PHD Thesis
| Alba Zarza Arribas
Architectural Passages. Housing in the State cinema of Spain and Portugal (1938-1975)
Universidade de Valladolid. Supervisor: Josefina Gonzalez Cubero. Co-supervisor: Maria Helena Maia
The documentary film produced by the dictatorships of the New States in Portugal (1933-1974) and Spain (1939-1975) recorded the main social and political events that took place during the central decades of the twentieth century, making their materials an indispensable source for the knowledge of the architecture built during this period. As a whole, the cinematographic images that disseminated the new built works offer a broad panorama of the construction policies undertaken by the authoritarian regimes in the Iberian Peninsula and expose their interests in the creation and dissemination of a certain image of architecture that has been transferred to the collective imagination of its spectators.
This Doctoral Thesis deals with the architectural contents of the Portuguese newsreels Jornal Português (1938-1951) and Imagens de Portugal (1953-1970) and the Spanish newsreels Noticiario Español (1938-1941) and NO-DO (Noticiarios y Documentales Cinematográficos, 1943-1981), in addition to the documentaries produced by the official bodies of both countries, all of that to shape the story that the cinematographic medium hatched about the architectures of power and, particularly, of national residential policies.
The first part of the work is devoted to the contextualisation of film production on the Peninsula, with its most direct antecedents, the quantification of the architectural contents that form the objective bases of the research. Together with the quantification, an approach is made to the reviews of foreign architecture in the Peninsula as well as the international scope of Spanish and Portuguese architecture, and of these in their own countries. The second part focuses on the cinematographic image that the official cinema offered of the new homes built, and the staging with which they were presented, in clear competition with other graphic media.
The conclusions of the research synthesise the characteristics and contributions obtained from the analysis of these film materials that have condensed historical time and geographical space by establishing a comparative framework between the two countries, providing an introspective and, at the same time, transnational vision of the architectural fulfilments.
PHD Thesis
2016 | Maria de Fátima Fernandes
The architecture in the construction of the landscape. Tools and principles of the projects of the international Douro (1953-1964) in its relationship with the School of Porto
ETSA - Universidad Politecnica de Madrid. Diretores: Joaquín Ibáñez Montoya, Francisco Arqués Soler. Orientadora na estadia de investigação no CEAA: Maria Helena Maia
PHD Thesis
2016 | Filipe Sousa Silva
Le Corbusier: vers un paysage: a Villa Meyer as paradigm
Universidade de Valladolid. Director: Dario Alvarez. Orientadora na estadia de investigação no CEAA: Maria Helena Maia
The thesis comes to analyze the influence of the idea of landscape in the architecture of Le Corbusier, having as case study the project of Villa Meyer. URL: http://uvadoc.uva.es/handle/10324/16873
PHD Thesis
2015 | Henrique Muga
O imaginário na obra cinematográfica de João César Monteiro
Universidade Fernando Pessoa, Porto. Doutorando em Ciências Sociais, especialidade Psicologia, linha de investigação Psicologia da Arte . Directora: Maria Antónia Jardim
Pretende-se analisar o imaginário, isto é, os símbolos e a sua dinâmica mitológica, na obra cinematográfica de João César Monteiro (1939-2003).
Espaço do trabalho do corpo, dos sentidos e da imaginação, sob a égide da função simbólica, o imaginário é um «lugar de entre saberes», um lugar de cruzamento de aproximações filosóficas, antropológicas, psicológicas, neurológicas, poéticas, espelho revelador da essência da vida mental. Se a arte em geral e o cinema em particular é um dos espaços onde a consciência simbólica atinge o nível mais elevado de funcionamento, a filmografia monteiriana, pela originalidade e qualidade, afigura-se como um «filão» precioso e objeto de uma já vasta mas infindável exploração.
Ancorado numa perspetiva da psicologia da arte, no espírito de uma epistemologia que concetualiza o saber como transdisciplinar, híbrido e autobiográfico, e adotando uma abordagem plurimetodológica, o nosso contributo passa por dois eixos principais: cruzar diferentes abordagens teóricas de leitura do imaginário monteiriano, com especial ênfase para a mitocrítica de Gilbert Durand e a arquetipologia de Carl Jung; identificar sincronicidades entre a mitologia monteiriana e outros mitos nacionais, refletindo sobre o sentir e o sentido da lusitaneidade neste virar de milénio.
