CEAA - Centro de Estudos Arnaldo Araújo

Teses de Doutoramento

2016 | Maria de Fátima Fernandes

La arquitectura en la construcción del paisaje. Herramientas y principios de los proyectos del Duero internacional (1953-1964) en su relación con la Escuela de Oporto

ETSA - Universidad Politecnica de Madrid. Diretores: Joaquín Ibáñez Montoya, Francisco Arqués Soler. Orientadora na estadia de investigação no CEAA: Maria Helena Maia

Teses de Doutoramento

2016 | Filipe Sousa Silva

Le Corbusier: vers un paysage: a Villa Meyer como paradigma

Universidade de Valladolid. Director: Dario Alvarez. Orientadora na estadia de investigação no CEAA: Maria Helena Maia

A tese trata de analisar a influencia da ideia de paisagem na arquitectura de Le Corbusier, tendo como caso de estudo o projecto da Villa Meyer. URL: http://uvadoc.uva.es/handle/10324/16873

Teses de Doutoramento

2015 | Henrique Muga

O imaginário na obra cinematográfica de João César Monteiro

Universidade Fernando Pessoa, Porto. Doutorando em Ciências Sociais, especialidade Psicologia, linha de investigação Psicologia da Arte . Directora: Maria Antónia Jardim

Pretende-se analisar o imaginário, isto é, os símbolos e a sua dinâmica mitológica, na obra cinematográfica de João César Monteiro (1939-2003). Espaço do trabalho do corpo, dos sentidos e da imaginação, sob a égide da função simbólica, o imaginário é um «lugar de entre saberes», um lugar de cruzamento de aproximações filosóficas, antropológicas, psicológicas, neurológicas, poéticas, espelho revelador da essência da vida mental. Se a arte em geral e o cinema em particular é um dos espaços onde a consciência simbólica atinge o nível mais elevado de funcionamento, a filmografia monteiriana, pela originalidade e qualidade, afigura-se como um «filão» precioso e objeto de uma já vasta mas infindável exploração. Ancorado numa perspetiva da psicologia da arte, no espírito de uma epistemologia que concetualiza o saber como transdisciplinar, híbrido e autobiográfico, e adotando uma abordagem plurimetodológica, o nosso contributo passa por dois eixos principais: cruzar diferentes abordagens teóricas de leitura do imaginário monteiriano, com especial ênfase para a mitocrítica de Gilbert Durand e a arquetipologia de Carl Jung; identificar sincronicidades entre a mitologia monteiriana e outros mitos nacionais, refletindo sobre o sentir e o sentido da lusitaneidade neste virar de milénio.

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2015 | Isabel Matias

Vilas Termais de Montanha. Desenvolvimento urbano e contexto na Arquitectura Moderna portuguesa, 1934-1974

Universidade de Valladolid. Director: Dario Alvarez. Orientadora na estadia de investigação no CEAA: Maria Helena Maia

A abordagem efectua-se na perspectiva da evolução verificada no termalismo desde finais do século XIX e durante parte do século XX, com incidência no Estado Novo (1933-1974), através da obrigatoriedade legal decretada durante o Estado Novo em elaborar instrumentos de planeamento e gestão territorial para as áreas urbanas existentes e para as áreas turísticas, nomeadamente para as estâncias termais e percepcionar o desenvolvimento urbano efectivo nas vilas termais estudadas. Desta forma, pretendemos investigar o desenvolvimento dos primeiros instrumentos de ordenamento do territorial em Portugal, tendo em consideração o desempenho dos profissionais que os realizaram e ainda a sua efectiva (ou não) concretização no território.

Teses de Doutoramento

2015 | Nelson Araújo

Interceções Estéticas no Cinema Português entre as Décadas de 60 e 80 do Século XX

Universidade de Vigo, Faculdade de Belas Artes. Orientador: Carlos Melo Ferreira, co-orientador: José Chavete

Na década de 60, uma nova forma de fazer cinema é levada a cabo: constata-se uma mudança em termos estéticos, que será consolidada nas décadas seguintes. O meu percurso passa pela questão da forma imagética que caracteriza o cinema português naquela fase, onde investigarei o seu carácter de estilo. Para tal recorreremos a vários aspetos de feição externa que modelam este cinema. Pretende-se, assim, aferir da existência de relações visuais nas diversas obras cinematográficas no período que pretendemos estudar e responder à questão de partida: Dentro da diversidade cinematográfica portuguesa existem afinidades estéticas que estruturem uma forma cinematográfica?

