à Plasticidade Sonora do Documentário (1930-1940)”, in Avanca Cinema 2011 Conferência Internacional Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação. Avanca: Edições Cine Clube de Avanca, Colecção “Comunicação em Debate”, 2011
2011 | PRETO, António – “L’intertexte et l’interfilm: une typologie de l’adaptation chez Manoel de Oliveira”, actas do colóquio internacional Manoel de Oliveira: l’Invention Cinématographique à l’Epreuve de la Littérature, Claude Murcia, Régis Salado e António Preto (org.), Centre de recherches comparatistes sur les périodes anciennes et modernes (CLAM-ECLAT, EA 3507), Université Paris-Diderot – Paris 7 e Centre Culturel Calouste Gulbenkian à Paris (2008), 2011 (no prelo).
2011 | PRETO, António – “La métaphysique des anges”,L’Etrange Affaire Angélica: Manoel de Oliveira – L’avant-Scène Cinéma, nº 581, março 2011, p. 4-10
2011 | PRETO, António – “O Princípio da Incerteza : Agustina e Oliveira à luz do Teorema de Heisenberg”, actas do colóquio internacional Littérature, Cinéma et Multiculturalisme dans le Monde Lusophone, Idelette Muzart-Fonseca dos Santos, José Manuel Esteves, Anabela Branco Oliveira e Fernando Torres Moreira (org.), Centre de recherches interdisciplinaires du monde lusophone (CRILUS, EA 369), Université Paris-Ouest – Paris 10, Cátedra Lindley Cintra do Instituto Camões, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Centre Culturel Calouste Gulbenkian à Paris (2007), 2011 (no prelo).
2010
2010 | FAUSTINO, Carlos – “On Violence” in Avanca Cinema 2010. Avanca: Edições Cine-Clube de Avanca, 2010.
2010 | FAUSTINO, Carlos, 2010 – Relatório BII/2009. Porto: CEAA, policopiado
2010 | FERREIRA, Carlos Melo, 2010 – “Quando o documentário pensa – Frederick Wiseman”, Doc On-Line, nº 8, Documentário social e político, Agosto 2010 (www.doc.ubi.pt).
2009
2009 | FERREIRA, Carlos Melo – “Ética, cinema e documentário – Poéticas de Pedro Costa”, in Doc On-Line, nº 7, Documentário e Ética, Dezembro 2009 (http://www.doc.ubi.pt)
2009 | OLIVEIRA, Miguel A. D., “A arte depois do jogo ou a patafísica do artista” in Detritos 3, Ciência das soluções imaginárias, Revista de arte e ensaio, Julho de 2009, ISSN 1646-964X, pp. 37-39
2008
2008 | FERREIRA, Carlos Melo – “Notícia breve sobre Ruy Duarte de Carvalho”, Trabalhos de Antropologia e Etnologia, vol. 48 (1-4). Porto: Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia, 2008, p. 93-97
2008 | FERREIRA, Carlos Melo – “O quixotismo no cinema: uma introdução à obra de Orson Welles”, Cinema/ (FPCC), nº 39, Janeiro-Março 2008, págs. 38-49
2008 | OLIVA, Ignacio – “Inside Almodóvar”, in Sexual Politics in Films of Pedro Almodóvar. Minnesotta University Press, U.S.A., 2008 (no prelo)
2007
2007 | Cruzamentos. Estudos de Arte, Cinema e Arquitectura / Carlos Melo Ferreira e Pedro Vieira de Almeida. Porto: CEAA, Edições Caseiras/12, 2007 (32 pág.)
2007 | FERREIRA, Carlos Melo – “Da Potência ao Acto e Retorno”, Aceite (2007) in O Cinema E As Artes Ou As Artes No Cinema. Porto: ESAP
2007 | FERREIRA, Carlos Melo – “Manoel de Oliveira. Um amor feliz”, Vinte e um por vinte e um nº 3: O Cinema no Porto. O Estado da Arte, Porto: ESAP, 2007, p. 76-86
2007 | FERREIRA, Carlos Melo – “O filme americano de David Cronenberg (sobre “Uma história de violência”)”, Cinema (FPCC) nº 36, Janeiro-Março 2007.
2007 | FERREIRA, Carlos Melo – “Os abscônditos abismos da alma: Luís Buñuel”, in Cinema (FPCC) nº 37, Abril-Junho 2007
2007 | FERREIRA, Carlos Melo – “Presenças fantasmáticas (sobre “INLAND EMPIRE”, de David Lynch)”, in Cinema (FPCC) nº 38, Outubro-Dezembro 2007.
2007 | FERREIRA, Carlos Melo – “Terrence Malick: Uma poética relevante no cinema actual”, Aceite (2007) in Modos de Conhecimento na Prática Artística Contemporânea. Porto: ESAP
2007 | FERREIRA, Carlos Melo – ”Um caminho pouco frequentado – Os filmes de António Reis” (Aceite 2007) in “Imagens Achadas – Documentário, Política e Processos Sociais em Portugal. Edição de Patrícia Vieira e Pedro Serra. Lisboa: Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
2007 | MUGA, Henrique – “Cinema, filme e espectador: para uma psicologia do cinema” (Aceite 2007) in O Cinema E As Artes Ou As Artes No Cinema. Porto: ESAP
2007 | O Cinema E As Artes Ou As Artes No Cinema / Editado por Maria Helena Maia, M. F. Costa e Silva e Susana Milão. Porto: ESAP (em fase de edição). ISBN: 978-972-8784-26-3
2007 | OLIVA, Ignácio – “El Cine Español Durante La II República” (Aceite 2007) in Modos de Conhecimento na Prática Artística Contemporânea. Porto: ESAP
2007 | OLIVA, Ignácio – “En Torno al Concepto Film-Essay o Film Ensayo” (Aceite 2007) in O Cinema E As Artes Ou As Artes No Cinema. Porto: ESAP
2007 | OLIVEIRA, Miguel – “Poder e desejo na arte cinematográfica do ponto de vista da sua imanência no arquivo ‘Da Assumpção’. Notas sobre o empirismo transcendental de Deleuze e Guattari”, Catálogo da 5ª Mostra do Documentário Português, Panorama, Lisboa, de 1 a 10 de Abril.
2007 | PINTO, José Alberto – “Polifonias do Documentário – Linguagens Sonoras e Plasticidades Documentais (1930-1940)“, Revista Digital de Cinema Documental, Doc On-Line – Realidades e Modos de Representação, nº 2, 2007, secção de Dissertações e Teses. (Publicação abreviada da Tese de Mestrado)
2007 | PINTO, José Alberto– “Plasticidades Sonoras e Polifonias Documentais (1930-1940)” (aceite 2007) in O Cinema E As Artes Ou As Artes No Cinema. Porto: ESAP