CEAA - Centro de Estudos Arnaldo Araújo

Projeto

Extreme Sites

Extreme Sites é uma plataforma de investigação de natureza exploratória que promove pesquisa multidisciplinar sobre territórios e sítios profundamente transformados pela actividade humana e que vivem tensões diversas. Extreme Sites consiste numa assembleia de lugares, edifícios e territórios sofrendo condições severas e processos de transição nos dois extremos da Europa, a Península Ibérica e o Báltico. O conjunto de projectos que a integram compõe-se de casos concretos que partilham a condição de herança contestada, ou de legado indesejado, correspondendo fundamentalmente a legados do pós-Segunda Guerra Mundial. 

A investigação em Arquitectura, Arte e Património tende a debruçar-se sobre objectos, autores e documentação de qualidade excepcional, inclinando-se a não considerar os processos entrópicos de lugares em transição, a decadência, a contaminação, ou mesmo as várias apropriações e transformações ao longo do tempo, categorizando os lugares em transição como menores, vagos ou expectantes. Através de uma abordagem que cruza conhecimento (e investigadores) das áreas da arquitectura, da geografia e da arquitectura paisagista, usando metodologias da etnografia, das culturas visuais e urbanas - tais como o trabalho de campo, o ensaio visual, a cartografia crítica, o pequeno documentário ou a curadoria -, a plataforma de investigação Extreme Sites empenha-se em ampliar a caracterização e as representações dos casos de estudo, promovendo o debate e o conhecimento sobre sítios cujas condições extremas escapam à norma. 

A constelação de casos inclu: espaços desindustrializados e pós-industriais, lugares em renegociação de fronteiras e lugares desmilitarizados, descampados e terrenos contaminados, numa diversidade de exemplos que abarca: remanescentes industriais [wp1], ex-monumentos soviéticos [wp2], batarias e bunkers [wp3], refinery board [wp4]. A pesquisa procura produzir evidência da relação entre os ciclos de vida latos da arquitectura e do ambiente, relacionando-os com aqueles da economia, da política (e geopolítica), do património e/ou do ambiente, contribuindo para o alargamento da compreensão do papel da arquitectura na sociedade e os seus impactos no planeta. 

A abordagem adoptada abraça a condição e as circunstâncias actuais de cada lugar, que é estudado através de trabalho de campo e, quando disponível, através de fontes e de documentação primária. A pesquisa resulta na redacção de ensaios e capítulos, bem como em eventos públicos de carácter cultural, sustentando o arranque de projectos de investigação de duração mais longa, como também apoiando o desenvolvimento de Doutoramentos e Mestrados. A plataforma Extreme Sites visa ainda revelar ao público mais alargado lugares e sítios muitas vezes inacessíveis, com o intuito consciencializar a sociedade para legados e heranças difíceis que carecem de atenção e intervenção.