Teses de Doutoramento

2015 | Sérgio Leitão (bolseiro da FCT)

Definições situacionistas: conceitos operativos na prática artística contemporânea

Universidade de Vigo, Departamento de Pintura. Director: Alberto Samaniego

O projecto de investigação parte das Definições elaboradas em 1958 pela ‘Internacional Situacionista’ (1957-1972) para avaliar a sua influência no desenvolvimento da arte contemporânea. Estrutura-se em torno de dois conceitos situacionistas principais – détournement e dérive – para apresentar uma reflexão sobre a produção artística que consideramos partilhar essas premissas de intervenção e de experiência plástica e estética nos nossos dias.

Teses de Doutoramento

2015 | Sónia Tourón (bolseira do governo espanhol)

La fotografía y el cuerpo del artista: acción/representación. Desde los años 60 hasta la actualidad

Universidade de Vigo, Departamento de Escultura. Directora: Yolanda Herranz. Orientadora na estadia de investigação no CEAA: Maria Helena Maia

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2014 | Jorge Cunha Pimentel

Obra Pública de Rogério de Azevedo. Os Anos Do SPN/SNI e da DGEMN

Universidade de Valladolid. Directores: Pedro Vieira de Almeida/Maria Helena Maia e Ramón Rodriguez Llera

Esta tese visa estudar a obra pública realizada essencialmente para o SPN/SNI e para a DGEMN pelo gabinete do Arquitecto Rogério de Azevedo desde o final da década de vinte até ao início da década de quarenta, nomeadamente os programas das Escolas Primárias e das Pousadas Regionais e as intervenções em espaços e edifícios de interesse patrimonial. Através dessa obra pública procurar-se-á analisar o posicionamento e os contributos que o Gabinete teve para a forma como os arquitectos se relacionaram com o património arquitectónico nas suas múltiplas vertentes. Será também analisada a sua contribuição para as leituras e apropriações do Movimento Moderno e consequente evolução da arquitectura portuguesa nos anos de afirmação e consolidação do Estado Novo.

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2013 | Alexandra Trevisan

As Influências Internacionais na Arquitectura Moderna no Porto (1926-1956)

Universidade de Valladolid. Departamento de Teoria de la Arquitectura y Proyectos Arquitectonicos. Director: Ramón Rodriguez Llera. Orientadora na estadia de investigação no CEAA: Maria Helena Maia

Trata-se neste projecto de detectar o modo como se traduziu a influência da arquitectura internacional, particularmente europeia, na arquitectura portuguesa num período político marcado pelo Estado Novo. Assumindo a posição de que a arquitectura do Porto neste período se concretizou através de várias contribuições individuais e não através de grandes protagonistas, propomo-nos aferir o grau de envolvimento dos arquitectos com a Cidade, com o poder político e a existência de grupos independentes deste, que de algum modo tenham criado alternativas fundamentadas nas influências exteriores, como é o caso do Movimento Moderno e da sua repercussão no Grupo ODAM. Tentaremos também demonstrar que pela via do diálogo com as Instituições, particularmente com a Câmara Municipal, a criação de obras modernas no Porto se fez de modo mais consentâneo.

