CEAA - Centro de Estudos Arnaldo Araújo

Teses de Doutoramento

| Alba Zarza Arribas

Pasajes Arquitectónicos. La vivienda en el cine de Estado de España y Portugal (1938-1975)

Universidade de Valladolid. Directora: Josefina Gonzalez Cubero. Coorientadora: Maria Helena Maia

O filme documentário produzido pelas ditaduras dos Novos Estados em Portugal (1933-1974) e Espanha (1939-1975) registou os principais acontecimentos sociais e políticos que tiveram lugar em meados do século XX, fazendo dos seus materiais uma fonte indispensável para o conhecimento da arquitetura construída durante este período. No seu conjunto, as imagens cinematográficas que divulgaram as novas obras construídas oferecem um amplo panorama das políticas de construção empreendidas pelos regimes
autoritários da Península Ibérica e expõem os seus interesses na criação e divulgação de uma certa imagem de arquitetura que foi transferida para o imaginário coletivo dos seus espectadores.
Esta Tese de Doutoramento trata dos conteúdos arquitetónicos do Jornal Português (1938-1951) e de Imagens de Portugal (1953-1970) e dos noticiários espanhóis Noticiario Español (1938-1941) e NO-DO (Noticiarios y Documentales Cinematográficos, 1943-1981), para além dos documentários produzidos pelos organismos oficiais de ambos os países, tudo isso para dar forma à história que o meio cinematográfico teceu sobre as arquiteturas do poder e, especificamente, sobre as políticas residenciais nacionais.
A primeira parte do trabalho é dedicada à contextualização da produção cinematográfica na Península, com os seus antecedentes mais diretos, a quantificação dos conteúdos arquitetónicos que constituem as bases objetivas da investigação. Juntamente com a quantificação, é feita uma aproximação às revisões da arquitetura estrangeira na Península e o alcance internacional da arquitetura espanhola e portuguesa, e destas nos seus próprios países. A segunda parte centra-se na imagem cinematográfica que o cinema oficial ofereceu das novas habitações construídas, e da encenação com que foram apresentadas, em clara competição com outros meios gráficos.
As conclusões da investigação sintetizam as características e contribuições obtidas a partir da análise destes materiais cinematográficos que condensaram o tempo histórico e o espaço geográfico, estabelecendo um quadro comparativo entre os dois países, proporcionando uma visão introspetiva e, ao mesmo tempo, transnacional das realizações arquitetónicas.

Teses de Doutoramento

2016 | Maria de Fátima Fernandes

La arquitectura en la construcción del paisaje. Herramientas y principios de los proyectos del Duero internacional (1953-1964) en su relación con la Escuela de Oporto

ETSA - Universidad Politecnica de Madrid. Diretores: Joaquín Ibáñez Montoya, Francisco Arqués Soler. Orientadora na estadia de investigação no CEAA: Maria Helena Maia

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2016 | Filipe Sousa Silva

Le Corbusier: vers un paysage: a Villa Meyer como paradigma

Universidade de Valladolid. Director: Dario Alvarez. Orientadora na estadia de investigação no CEAA: Maria Helena Maia

A tese trata de analisar a influencia da ideia de paisagem na arquitectura de Le Corbusier, tendo como caso de estudo o projecto da Villa Meyer. URL: http://uvadoc.uva.es/handle/10324/16873

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2015 | Henrique Muga

O imaginário na obra cinematográfica de João César Monteiro

Universidade Fernando Pessoa, Porto. Doutorando em Ciências Sociais, especialidade Psicologia, linha de investigação Psicologia da Arte . Directora: Maria Antónia Jardim

Pretende-se analisar o imaginário, isto é, os símbolos e a sua dinâmica mitológica, na obra cinematográfica de João César Monteiro (1939-2003). Espaço do trabalho do corpo, dos sentidos e da imaginação, sob a égide da função simbólica, o imaginário é um «lugar de entre saberes», um lugar de cruzamento de aproximações filosóficas, antropológicas, psicológicas, neurológicas, poéticas, espelho revelador da essência da vida mental. Se a arte em geral e o cinema em particular é um dos espaços onde a consciência simbólica atinge o nível mais elevado de funcionamento, a filmografia monteiriana, pela originalidade e qualidade, afigura-se como um «filão» precioso e objeto de uma já vasta mas infindável exploração. Ancorado numa perspetiva da psicologia da arte, no espírito de uma epistemologia que concetualiza o saber como transdisciplinar, híbrido e autobiográfico, e adotando uma abordagem plurimetodológica, o nosso contributo passa por dois eixos principais: cruzar diferentes abordagens teóricas de leitura do imaginário monteiriano, com especial ênfase para a mitocrítica de Gilbert Durand e a arquetipologia de Carl Jung; identificar sincronicidades entre a mitologia monteiriana e outros mitos nacionais, refletindo sobre o sentir e o sentido da lusitaneidade neste virar de milénio.

