Índice
AGRADECIMENTOS
APRESENTAÇÃO
I PARTE – A PLASTICIDADE
Nelson Araújo
INTRODUÇÃO
1. A OBJECTIVIDADE
    1.1. 0 Rigor e a Frontalidade da Câmara
    1.2. A Precisão Histórica
    1.3. Os Atores-Retrato e a não Representação
    1.4. O Espectador-Receptor Activo
2. A DIALÓGICA
    2.1. A Pintura
    2.2. O Teatro
    2.3. As Casas-Personagem
    2.4. A Palavra
3. A COMPOSIÇÃO
    3.1. A Espiritualidade dos Longos-Planos
    3.2. A Imagem e a Construção dos Quadros-Cinematográfico
    3.3. O Som
4. FOZ – ARTICULAÇÃO DE CONCEITOS
CONCLUSÃO
Bibliografia
II PARTE – O SIMBOLISMO
I. O TEMPO E O ESPAÇO
Carlos Melo Ferreira
    1.1. Amor de Perdição
    1.2. Vale Abraão
    1.3. Viagem ao Princípio do Mundo
2. RELAÇÕES COM A LITERATURA
Antonio Preto
    2.1. A Divina Comédia
    2.2. O Dia do Desespero
    2.3. O Estranho Caso de Angélica
3. INDISCIPLINARIDADE
Carolin Overhoff Ferreira
    3.1. 0 Acto da Primavera
    3.2. Mon Cas / O Meu Caso
    3.3. Porto da Minha Infância
4. A PALAVRA
Mathias Lavin
    4.1. Benilde, ou a virgem-mãe (1975)
    4.2. Um Filme Falado
    4.3. Singularidades de uma Rapariga Loira
5. ENTREVISTA COM MANOEL DE OLIVEIRA
Nelson Araújo