PHD Thesis
2015 | Isabel Matias
Vilas Termais de Montanha. Desenvolvimento urbano e contexto na Arquitectura Moderna portuguesa, 1934-1974
Universidade de Valladolid. Director: Dario Alvarez. Orientadora na estadia de investigação no CEAA: Maria Helena Maia
A abordagem efectua-se na perspectiva da evolução verificada no termalismo desde finais do século XIX e durante parte do século XX, com incidência no Estado Novo (1933-1974), através da obrigatoriedade legal decretada durante o Estado Novo em elaborar instrumentos de planeamento e gestão territorial para as áreas urbanas existentes e para as áreas turísticas, nomeadamente para as estâncias termais e percepcionar o desenvolvimento urbano efectivo nas vilas termais estudadas. Desta forma, pretendemos investigar o desenvolvimento dos primeiros instrumentos de ordenamento do territorial em Portugal, tendo em consideração o desempenho dos profissionais que os realizaram e ainda a sua efectiva (ou não) concretização no território.
PHD Thesis
2015 | Nelson Araújo
Aesthetic Interceptions in Portuguese Cinema of 20th Century between the 60s and 80s
Universidade de Vigo, Faculdade de Belas Artes. Orientador: Carlos Melo Ferreira, co-orientador: José Chavete
In the 60s, a new way of making films is carried out: there has been a shift in aesthetic terms which will be consolidated in the following decades. My course passes by the question of the imagery form that characterizes the Portuguese cinema at that stage, where I will investigate the style character of the Portuguese cinema. To do this we will draw on various aspects of external features that model this cinema.
It is intended, therefore, to assess the existence of visual relationships in the various cinematographic works in the period we intend to study and respond to the initial question: Within the Portuguese cinematography diversity, exist aesthetic affinities that structure a cinematographic form?
PHD Thesis
2015 | Sérgio Leitão (bolseiro da FCT)
Definições situacionistas: conceitos operativos na prática artística contemporânea
Universidade de Vigo, Departamento de Pintura. Director: Alberto Samaniego
O projecto de investigação parte das Definições elaboradas em 1958 pela ‘Internacional Situacionista’ (1957-1972) para avaliar a sua influência no desenvolvimento da arte contemporânea. Estrutura-se em torno de dois conceitos situacionistas principais – détournement e dérive – para apresentar uma reflexão sobre a produção artística que consideramos partilhar essas premissas de intervenção e de experiência plástica e estética nos nossos dias.
PHD Thesis
2015 | Sónia Tourón (bolseira do governo espanhol)
La fotografía y el cuerpo del artista: acción/representación. Desde los años 60 hasta la actualidad
Universidade de Vigo, Departamento de Escultura. Directora: Yolanda Herranz. Orientadora na estadia de investigação no CEAA: Maria Helena Maia
PHD Thesis
2014 | Jorge Cunha Pimentel
Obra Pública de Rogério de Azevedo. Os Anos Do SPN/SNI e da DGEMN
Universidade de Valladolid. Directores: Pedro Vieira de Almeida/Maria Helena Maia e Ramón Rodriguez Llera
Esta tese visa estudar a obra pública realizada essencialmente para o SPN/SNI e para a DGEMN pelo gabinete do Arquitecto Rogério de Azevedo desde o final da década de vinte até ao início da década de quarenta, nomeadamente os programas das Escolas Primárias e das Pousadas Regionais e as intervenções em espaços e edifícios de interesse patrimonial. Através dessa obra pública procurar-se-á analisar o posicionamento e os contributos que o Gabinete teve para a forma como os arquitectos se relacionaram com o património arquitectónico nas suas múltiplas vertentes. Será também analisada a sua contribuição para as leituras e apropriações do Movimento Moderno e consequente evolução da arquitectura portuguesa nos anos de afirmação e consolidação do Estado Novo.
PHD Thesis
2013 | Alexandra Trevisan
As Influências Internacionais na Arquitectura Moderna no Porto (1926-1956)
Universidade de Valladolid. Departamento de Teoria de la Arquitectura y Proyectos Arquitectonicos. Director: Ramón Rodriguez Llera. Orientadora na estadia de investigação no CEAA: Maria Helena Maia
Trata-se neste projecto de detectar o modo como se traduziu a influência da arquitectura internacional, particularmente europeia, na arquitectura portuguesa num período político marcado pelo Estado Novo.