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2015 | Isabel Matias

Vilas Termais de Montanha. Desenvolvimento urbano e contexto na Arquitectura Moderna portuguesa, 1934-1974

Universidade de Valladolid. Director: Dario Alvarez. Orientadora na estadia de investigação no CEAA: Maria Helena Maia

A abordagem efectua-se na perspectiva da evolução verificada no termalismo desde finais do século XIX e durante parte do século XX, com incidência no Estado Novo (1933-1974), através da obrigatoriedade legal decretada durante o Estado Novo em elaborar instrumentos de planeamento e gestão territorial para as áreas urbanas existentes e para as áreas turísticas, nomeadamente para as estâncias termais e percepcionar o desenvolvimento urbano efectivo nas vilas termais estudadas. Desta forma, pretendemos investigar o desenvolvimento dos primeiros instrumentos de ordenamento do territorial em Portugal, tendo em consideração o desempenho dos profissionais que os realizaram e ainda a sua efectiva (ou não) concretização no território.

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2015 | Nelson Araújo

Interceções Estéticas no Cinema Português entre as Décadas de 60 e 80 do Século XX

Universidade de Vigo, Faculdade de Belas Artes. Orientador: Carlos Melo Ferreira, co-orientador: José Chavete

Na década de 60, uma nova forma de fazer cinema é levada a cabo: constata-se uma mudança em termos estéticos, que será consolidada nas décadas seguintes. O meu percurso passa pela questão da forma imagética que caracteriza o cinema português naquela fase, onde investigarei o seu carácter de estilo. Para tal recorreremos a vários aspetos de feição externa que modelam este cinema. Pretende-se, assim, aferir da existência de relações visuais nas diversas obras cinematográficas no período que pretendemos estudar e responder à questão de partida: Dentro da diversidade cinematográfica portuguesa existem afinidades estéticas que estruturem uma forma cinematográfica?

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2015 | Sérgio Leitão (bolseiro da FCT)

Definições situacionistas: conceitos operativos na prática artística contemporânea

Universidade de Vigo, Departamento de Pintura. Director: Alberto Samaniego

O projecto de investigação parte das Definições elaboradas em 1958 pela ‘Internacional Situacionista’ (1957-1972) para avaliar a sua influência no desenvolvimento da arte contemporânea. Estrutura-se em torno de dois conceitos situacionistas principais – détournement e dérive – para apresentar uma reflexão sobre a produção artística que consideramos partilhar essas premissas de intervenção e de experiência plástica e estética nos nossos dias.

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2015 | Sónia Tourón (bolseira do governo espanhol)

La fotografía y el cuerpo del artista: acción/representación. Desde los años 60 hasta la actualidad

Universidade de Vigo, Departamento de Escultura. Directora: Yolanda Herranz. Orientadora na estadia de investigação no CEAA: Maria Helena Maia

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2014 | Jorge Cunha Pimentel

Obra Pública de Rogério de Azevedo. Os Anos Do SPN/SNI e da DGEMN

Universidade de Valladolid. Directores: Pedro Vieira de Almeida/Maria Helena Maia e Ramón Rodriguez Llera

Esta tese visa estudar a obra pública realizada essencialmente para o SPN/SNI e para a DGEMN pelo gabinete do Arquitecto Rogério de Azevedo desde o final da década de vinte até ao início da década de quarenta, nomeadamente os programas das Escolas Primárias e das Pousadas Regionais e as intervenções em espaços e edifícios de interesse patrimonial. Através dessa obra pública procurar-se-á analisar o posicionamento e os contributos que o Gabinete teve para a forma como os arquitectos se relacionaram com o património arquitectónico nas suas múltiplas vertentes. Será também analisada a sua contribuição para as leituras e apropriações do Movimento Moderno e consequente evolução da arquitectura portuguesa nos anos de afirmação e consolidação do Estado Novo.