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2012 | Eduarda Neves

Sobre o auto-retrato. Fotografia e modos de subjectivação

UNED – Facultad de Filosofia. Departamento de Filosofia y Filosofia Social y Politica. Orientador: Simon Marchán Fiz

A figura de Narciso contemplando-se na superfície da água ou as noções de ego e pulsão, constituem referências habituais nas análises sobre o auto-retrato. No entanto, optamos na nossa investigação por explorar campos de reflexão não centrados em interpretações psicológica e psicanaliticamente orientadas. Considerando que, no domínio da arte contemporânea, a auto-representação encontra na imagem fotográfica um dos seus espaços de eleição, propomos sugerir outras hipóteses de leitura em torno de conceitos como os de realismo óptico e subjectividade, sujeito e simulacro, arquivo e diferença, capitalismo e identidade ou ainda de corpo improdutivo. Autores como Michel Foucault, Gilles Deleuze e Félix Guattari ou Peter Sloterdijk foram centrais na nossa investigação. De igual modo não podemos deixar de referir as sempre lúcidas e actuais críticas de Marx, Walter Benjamin e Pierre Bourdieu ao sistema capitalista. Na segunda parte, cada auto-retrato em análise se objectiva como paradigma visual de uma formulação conceptual desenvolvida na primeira parte. Assim, os auto-retratos de Thomas Ruff, Jeff Wall, Marcel Broodthaers, Martha Rosler y Jürgen Klauke, revelaram-se inesgotáveis fontes ruminantes. Estes artistas, verdadeiros atletas afectivos (como chamou Artaud ao actor) estarão sempre, como diria Foucault, onde nunca os esperamos.

Teses de Doutoramento

2012 | Maria Covadonga Barreiro Rodríguez-Moldes (bolseira do governo espanhol)

Máquinas poéticas y artefactos. Mecánicas del movimiento en la creación artistica contemporánea (actitudes / utopias)

Universidade de Vigo, Departamento de Escultura. Directora: Yolanda Herranz. Orientadora na estadia de investigação no CEAA: Maria Helena Maia

La Tesis Doctoral se ocupa de las piezas artísticas objetuales dotadas de movimiento a partir una revisión de la aparición de elementos mecánicos en el arte, fundamentalmente desde el periodo de las vanguardias históricas y hasta nuestros días. En una época, la actual, dominada por la tecnología, la pantalla, lo digital y la virtualidad, esta investigación supone una mirada fascinada hacia lo mecánico y hacia artefactos, artilugios o máquinas precarias, así como una llamada de atención sobre la experiencia real y en directo de objetos y mecanismos ensimismados, regidos por un movimiento en muchos improductivo e inestable.

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2011 | António Preto

Manoel de Oliveira : Cinéma et littérature

Université Paris-Diderot – Paris 7. Orientador: Claude Murcia

Iniciado no tempo do cinema mudo e desenvolvendo-se até ao presente, o percurso criativo do realizador Manoel de Oliveira acompanhou as transformações mais importantes da história do cinema. A relação com a literatura é uma das dimensões mais particulares da sua obra, assim como um dos ângulos de estudo que melhor permite observar a originalidade das suas propostas, sem por em causa a heterogeneidade dos filmes realizados. A multiplicidade das interrogações estéticas e epistemológicas que orientam a apropriação oliveiriana dos objectos literários obriga a repensar a noção de adaptação e a reavaliar as fronteiras entre teatro e cinema, bem como entre documentário e ficção.

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2011 | Ivan Rincón Borrego

Sverre Fehn: La forma natural de construir

Universidade de Valladolid. Departamento de Teoria de la Arquitectura y Proyectos Arquitectonicos. Directora: Josefina Gonzalez Cubero. Orientador na estadia de investigação no CEAA: Pedro Vieira de Almeida