Assumindo a posição de que a arquitectura do Porto neste período se concretizou através de várias contribuições individuais e não através de grandes protagonistas, propomo-nos aferir o grau de envolvimento dos arquitectos com a Cidade, com o poder político e a existência de grupos independentes deste, que de algum modo tenham criado alternativas fundamentadas nas influências exteriores, como é o caso do Movimento Moderno e da sua repercussão no Grupo ODAM.
Tentaremos também demonstrar que pela via do diálogo com as Instituições, particularmente com a Câmara Municipal, a criação de obras modernas no Porto se fez de modo mais consentâneo.
PHD Thesis
2012 | Eduarda Neves
Sobre o auto-retrato. Fotografia e modos de subjectivação
UNED – Facultad de Filosofia. Departamento de Filosofia y Filosofia Social y Politica. Superviser: Simon Marchán Fiz
A figura de Narciso contemplando-se na superfície da água ou as noções de ego e pulsão, constituem referências habituais nas análises sobre o auto-retrato. No entanto, optamos na nossa investigação por explorar campos de reflexão não centrados em interpretações psicológica e psicanaliticamente orientadas. Considerando que, no domínio da arte contemporânea, a auto-representação encontra na imagem fotográfica um dos seus espaços de eleição, propomos sugerir outras hipóteses de leitura em torno de conceitos como os de realismo óptico e subjectividade, sujeito e simulacro, arquivo e diferença, capitalismo e identidade ou ainda de corpo improdutivo. Autores como Michel Foucault, Gilles Deleuze e Félix Guattari ou Peter Sloterdijk foram centrais na nossa investigação. De igual modo não podemos deixar de referir as sempre lúcidas e actuais críticas de Marx, Walter Benjamin e Pierre Bourdieu ao sistema capitalista. Na segunda parte, cada auto-retrato em análise se objectiva como paradigma visual de uma formulação conceptual desenvolvida na primeira parte. Assim, os auto-retratos de Thomas Ruff, Jeff Wall, Marcel Broodthaers, Martha Rosler y Jürgen Klauke, revelaram-se inesgotáveis fontes ruminantes. Estes artistas, verdadeiros atletas afectivos (como chamou Artaud ao actor) estarão sempre, como diria Foucault, onde nunca os esperamos.
PHD Thesis
2012 | Maria Covadonga Barreiro Rodríguez-Moldes (bolseira do governo espanhol)
Máquinas poéticas y artefactos. Mecánicas del movimiento en la creación artistica contemporánea (actitudes / utopias)
Universidade de Vigo, Departamento de Escultura. Directora: Yolanda Herranz. Orientadora na estadia de investigação no CEAA: Maria Helena Maia
La Tesis Doctoral se ocupa de las piezas artísticas objetuales dotadas de movimiento a partir una revisión de la aparición de elementos mecánicos en el arte, fundamentalmente desde el periodo de las vanguardias históricas y hasta nuestros días. En una época, la actual, dominada por la tecnología, la pantalla, lo digital y la virtualidad, esta investigación supone una mirada fascinada hacia lo mecánico y hacia artefactos, artilugios o máquinas precarias, así como una llamada de atención sobre la experiencia real y en directo de objetos y mecanismos ensimismados, regidos por un movimiento en muchos improductivo e inestable.
PHD Thesis
2011 | António Preto
Manoel de Oliveira : Cinéma et littérature
Université Paris-Diderot – Paris 7. Supervisor: Claude Murcia
Iniciado no tempo do cinema mudo e desenvolvendo-se até ao presente, o percurso criativo do realizador Manoel de Oliveira acompanhou as transformações mais importantes da história do cinema. A relação com a literatura é uma das dimensões mais particulares da sua obra, assim como um dos ângulos de estudo que melhor permite observar a originalidade das suas propostas, sem por em causa a heterogeneidade dos filmes realizados. A multiplicidade das interrogações estéticas e epistemológicas que orientam a apropriação oliveiriana dos objectos literários obriga a repensar a noção de adaptação e a reavaliar as fronteiras entre teatro e cinema, bem como entre documentário e ficção.