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2013 | Alexandra Trevisan

As Influências Internacionais na Arquitectura Moderna no Porto (1926-1956)

Universidade de Valladolid. Departamento de Teoria de la Arquitectura y Proyectos Arquitectonicos. Director: Ramón Rodriguez Llera. Orientadora na estadia de investigação no CEAA: Maria Helena Maia

Trata-se neste projecto de detectar o modo como se traduziu a influência da arquitectura internacional, particularmente europeia, na arquitectura portuguesa num período político marcado pelo Estado Novo. Assumindo a posição de que a arquitectura do Porto neste período se concretizou através de várias contribuições individuais e não através de grandes protagonistas, propomo-nos aferir o grau de envolvimento dos arquitectos com a Cidade, com o poder político e a existência de grupos independentes deste, que de algum modo tenham criado alternativas fundamentadas nas influências exteriores, como é o caso do Movimento Moderno e da sua repercussão no Grupo ODAM. Tentaremos também demonstrar que pela via do diálogo com as Instituições, particularmente com a Câmara Municipal, a criação de obras modernas no Porto se fez de modo mais consentâneo.

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2012 | Eduarda Neves

Sobre o auto-retrato. Fotografia e modos de subjectivação

UNED – Facultad de Filosofia. Departamento de Filosofia y Filosofia Social y Politica. Orientador: Simon Marchán Fiz

A figura de Narciso contemplando-se na superfície da água ou as noções de ego e pulsão, constituem referências habituais nas análises sobre o auto-retrato. No entanto, optamos na nossa investigação por explorar campos de reflexão não centrados em interpretações psicológica e psicanaliticamente orientadas. Considerando que, no domínio da arte contemporânea, a auto-representação encontra na imagem fotográfica um dos seus espaços de eleição, propomos sugerir outras hipóteses de leitura em torno de conceitos como os de realismo óptico e subjectividade, sujeito e simulacro, arquivo e diferença, capitalismo e identidade ou ainda de corpo improdutivo. Autores como Michel Foucault, Gilles Deleuze e Félix Guattari ou Peter Sloterdijk foram centrais na nossa investigação. De igual modo não podemos deixar de referir as sempre lúcidas e actuais críticas de Marx, Walter Benjamin e Pierre Bourdieu ao sistema capitalista. Na segunda parte, cada auto-retrato em análise se objectiva como paradigma visual de uma formulação conceptual desenvolvida na primeira parte. Assim, os auto-retratos de Thomas Ruff, Jeff Wall, Marcel Broodthaers, Martha Rosler y Jürgen Klauke, revelaram-se inesgotáveis fontes ruminantes. Estes artistas, verdadeiros atletas afectivos (como chamou Artaud ao actor) estarão sempre, como diria Foucault, onde nunca os esperamos.

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2012 | Maria Covadonga Barreiro Rodríguez-Moldes (bolseira do governo espanhol)

Máquinas poéticas y artefactos. Mecánicas del movimiento en la creación artistica contemporánea (actitudes / utopias)

Universidade de Vigo, Departamento de Escultura. Directora: Yolanda Herranz. Orientadora na estadia de investigação no CEAA: Maria Helena Maia

La Tesis Doctoral se ocupa de las piezas artísticas objetuales dotadas de movimiento a partir una revisión de la aparición de elementos mecánicos en el arte, fundamentalmente desde el periodo de las vanguardias históricas y hasta nuestros días. En una época, la actual, dominada por la tecnología, la pantalla, lo digital y la virtualidad, esta investigación supone una mirada fascinada hacia lo mecánico y hacia artefactos, artilugios o máquinas precarias, así como una llamada de atención sobre la experiencia real y en directo de objetos y mecanismos ensimismados, regidos por un movimiento en muchos improductivo e inestable.

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2011 | António Preto

Manoel de Oliveira : Cinéma et littérature

Université Paris-Diderot – Paris 7. Orientador: Claude Murcia

Iniciado no tempo do cinema mudo e desenvolvendo-se até ao presente, o percurso criativo do realizador Manoel de Oliveira acompanhou as transformações mais importantes da história do cinema. A relação com a literatura é uma das dimensões mais particulares da sua obra, assim como um dos ângulos de estudo que melhor permite observar a originalidade das suas propostas, sem por em causa a heterogeneidade dos filmes realizados. A multiplicidade das interrogações estéticas e epistemológicas que orientam a apropriação oliveiriana dos objectos literários obriga a repensar a noção de adaptação e a reavaliar as fronteiras entre teatro e cinema, bem como entre documentário e ficção.