Las raíces modernas de pioneros como Arne Korsmo y Knut Knutsen, sumadas al interés por la construcción vernacular conforman la identidad arquitectónica de la vanguardia noruega de la que se nutre Sverre Fehn. En sus años de juventud Fehn participa en los CIAM y forma parte de PAGON (Progresive Architects’ Group of Oslo, Norway) junto a Norberg Schulz, Jorn Utzon y el propio Korsmo en 1951, lo que posteriormente le permite trabajar en París junto a Jean Prouvé en 1954. Este hecho deja una huella palpable en toda su trayectoria caracterizada por una arquitectura fundamentada en la racionalidad constructiva, la industrialización de los materiales, la modulación de la forma y la economía de medios formales y compositivos. Sus proyectos se debaten entre el hecho arquitectónico entendido como elocuente lenguaje constructivo, el espacio concebido como memoria del lugar y el dibujo como reflejo de las vivencias que acompañan al arquitecto nómada en sus viajes, especialmente el que realiza a Marruecos en 1951, y clases impartidas en la AHO. La actitud de Sverre Fehn carece de veleidades, es rigurosa e intensa en lo formal, pero también es refinada en la interpretación poética y cultural que hace del entorno y, sobre todo, precisa respecto al arte constructivo que emana de cada idea y cada material. La distancia intelectual que une la creación humana y el lenguaje de la naturaleza, es la senda por la que discurren los pasos que da Sverre Fehn en su arquitectura guiado por LA FORMA NATURAL DE CONSTRUIR.

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2009 | Nuno Faleiro Rodrigues

Vanguarda e diferença: Gilles Deleuze e arte menor

Centre for Research in Modern European Philosophy, Middlesex Univeristy, Londres. Orientadores: Peter Osborne e Éric Alliez

Esta tese tem como objectivo reavaliar o alcance político da arte moderna sob o ponto de vista da condição histórica da pós-vanguarda. Assente num conceito afirmativo de diferença, toma a filosofia de Gilles Deleuze como o ponto de partida para repensar a relação entre arte moderna e política. A tese é composta de duas partes. A primeira realiza uma introdução crítica ao conceito de vanguarda tal como é conceptualizada pela teoria crítica; a segunda parte desenvolve um conceito de diferença artística que tenta superar, conceptual e historicamente, os impasses inerentes à problematização vanguardista da relação da arte com a vida. Essa posição crítica é elaborada através da introdução da noção de arte menor de Gilles Deleuze e Félix Guattari.

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2008 | Ana Lídia Virtudes

Transformações Urbanísticas Modernas Sobre o Espaço Histórico de Santarém

Universidade de Valladolid / Universidade da Beira Interior, 2008. Diretores: María Castrillo Rómon e Victor Cavaleiro

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2002 | Maria Helena Maia (bolseira PRODEP)

O Restauro arquitectónico em Portugal. Emergência e consolidação de uma noção

Universidade de Valladolid. Departamento de Teoria de la Arquitectura y Proyectos Arquitectonicos. Director: Julio Arrechea Miguel

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2001 | Fátima Sales (bolseira FCT/PRAXIS XXI)

Januário Godinho na arquitectura portuguesa ou a outra face da modernidade

Universidade de Valladolid. Departamento de Teoria de la Arquitectura y Proyectos Arquitectonicos. Director: Antón Capitel

A tese apresenta como objectivos principais: reler a História, fazer uma aproximação crítica ao Movimento Moderno, interpretar os traços e reavaliar a arquitectura de Januário Godinho. O pouco que se pronunciou sobre questões teóricas, não implica que não se deduza uma certa visão dos problemas conceptuais da arquitectura. Januário Godinho inicia toda uma postura crítica a um certo idealismo da arquitectura moderna que, na perspectiva desta tese, é o início de algo mais significativo e abrangente do que a sua obra. A tese começa por detectar a condição lacunar da historiografia do Movimento Moderno. Torna relevante o facto de que o critério das “gerações”, assim como, o dos “decénios” igualmente admitido entre nós, têm contribuído para continuar a convenção historiográfica. Propõe uma ponderação crítica das diversas personalidades. Traça uma trajectória pelos textos e interpretações produzidos até ao momento sobre Januário Godinho. Considera o arquitecto dentro do quadro ideológico e cultural dominante. Avalia posições e destaca o seu carácter único e pioneiro no que se refere às noções de envolvência e integração no contexto, colocando-o como a contribuição mais significativa à arquitectura contemporânea portuguesa.

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1998 | Pedro Vieira de Almeida (bolseiro FCG)

Os Concursos de Sagres. Representação 35. Condicionantes e consequências

Universidade de Valladolid. Departamento de Teoria de la Arquitectura y Proyectos Arquitectonicos. Director: Ramón Rodriguez Llera