PHD Thesis
2011 | Ivan Rincón Borrego
Sverre Fehn: La forma natural de construir
Universidade de Valladolid. Departamento de Teoria de la Arquitectura y Proyectos Arquitectonicos. Directora: Josefina Gonzalez Cubero. Orientador na estadia de investigação no CEAA: Pedro Vieira de Almeida
Las raíces modernas de pioneros como Arne Korsmo y Knut Knutsen, sumadas al interés por la construcción vernacular conforman la identidad arquitectónica de la vanguardia noruega de la que se nutre Sverre Fehn. En sus años de juventud Fehn participa en los CIAM y forma parte de PAGON (Progresive Architects’ Group of Oslo, Norway) junto a Norberg Schulz, Jorn Utzon y el propio Korsmo en 1951, lo que posteriormente le permite trabajar en París junto a Jean Prouvé en 1954. Este hecho deja una huella palpable en toda su trayectoria caracterizada por una arquitectura fundamentada en la racionalidad constructiva, la industrialización de los materiales, la modulación de la forma y la economía de medios formales y compositivos.
Sus proyectos se debaten entre el hecho arquitectónico entendido como elocuente lenguaje constructivo, el espacio concebido como memoria del lugar y el dibujo como reflejo de las vivencias que acompañan al arquitecto nómada en sus viajes, especialmente el que realiza a Marruecos en 1951, y clases impartidas en la AHO.
La actitud de Sverre Fehn carece de veleidades, es rigurosa e intensa en lo formal, pero también es refinada en la interpretación poética y cultural que hace del entorno y, sobre todo, precisa respecto al arte constructivo que emana de cada idea y cada material.
La distancia intelectual que une la creación humana y el lenguaje de la naturaleza, es la senda por la que discurren los pasos que da Sverre Fehn en su arquitectura guiado por LA FORMA NATURAL DE CONSTRUIR.
PHD Thesis
2009 | Nuno Faleiro Rodrigues
Vanguarda e diferença: Gilles Deleuze e arte menor
Centre for Research in Modern European Philosophy, Middlesex Univeristy, Londres. Orientadores: Peter Osborne e Éric Alliez
Esta tese tem como objectivo reavaliar o alcance político da arte moderna sob o ponto de vista da condição histórica da pós-vanguarda. Assente num conceito afirmativo de diferença, toma a filosofia de Gilles Deleuze como o ponto de partida para repensar a relação entre arte moderna e política. A tese é composta de duas partes. A primeira realiza uma introdução crítica ao conceito de vanguarda tal como é conceptualizada pela teoria crítica; a segunda parte desenvolve um conceito de diferença artística que tenta superar, conceptual e historicamente, os impasses inerentes à problematização vanguardista da relação da arte com a vida. Essa posição crítica é elaborada através da introdução da noção de arte menor de Gilles Deleuze e Félix Guattari.
PHD Thesis
2008 | Ana Lídia Virtudes
Transformações Urbanísticas Modernas Sobre o Espaço Histórico de Santarém
Universidade de Valladolid / Universidade da Beira Interior, 2008. Diretores: María Castrillo Rómon e Victor Cavaleiro
PHD Thesis
2002 | Maria Helena Maia (bolseira PRODEP)
O Restauro arquitectónico em Portugal. Emergência e consolidação de uma noção
University of Valladolid. Director: Julio Arrechea Miguel
PHD Thesis
| Miguel Moreira Pinto (bolseiro FCT)
João Andresen 1920/1967
Universidade de Valladolid. Directores: Pedro Vieira de Almeida e José Jové
A investigação sobre a obra do arquitecto João Andresen desenvolve-se a partir do que o autor, em determinado momento, designou de “tempo português” – ideia-chave que Andresen nunca esclareceu emrigor e que admite interpretações circunstancialmente distintas em função do momento, das propostas e dos textos que têm no seu trajecto uma influência e impacto particulares: Espaço, Tempo e Arquitectura de Sigfried Giedion e A Cultura das Cidades de Lewis Mumford. Em função da noção de um “tempo português” abordam-se necessariamente conceitos como os de Espírito da Época, do Lugar, Novo Regionalismo e Regionalismo Crítico. A tese procura demonstrar como a expressão subentende diferentes formas de olhar a história e de encarar o progresso e de como essas diferentes perspectivas do tempo traduzem distintas práticas de projecto.