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2011 | Ivan Rincón Borrego

Sverre Fehn: La forma natural de construir

Universidade de Valladolid. Departamento de Teoria de la Arquitectura y Proyectos Arquitectonicos. Directora: Josefina Gonzalez Cubero. Orientador na estadia de investigação no CEAA: Pedro Vieira de Almeida

Las raíces modernas de pioneros como Arne Korsmo y Knut Knutsen, sumadas al interés por la construcción vernacular conforman la identidad arquitectónica de la vanguardia noruega de la que se nutre Sverre Fehn. En sus años de juventud Fehn participa en los CIAM y forma parte de PAGON (Progresive Architects’ Group of Oslo, Norway) junto a Norberg Schulz, Jorn Utzon y el propio Korsmo en 1951, lo que posteriormente le permite trabajar en París junto a Jean Prouvé en 1954. Este hecho deja una huella palpable en toda su trayectoria caracterizada por una arquitectura fundamentada en la racionalidad constructiva, la industrialización de los materiales, la modulación de la forma y la economía de medios formales y compositivos. Sus proyectos se debaten entre el hecho arquitectónico entendido como elocuente lenguaje constructivo, el espacio concebido como memoria del lugar y el dibujo como reflejo de las vivencias que acompañan al arquitecto nómada en sus viajes, especialmente el que realiza a Marruecos en 1951, y clases impartidas en la AHO. La actitud de Sverre Fehn carece de veleidades, es rigurosa e intensa en lo formal, pero también es refinada en la interpretación poética y cultural que hace del entorno y, sobre todo, precisa respecto al arte constructivo que emana de cada idea y cada material. La distancia intelectual que une la creación humana y el lenguaje de la naturaleza, es la senda por la que discurren los pasos que da Sverre Fehn en su arquitectura guiado por LA FORMA NATURAL DE CONSTRUIR.

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2009 | Nuno Faleiro Rodrigues

Vanguarda e diferença: Gilles Deleuze e arte menor

Centre for Research in Modern European Philosophy, Middlesex Univeristy, Londres. Orientadores: Peter Osborne e Éric Alliez

Esta tese tem como objectivo reavaliar o alcance político da arte moderna sob o ponto de vista da condição histórica da pós-vanguarda. Assente num conceito afirmativo de diferença, toma a filosofia de Gilles Deleuze como o ponto de partida para repensar a relação entre arte moderna e política. A tese é composta de duas partes. A primeira realiza uma introdução crítica ao conceito de vanguarda tal como é conceptualizada pela teoria crítica; a segunda parte desenvolve um conceito de diferença artística que tenta superar, conceptual e historicamente, os impasses inerentes à problematização vanguardista da relação da arte com a vida. Essa posição crítica é elaborada através da introdução da noção de arte menor de Gilles Deleuze e Félix Guattari.

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2008 | Ana Lídia Virtudes

Transformações Urbanísticas Modernas Sobre o Espaço Histórico de Santarém

Universidade de Valladolid / Universidade da Beira Interior, 2008. Diretores: María Castrillo Rómon e Victor Cavaleiro

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2002 | Maria Helena Maia (bolseira PRODEP)

O Restauro arquitectónico em Portugal. Emergência e consolidação de uma noção

Universidade de Valladolid. Departamento de Teoria de la Arquitectura y Proyectos Arquitectonicos. Director: Julio Arrechea Miguel

Teses de Doutoramento

| Miguel Moreira Pinto (bolseiro FCT)

João Andresen 1920/1967

Universidade de Valladolid. Directores: Pedro Vieira de Almeida e José Jové

A investigação sobre a obra do arquitecto João Andresen desenvolve-se a partir do que o autor, em determinado momento, designou de “tempo português” – ideia-chave que Andresen nunca esclareceu emrigor e que admite interpretações circunstancialmente distintas em função do momento, das propostas e dos textos que têm no seu trajecto uma influência e impacto particulares: Espaço, Tempo e Arquitectura de Sigfried Giedion e A Cultura das Cidades de Lewis Mumford. Em função da noção de um “tempo português” abordam-se necessariamente conceitos como os de Espírito da Época, do Lugar, Novo Regionalismo e Regionalismo Crítico. A tese procura demonstrar como a expressão subentende diferentes formas de olhar a história e de encarar o progresso e de como essas diferentes perspectivas do tempo traduzem distintas práticas de projecto.