PHD Thesis
2001 | Fátima Sales (bolseira FCT/PRAXIS XXI)
Januário Godinho na arquitectura portuguesa ou a outra face da modernidade
University of Valladolid. Director: Antón Capitel
A tese apresenta como objectivos principais: reler a História, fazer uma aproximação crítica ao Movimento Moderno, interpretar os traços e reavaliar a arquitectura de Januário Godinho. O pouco que se pronunciou sobre questões teóricas, não implica que não se deduza uma certa visão dos problemas conceptuais da arquitectura. Januário Godinho inicia toda uma postura crítica a um certo idealismo da arquitectura moderna que, na perspectiva desta tese, é o início de algo mais significativo e abrangente do que a sua obra. A tese começa por detectar a condição lacunar da historiografia do Movimento Moderno. Torna relevante o facto de que o critério das “gerações”, assim como, o dos “decénios” igualmente admitido entre nós, têm contribuído para continuar a convenção historiográfica. Propõe uma ponderação crítica das diversas personalidades. Traça uma trajectória pelos textos e interpretações produzidos até ao momento sobre Januário Godinho. Considera o arquitecto dentro do quadro ideológico e cultural dominante. Avalia posições e destaca o seu carácter único e pioneiro no que se refere às noções de envolvência e integração no contexto, colocando-o como a contribuição mais significativa à arquitectura contemporânea portuguesa.
PHD Thesis
2020 | César Machado Moreira (bolseiro FCT)
Hidroelectrica do Cávado (1945/1964). Uma Ideia de paisagem na arquitectura de Januário Godinho
Universidade do Porto, Faculdade de Arquitectura. Orientador: André Tavares
Tendo como principal objectivo modernizar Portugal através da electrização, construíram-se, no início da segunda metade do século XX, diversas centrais hidroeléctricas em Portugal. Esta investigação pretende estudar um desses processos de aproveitamento dos recursos hídricos, a transformação da paisagem e através dele compreender o ideário projectado pelo Arquitecto Januário Godinho para esse território. Para explicar o modo pelo qual o arquitecto enfrentou a consideração do lugar nos projectos para a HICA, de como este afectou a concepção dos seus edifícios e de como incidiram esses edifícios no lugar em que se incorporaram, propomo-nos ler a oposição entre três ideais de paisagem que correspondem a três momentos da sua transformação: a paisagem praticada; a paisagem desejada; e a paisagem materializada.
PHD Thesis
1998 | Pedro Vieira de Almeida (bolseiro FCG)
Os Concursos de Sagres. Representação 35. Condicionantes e consequências
University of Valladolid. Supervisor: Ramón Rodriguez Llera
PHD Thesis
| Rui Lourosa
Catarse collective or the community in pyre, The Burial of the Rich Brother in the Village of Touro
Universidade Lusófona – doutoramento em Arte dos Media. Supervisor: José Gomes Pinto
Esta tese parte de um particular ritual de entrudo, com características funerárias que acontece no dia de carnaval na aldeia do Touro, Vila Nova de Paiva, Viseu. A prática, chamada de “enterro do rico irmão” pode ser entendida sumariamente como um ritual pagão de entrudo, que em jeito de catarse coletiva, culpa um boneco de palha em tamanho humano de todos os males da aldeia e depois o julga e o mata, seguido um ritual funerário numa encenação em que todos os elementos da comunidade participam. Será usada uma metodologia em que o trabalho de investigação de enquadramento teórico, análise fenomenológica, histórica e reflexão crítica do ritual mencionado será acompanhado de trabalho etnográfico. Em par, apontará à investigação e produção de obra artística, também com trabalho em colaboração com elementos da comunidade. Este processo, produção e investigação artística será também objeto de estudo teórico e crítico. Este trabalho permitirá não só uma compreensão mais profunda do ritual e dos rituais afins, mas também perceber as possibilidades do trabalho artístico em par com a investigação teórica e com a etnografia.
PHD Thesis
2018 | Luísa Costa Pinto
THEATER AS A MEAN OF SOCIAL REINSERTION OF RECLUSES