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2001 | Fátima Sales (bolseira FCT/PRAXIS XXI)

Januário Godinho na arquitectura portuguesa ou a outra face da modernidade

Universidade de Valladolid. Departamento de Teoria de la Arquitectura y Proyectos Arquitectonicos. Director: Antón Capitel

A tese apresenta como objectivos principais: reler a História, fazer uma aproximação crítica ao Movimento Moderno, interpretar os traços e reavaliar a arquitectura de Januário Godinho. O pouco que se pronunciou sobre questões teóricas, não implica que não se deduza uma certa visão dos problemas conceptuais da arquitectura. Januário Godinho inicia toda uma postura crítica a um certo idealismo da arquitectura moderna que, na perspectiva desta tese, é o início de algo mais significativo e abrangente do que a sua obra. A tese começa por detectar a condição lacunar da historiografia do Movimento Moderno. Torna relevante o facto de que o critério das “gerações”, assim como, o dos “decénios” igualmente admitido entre nós, têm contribuído para continuar a convenção historiográfica. Propõe uma ponderação crítica das diversas personalidades. Traça uma trajectória pelos textos e interpretações produzidos até ao momento sobre Januário Godinho. Considera o arquitecto dentro do quadro ideológico e cultural dominante. Avalia posições e destaca o seu carácter único e pioneiro no que se refere às noções de envolvência e integração no contexto, colocando-o como a contribuição mais significativa à arquitectura contemporânea portuguesa.

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2020 | César Machado Moreira (bolseiro FCT)

Hidroelectrica do Cávado (1945/1964). Uma Ideia de paisagem na arquitectura de Januário Godinho

Universidade do Porto, Faculdade de Arquitectura. Orientador: André Tavares

Tendo como principal objectivo modernizar Portugal através da electrização, construíram-se, no início da segunda metade do século XX, diversas centrais hidroeléctricas em Portugal. Esta investigação pretende estudar um desses processos de aproveitamento dos recursos hídricos, a transformação da paisagem e através dele compreender o ideário projectado pelo Arquitecto Januário Godinho para esse território. Para explicar o modo pelo qual o arquitecto enfrentou a consideração do lugar nos projectos para a HICA, de como este afectou a concepção dos seus edifícios e de como incidiram esses edifícios no lugar em que se incorporaram, propomo-nos ler a oposição entre três ideais de paisagem que correspondem a três momentos da sua transformação: a paisagem praticada; a paisagem desejada; e a paisagem materializada.

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1998 | Pedro Vieira de Almeida (bolseiro FCG)

Os Concursos de Sagres. Representação 35. Condicionantes e consequências

Universidade de Valladolid. Departamento de Teoria de la Arquitectura y Proyectos Arquitectonicos. Director: Ramón Rodriguez Llera

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| Rui Lourosa

Catarse coletiva ou a comunidade em pira, O Enterro do Rico Irmão na Aldeia do Touro

Universidade Lusófona – doutoramento em Arte dos Media. Supervisor: José Gomes Pinto

Esta tese parte de um particular ritual de entrudo, com características funerárias que acontece no dia de carnaval na aldeia do Touro, Vila Nova de Paiva, Viseu. A prática, chamada de “enterro do rico irmão” pode ser entendida sumariamente como um ritual pagão de entrudo, que em jeito de catarse coletiva, culpa um boneco de palha em tamanho humano de todos os males da aldeia e depois o julga e o mata, seguido um ritual funerário numa encenação em que todos os elementos da comunidade participam. Será usada uma metodologia em que o trabalho de investigação de enquadramento teórico, análise fenomenológica, histórica e reflexão crítica do ritual mencionado será acompanhado de trabalho etnográfico. Em par, apontará à investigação e produção de obra artística, também com trabalho em colaboração com elementos da comunidade. Este processo, produção e investigação artística será também objeto de estudo teórico e crítico. Este trabalho permitirá não só uma compreensão mais profunda do ritual e dos rituais afins, mas também perceber as possibilidades do trabalho artístico em par com a investigação teórica e com a etnografia.

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2018 | Luísa Costa Pinto

O TEATRO COMO MEIO DE REINSERÇÃO SOCIAL DE RECLUSOS